Ramal da CPTM vai percorrer o trecho entre Luz e Barra Funda aos domingos entre 10h e 15h durante nove meses, antes da operação comercial
A espera acabou, ou melhor, parcialmente acabou: a CPTM dará início no dia 15 de dezembro às viagens da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda.
Não será, no entanto, uma operação comercial e sim “testes operacionais”, como explicou a empresa em nota.
Trata-se na prática de uma operação experimental apenas aos domingos e entre 10h e 15h, ou seja, quando o movimento no ramal é o menor da semana.
Segundo a companhia, os testes visam avaliar o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas.
“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explicou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.
Chegada à Barra Funda é necessária com fim do Serviço 710
Os testes operacionais devem se estender por nove meses, ou seja, até por volta de setembro de 2025, quando então a CPTM pode dar início à operação comercial em horário de pico.
O cenário mais provável, no entanto, é que os testes sejam ampliados à medida que a infraestrutura se mostre a apta a suportar a operação.
A chegada da Linha 11 à Barra Funda até o segundo semestre de 2025 é fundamental para substituir a Linha 7-Rubi nesse trajeto.
O ramal que hoje opera de Jundiaí à Rio Grande da Serra juntamente com a Linha 10-Turquesa no Serviço 710, só irá até Barra Funda assim que a concessionária TIC Trens assumir sua operação, o que deve ocorrer em novembro do ano que vem.
Quando isso ocorrer, os passageiros que precisarem seguir viagem, trocarão de trens em Barra Funda e muitos usarão a Linha 11 para chegar à região central.
Vimos no Metrô/CPTM
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