Vimos no Metrô/CPTM
Tarcísio diz que trem da Linha 17 já está se movimentando
Governo de São Paulo publica edital e define leilão das linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos
- Expansão até a Estação Palmeiras Barra-Funda e até a Estação César de Sousa
- 4 estações novas: Bom Retiro, Lajeado, César de Sousa e Penha
- 3 estações reconstruídas: Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes
- 3 estações ampliadas: Brás, Guaianases e Braz Cubas
- 11 estações reformadas: Palmeiras-Barra Funda, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana e Suzano
- Eliminação de todas as passagens em nível existentes na Linha 11-Coral e substituição por outros meios de transposição em desnível (passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores)
- Viagens a cada 3 minutos, entre Barra Funda e Suzano
- Viagens a 6 minutos, entre Suzano e Cezar de Souza
- A Linha 12 – Safira terá extensão entre a Estação Calmon Viana e a Estação Suzano, com cerca de 3 km de novos trilhos e nova integração com Linha 11. Também ganhará nova integração com a Linha 13 – Jade nas futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral.
- Extensão da Estação Calmon Viana até a Estação Suzano, com nova integração com a Linha 11
- 2 estações novas: Cangaíba e Gabriela Mistral, com integração com a Linha 13
- 1 estação reconstruída: Itaquaquecetuba
- 6 estações reformadas: USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano
- Viagens a cada 3,25 minutos até Itaquaquecetuba
- Viagens a cada 6,5 minutos até Suzano
- A Linha 13 – Jade também terá expansão em seus dois sentidos: no sentido Guarulhos, será estendida da Estação Aeroporto-Guarulhos até a região de Bonsucesso, com 4 novas estações e 10,4 km de novos trilhos. Já no sentido São Paulo, será estendida até a Estação Gabriela Mistral, com 2 novas estações e 5,2 km de extensão.
- Expansão até Bonsucesso, com 4 novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, em 10,4km de novos trechos.
- Expansão até Gabriela Mistral, com 2 novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, com 5,2 km de extensão.
- Novas integrações com a Linha 12 – Safira (Cangaíba e Gabriela Mistral) e Linha 2 – Verde do Metrô (Gabriela Mistral).
- 3 estações reformadas: Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP, Aeroporto-Guarulhos
- Viagens a cada 10 minutos
- O Serviço Expresso Aeroporto também terá melhorias, com a inclusão da Estação Gabriela Mistral e diminuição do intervalo entre os trens, com viagens a cada 60 min (vale) e 30 min (pico). O leilão do Lote Alto Tietê acontecerá no primeiro trimestre de 2025.
Vimos na Agência SP
Linha 11-Coral começará a operar em “testes” até Barra Funda em 15 de dezembro
Ramal da CPTM vai percorrer o trecho entre Luz e Barra Funda aos domingos entre 10h e 15h durante nove meses, antes da operação comercial
A espera acabou, ou melhor, parcialmente acabou: a CPTM dará início no dia 15 de dezembro às viagens da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda.
Não será, no entanto, uma operação comercial e sim “testes operacionais”, como explicou a empresa em nota.
Trata-se na prática de uma operação experimental apenas aos domingos e entre 10h e 15h, ou seja, quando o movimento no ramal é o menor da semana.
Segundo a companhia, os testes visam avaliar o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas.
“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explicou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.
Chegada à Barra Funda é necessária com fim do Serviço 710
Os testes operacionais devem se estender por nove meses, ou seja, até por volta de setembro de 2025, quando então a CPTM pode dar início à operação comercial em horário de pico.
O cenário mais provável, no entanto, é que os testes sejam ampliados à medida que a infraestrutura se mostre a apta a suportar a operação.
A chegada da Linha 11 à Barra Funda até o segundo semestre de 2025 é fundamental para substituir a Linha 7-Rubi nesse trajeto.
O ramal que hoje opera de Jundiaí à Rio Grande da Serra juntamente com a Linha 10-Turquesa no Serviço 710, só irá até Barra Funda assim que a concessionária TIC Trens assumir sua operação, o que deve ocorrer em novembro do ano que vem.
Quando isso ocorrer, os passageiros que precisarem seguir viagem, trocarão de trens em Barra Funda e muitos usarão a Linha 11 para chegar à região central.
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TIC Trens deve optar por composições de pavimento único no Trem Intercidades
A TIC Trens S.A, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, planeja utilizar trens compostos por 10 carros de pavimento único. A informação foi confirmada por Guilherme Martins, CEO da TIC Trens, durante uma entrevista para o podcast da Revista Ferroviária.
A TIC Trens terá a responsabilidade de introduzir 15 novos trens de passageiros, operando a uma velocidade máxima de 140 km/h entre São Paulo e Campinas. As composições contarão com espaços dedicados para a guarda de malas e bicicletas, além de carros-bar e restaurante que servirão alimentos ao longo da viagem, estimada em aproximadamente uma hora.
Inicialmente, o Governo de São Paulo havia proposto o uso de trens de dois andares (double-decker), mas a decisão de optar por trens de pavimento único foi motivada pela necessidade de adequar projetos de túneis e vias para condições de operação diferenciadas.
Frota de Trens
A TIC Trens S.A receberá 30 trens da série 9500 como parte do contrato de concessão da Linha 7-Rubi. Além disso, a operadora deverá encomendar mais sete trens de oito carros para a operação do Trem Intermetropolitano. Esses novos trens deverão ser semelhantes aos da Série 9500, mas com melhorias tecnológicas.
Confira a entrevista completa abaixo:
Vimos no Mobilidade Sampa
Audiências para concessão do Metrô deverão ocorrer até o final de 2024, aponta documento
Apresentação disponibilizada por ocasião da concessão das linhas 11, 12 e 13 revela o cronograma do governo pra a concessão das linhas do Metrô. Projeto segue em estudo pela gestão Tarcísio
O governo Tarcísio de Freitas poderá apresentar ainda em 2024 os planos para a concessão das linhas operadas pelo Metrô de São Paulo. O modelo deverá prever ampliação da rede e a operação de linhas antigas.
As informações constam da apresentação São Paulo Urban Mobility Program que está dentro do dataroom oficial da concessão das linhas 11, 12 e 13.
A apresentação, que pode-se considerar uma propaganda da carteira de projetos do governo, mostra parte dos planos para o Metrô.
A apresentação reforça a proposta de expansão de trechos novos (greenfield) com destaque para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A primeira está com os projetos básicos em vias de conclusão, sendo a mais cotada como primeira a entrar em eventual certame.
Também são citados projetos de linhas já em operação (brownfield) com destaque para as linhas 2-Verde e 15-Prata, esta última que teve desistência de concessão por parte do Grupo CCR. Não constam informações sobre as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 16-Violeta.
O projeto cita um investimento da ordem de US$ 12 bilhões, 42 novas estações e 61 quilômetros de novas vias. A apresentação ainda destaca a possibilidade de gestão mais eficiente, redução de custos operacionais e exploração de novos modelos de negócio.
Consultas públicas ainda em 2024
O cronograma preliminar indica que as primeiras consultas públicas devem ser realizadas até o final de 2024. Em 2025 o edital deve ser lançado para que no segundo semestre de 2025 seja realizado o leilão.
O projeto de concessão das linhas do Metrô de São Paulo deverá ser mais complexo que o que ocorre nas linhas de trem metropolitano. Não só pela infraestrutura metroviária mas também pelos expressivos números envolvidos na operação e manutenção de trechos existentes, mas na construção de linhas novas com concepção, muitas vezes, inovadora.
Interlocutores do governo indicam que o processo de concessão deverá ser fracionado por etapas. Cada pacote de linhas está em diferentes estágios de projeto, mas o favorito é a entrada da Linha 1-Azul (a maior e mais antiga do sistema) juntamente com a Linha 20-Rosa (a maior do plano de expansão e com altíssimo potencial imobiliário).
Vimos no Metrô/CPTM
ViaMobilidade devolve dois trens da Série 7500 para a CPTM
Ao todo foram emprestadas oito composições desta frota que devem ser revisadas antes de retornarem as linhas da estatal
A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou a devolução de duas composições da Série 7500 para a CPTM.
Imagens registradas pelo canal Diego Metroferroviário mostram que dois trens estacionados próximos ao pátio Roosevelt, sendo eles as composições R508 e R516.
Para que os trens sejam devolvidos a ViaMobilidade é preciso concluir a revisão de nível F nas composições, que envolve atividades de alta complexidade realizadas a cada 1,2 milhão de quilômetros rodados.Conforme mais trens da Série 8900 vão chegando e entrando em operação a concessionária tem a possibilidade de se dedicar exclusivamente para o reparo das composições emprestadas.
Ao todo foram cedidas 8 composições da Série 7500 em caráter de empréstimo. A previsão é de que a ViaMobilidade devolva todas as composições restantes até o começo de 2025.
Vimos no Metrô/CPTM
Acabou o sofrimento? 25 trens novos já estão em operação nas linhas 8 e 9
Concessionária já opera com mais de dois terços da encomenda da Série 8900 e acaba de receber a 30ª unidade recentemente
A ViaMobilidade já conta com mais de dois terços da sua frota de trens novos operando nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, 30 composições já chegaram no pátio da empresa em Osasco.
Segundo comunicado emitido pela concessionária, 25 composições da Série 8900 já estão em circulação. Isso representa pouco mais que dois terços de toda a frota adquirida.
A compra dos 36 novos trens junto à Alstom é um dos principais investimentos previstos no contrato de concessão que tem duração de 30 anos. A vida útil dos trens é de aproximadamente 40 anos.
Com a chegada de mais trens, a ViaMobilidade deverá proceder com a devolução de mais trens da CPTM, que foram cedidos em caráter de empréstimo para a concessionária.
Repercussões
A compra de 36 novos trens impacta também a operação na CPTM, que está realizando a desativação de composições mais antigas na sua frota.
O processo poderá aumentar de forma significativa nos próximos meses. A Série 2000, primeira frota de trens novos da empresa, já está sendo imobilizada e baixada, sendo alocada no pátio de Manoel Feio para posterior corte.
Vimos no Metrô/CPTM
Greve de ônibus em São Paulo é suspensa
Greve de motoristas de ônibus em São Paulo: Sindicato confirma paralisação nesta quarta; Justiça determina 100% da frota em horário de pico
A liminar foi concedida pelo desembargador-relator Davi Furtado Meirelles que também definiu o mínimo de 50% do efetivo nos demais períodos, caso seja decidido pela paralisação a partir da 0h desta quarta (3).
Reivindicação
Os motoristas e cobradores de ônibus reivindicam um reajuste de 3,69% pela inflação (IPCA), além de mais 5% de ganho.
O sindicato afirmou que poderá ocorrer uma nova negociação, caso uma contraproposta positiva seja enviada pelo sindicato patronal.
Em nota, a Justiça afirmou que o Município de São Paulo e a SPTrans vêm negociando com os motoristas e cobradores itens como reajuste salarial, jornada de trabalho, vale-refeição, participação nos lucros e resultados, seguro de vida, entre outros.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo apresentou nesta terça-feira (2) uma proposta de reajuste salarial de 3,60% aos empregados do setor, que foi rejeitada.
Segundo a associação, este índice está “acima do INPC do período, mais eventual variação salarial definida pela FIPE, no salariômetro”.
Vídeo: Conheça o design dos trens da Linha 6-Laranja
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Trens novos da ViaMobilidade começam a operar na Linha 8-Diamante
Ao menos cinco composições atenderam os passageiros na última semana.
A ViaMobilidade começou na última semana a operar com trens novos da Série 8900 no atendimento dos passageiros na Linha 8-Diamante.
Imagens registradas por Italo Silva e publicadas em seu canal no Youtube, mostram parte dessa operação.
Ao menos cinco trens da nova frota, o A07, A10, A13, A17 e A18, circularam no ramal que liga a cidade de São Paulo a Itapevi.
Os trens mais novos fazem parte do lote de 36 unidades compradas pela concessionária em cumprimento a determinações presentes no contrato de concessão.
A ViaMobilidade não se manifestou ou forneceu detalhes sobre a operação dos novos trens na linha.
Vimos no Diário dos Trilhos
Governador assina contrato para expansão de metrô até Taboão da Serra
Com investimento de R$ 3,4 bilhões, projeto prevê Linha 4-Amarela com mais 3,3 km e 2 novas estações, levando o serviço para além da capital
O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira (10) o termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de metrô, em Taboão da Serra. O município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.
“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”, afirmou Tarcísio.
A cerimônia de assinatura também contou com a presença do secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, além de deputados, prefeitos, vereadores e diretores do Grupo CCR, controlador da concessionária ViaQuatro.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. A previsão é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.
O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4-Amarela será de 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã da capital.
Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.
Estudo de viabilidade
A concessionária será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão da linha, reduzindo o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras. A análise contempla projeto executivo completo e estudos de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas.
Na semana passada, o Governo de São Paulo firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades das gestões no projeto. O município deu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o Estado será responsável por conduzir projetos, execução de obras e licenças do empreendimento.
Vimos no Governo de São Paulo
Governo de São Paulo vai privatizar linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Vimos no MSN
Trabalhadores suspendem greve de ônibus marcada para amanhã em São Paulo
Vimos no UOL