O canal parceiro do site, iTechdrones, voltou a gravar imagens das obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, tocadas pela CPTM, que será repassada para a ViaMobilidade no início da operação.
Início este que nem as autoridades sabem dizer mais precisamente quando será visto que diversos prazos prometidos não foram cumpridos.
Desde 2022, a estação vem sendo prometida para ser entregue no semestre vigente e, quando o prazo se esgota, a CPTM empurra a possível data para o semestre seguinte.
O acesso a oeste que evolui lentamente (iTechdrones)
Questionada pelo site se o prazo de entrega se mantém para até o fim deste ano, a CPTM informou que “as obras estruturais da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda foram concluídas. Neste momento, estão em curso os ajustes técnicos e operacionais necessários a operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)“.
Ou seja, em nota enviada, já não há mais comprometimento com datas.
ViaMobilidade teria condições de operar hoje o trecho?
Vale lembrar que a CPTM abriu a estação Mendes-Vila Natal em condições até mais precárias do que se encontra Varginha. A falta de pressa, por outro lado, poderia em tese envolver outro aspecto, uma possível incapacidade da ViaMobilidade ter condições de atender a região no momento.
Um dos pontos seria a necessidade de uma frota de trens maior. A concessionária acaba de receber o 36º trem novo da Alstom, mas que levará alguns meses para entrar em serviço.
Outro aspecto a ser considerado é a infraestrutura de energia da Linha 9, que está sendo ampliada para dar conta de uma maior demanda, mas não se sabe se já seria possível expandir esse fornecimento.
Ou seja, trata-se de uma hipótese a ser pensada para o constante atraso na abertura do local, que deve atrair 50 mil usuários por dia.
Obras em passo lento
No vídeo do canal é possível notar que a parte principal da obra está concluída, restando apenas a finalização de um acesso que havia sido deixado de lado por vários anos.
O terminal de ônibus começa a ganhar algumas estruturas (iTechdrones)
Há algumas estruturas levantadas e a base da passarela que a ligará à Avenida Paulo Guilguer Reimberg, mas o trabalho parece que levará alguns meses para ser concluído.
A área de manobras e estacionamento de trens, ao sul da estação, está quase pronta, por sua vez. Há trilhos e boa parte da estrutura de alimentação aérea.
Já o futuro terminal de ônibus anexo a estação, cuja obras são tocadas pela Prefeitura de São Paulo, se notam as primeiras construções aparecendo. Essa obra, entretanto, não impede que a estação seja inaugurada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário