Vimos no Metrô/CPTM
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Tarcísio diz que trem da Linha 17 já está se movimentando
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Governo de São Paulo publica edital e define leilão das linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos
- Expansão até a Estação Palmeiras Barra-Funda e até a Estação César de Sousa
- 4 estações novas: Bom Retiro, Lajeado, César de Sousa e Penha
- 3 estações reconstruídas: Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes
- 3 estações ampliadas: Brás, Guaianases e Braz Cubas
- 11 estações reformadas: Palmeiras-Barra Funda, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana e Suzano
- Eliminação de todas as passagens em nível existentes na Linha 11-Coral e substituição por outros meios de transposição em desnível (passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores)
- Viagens a cada 3 minutos, entre Barra Funda e Suzano
- Viagens a 6 minutos, entre Suzano e Cezar de Souza
- A Linha 12 – Safira terá extensão entre a Estação Calmon Viana e a Estação Suzano, com cerca de 3 km de novos trilhos e nova integração com Linha 11. Também ganhará nova integração com a Linha 13 – Jade nas futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral.
- Extensão da Estação Calmon Viana até a Estação Suzano, com nova integração com a Linha 11
- 2 estações novas: Cangaíba e Gabriela Mistral, com integração com a Linha 13
- 1 estação reconstruída: Itaquaquecetuba
- 6 estações reformadas: USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano
- Viagens a cada 3,25 minutos até Itaquaquecetuba
- Viagens a cada 6,5 minutos até Suzano
- A Linha 13 – Jade também terá expansão em seus dois sentidos: no sentido Guarulhos, será estendida da Estação Aeroporto-Guarulhos até a região de Bonsucesso, com 4 novas estações e 10,4 km de novos trilhos. Já no sentido São Paulo, será estendida até a Estação Gabriela Mistral, com 2 novas estações e 5,2 km de extensão.
- Expansão até Bonsucesso, com 4 novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, em 10,4km de novos trechos.
- Expansão até Gabriela Mistral, com 2 novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, com 5,2 km de extensão.
- Novas integrações com a Linha 12 – Safira (Cangaíba e Gabriela Mistral) e Linha 2 – Verde do Metrô (Gabriela Mistral).
- 3 estações reformadas: Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP, Aeroporto-Guarulhos
- Viagens a cada 10 minutos
- O Serviço Expresso Aeroporto também terá melhorias, com a inclusão da Estação Gabriela Mistral e diminuição do intervalo entre os trens, com viagens a cada 60 min (vale) e 30 min (pico). O leilão do Lote Alto Tietê acontecerá no primeiro trimestre de 2025.
Vimos na Agência SP
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Linha 11-Coral começará a operar em “testes” até Barra Funda em 15 de dezembro
Ramal da CPTM vai percorrer o trecho entre Luz e Barra Funda aos domingos entre 10h e 15h durante nove meses, antes da operação comercial
A espera acabou, ou melhor, parcialmente acabou: a CPTM dará início no dia 15 de dezembro às viagens da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda.
Não será, no entanto, uma operação comercial e sim “testes operacionais”, como explicou a empresa em nota.
Trata-se na prática de uma operação experimental apenas aos domingos e entre 10h e 15h, ou seja, quando o movimento no ramal é o menor da semana.
Segundo a companhia, os testes visam avaliar o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas.
“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explicou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.
Chegada à Barra Funda é necessária com fim do Serviço 710
Os testes operacionais devem se estender por nove meses, ou seja, até por volta de setembro de 2025, quando então a CPTM pode dar início à operação comercial em horário de pico.
O cenário mais provável, no entanto, é que os testes sejam ampliados à medida que a infraestrutura se mostre a apta a suportar a operação.
A chegada da Linha 11 à Barra Funda até o segundo semestre de 2025 é fundamental para substituir a Linha 7-Rubi nesse trajeto.
O ramal que hoje opera de Jundiaí à Rio Grande da Serra juntamente com a Linha 10-Turquesa no Serviço 710, só irá até Barra Funda assim que a concessionária TIC Trens assumir sua operação, o que deve ocorrer em novembro do ano que vem.
Quando isso ocorrer, os passageiros que precisarem seguir viagem, trocarão de trens em Barra Funda e muitos usarão a Linha 11 para chegar à região central.
Vimos no Metrô/CPTM