Tarcísio diz que trem da Linha 17 já está se movimentando

Em balanço do ano, governador de São Paulo revelou novidades na mobilidade sobre trilhos no estado. Confira

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um balanço da sua gestão nesta quarta-feira, 18, e abordou a mobilidade urbana sobre trilhos.

Entre os anúncios, ele revelou que o trem da Linha 17-Ouro, da BYD, já estaria realizando testes dinâmicos, ou seja, se movimentando dentro do pátio Água Espraiada.

Tarcísio também prevê realizar os leilões das Linha 16-Violeta e do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba no ano que vem.

Veja a seguir os principais pontos abordados por ele:

Linha 17-Ouro

Segundo o governador, a BYD já está movimentando o trem N01, que chegou a São Paulo em setembro, mas por enquanto longe das vias operacionais, o que deve ocorrer em 2025. Ainda neste mês desembarcará em Santos o N02, segunda de 14 composições de monotrilho que estão sendo fabricadas na China.


Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

Extensões das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

As obras da esperada extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra tiveram um pequeno atraso. Segundo Tarcísio, elas terão início em 2025, assim como no prolongamento da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

Até então, o governo esperava dar início às atividades das estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra neste mês. Recentemente, a Cetesb concedeu a Licença Ambiental Prévia do trecho, mas ainda é preciso outra licença, de instalação, para que os canteiros possam ser montados.

Linha 16-Violeta

No momento em processo de estudos técnicos, a Linha 16-Violeta irá a leilão em 2025, prometeu o governador. O prazo parece otimista já que as informações levantadas pela iniciativa privada deverão ser entregues por volta de março à Secretaria de Parcerias em Investimentos. Daí em diante é preciso elaborar a modelagem do contrato e realizar consultas e audiências públicas e sondagens com o mercado, entre outras atividades. Ou seja, um tempo curto.


Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba)

O segundo trem regional de São Paulo deve ter o edital publicado no ano que vem. Ao contrário do TIC Eixo Norte, a ferrovia que ligará a capital a Sorocaba não inclui a Linha 8-Diamante, já concedida e por isso terá de prever uma forma de compartilhamento das vias no trecho central.

Linha 6-Laranja

O otimismo do governador também se fez presente na Linha 6-Laranja, que está a cargo da concessionária Linha Uni. Segundo ele, o Tatuzão Sul deve chegar a São Joaquim em março e então iniciar as escavações da extensão até a futura estação Parque da Mooca/São Carlos. O novo trecho deve ser alvo de um aditivo para ser viabilizado juntamente com a extensão ao norte.

Linha 19-Celeste

Anunciada pelo Metrô, a licitação da Linha 19 entre Guarulhos e São Paulo foi lembrada por Tarcísio, que pretende contratar as empresas em 2025.

Linha 20-Rosa

Sem trazer detalhes, o gestor estadual afirmou que o governo irá contratar o projeto da Linha 20-Rosa. Diferentemente da Linha 19, o ramal entre o ABC Paulista e a região da Lapa deverá ser uma concessão à iniciativa privada.

Linha 2-Verde

O governador repetiu o que já havia dito: que a tuneladora Cora Coralina concluirá a primeira etapa de escavação em 2025 e será levada para a Penha para iniciar a segunda fase de escavação. Ele, no entanto, disse que a partida deverá ser rápida para abrir caminho para a chegada de um novo tatuzão que escavará o trecho até Guarulhos.

Vimos no Metrô/CPTM

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole