quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Tarcísio diz que trem da Linha 17 já está se movimentando

Em balanço do ano, governador de São Paulo revelou novidades na mobilidade sobre trilhos no estado. Confira

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um balanço da sua gestão nesta quarta-feira, 18, e abordou a mobilidade urbana sobre trilhos.

Entre os anúncios, ele revelou que o trem da Linha 17-Ouro, da BYD, já estaria realizando testes dinâmicos, ou seja, se movimentando dentro do pátio Água Espraiada.

Tarcísio também prevê realizar os leilões das Linha 16-Violeta e do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba no ano que vem.

Veja a seguir os principais pontos abordados por ele:

Linha 17-Ouro

Segundo o governador, a BYD já está movimentando o trem N01, que chegou a São Paulo em setembro, mas por enquanto longe das vias operacionais, o que deve ocorrer em 2025. Ainda neste mês desembarcará em Santos o N02, segunda de 14 composições de monotrilho que estão sendo fabricadas na China.


Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

Extensões das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

As obras da esperada extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra tiveram um pequeno atraso. Segundo Tarcísio, elas terão início em 2025, assim como no prolongamento da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

Até então, o governo esperava dar início às atividades das estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra neste mês. Recentemente, a Cetesb concedeu a Licença Ambiental Prévia do trecho, mas ainda é preciso outra licença, de instalação, para que os canteiros possam ser montados.

Linha 16-Violeta

No momento em processo de estudos técnicos, a Linha 16-Violeta irá a leilão em 2025, prometeu o governador. O prazo parece otimista já que as informações levantadas pela iniciativa privada deverão ser entregues por volta de março à Secretaria de Parcerias em Investimentos. Daí em diante é preciso elaborar a modelagem do contrato e realizar consultas e audiências públicas e sondagens com o mercado, entre outras atividades. Ou seja, um tempo curto.


Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba)

O segundo trem regional de São Paulo deve ter o edital publicado no ano que vem. Ao contrário do TIC Eixo Norte, a ferrovia que ligará a capital a Sorocaba não inclui a Linha 8-Diamante, já concedida e por isso terá de prever uma forma de compartilhamento das vias no trecho central.

Linha 6-Laranja

O otimismo do governador também se fez presente na Linha 6-Laranja, que está a cargo da concessionária Linha Uni. Segundo ele, o Tatuzão Sul deve chegar a São Joaquim em março e então iniciar as escavações da extensão até a futura estação Parque da Mooca/São Carlos. O novo trecho deve ser alvo de um aditivo para ser viabilizado juntamente com a extensão ao norte.

Linha 19-Celeste

Anunciada pelo Metrô, a licitação da Linha 19 entre Guarulhos e São Paulo foi lembrada por Tarcísio, que pretende contratar as empresas em 2025.

Linha 20-Rosa

Sem trazer detalhes, o gestor estadual afirmou que o governo irá contratar o projeto da Linha 20-Rosa. Diferentemente da Linha 19, o ramal entre o ABC Paulista e a região da Lapa deverá ser uma concessão à iniciativa privada.

Linha 2-Verde

O governador repetiu o que já havia dito: que a tuneladora Cora Coralina concluirá a primeira etapa de escavação em 2025 e será levada para a Penha para iniciar a segunda fase de escavação. Ele, no entanto, disse que a partida deverá ser rápida para abrir caminho para a chegada de um novo tatuzão que escavará o trecho até Guarulhos.

Vimos no Metrô/CPTM

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Governo de São Paulo publica edital e define leilão das linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos

Edital foi publicado nesta terça-feira (3) no Diário Oficial do Estado. Investimento previsto é de R$ 13,9 bilhões

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI), publicou nesta terça-feira (3) o edital de parceria público-privada (PPP) do projeto de mobilidade urbana Lote Alto Tietê, que inclui as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do serviço do Expresso Aeroporto. A concessão irá beneficiar 4,6 milhões de habitantes da zona leste de São Paulo, além de Guarulhos, Ferraz de Vasconcellos, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. O leilão está marcado para 2025.

A concessão das linhas faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões no prazo de 25 anos. O projeto prevê a construção de dez novas estações para atender a população, sendo oito pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral), além da reconstrução e ampliação de outras sete e a reforma das demais estações existentes.


Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Com a concessão, haverá a ampliação de 22,6 km nas três linhas; recuperação e modernização da rede aérea, da via permanente e do sistema de sinalização; e a aquisição de novos equipamentos e reformas necessárias para operação dos trens. A demanda estimada em 2050, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.

Expansões nas linhas e investimentos bilionários

A Linha 11 – Coral terá expansões em seus dois sentidos: no Centro da cidade de São Paulo, será estendida da Estação da Luz até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, em Mogi das Cruzes, será prolongada em mais quatro quilômetros, da Estação Estudantes até a Estação César de Sousa.

Investimentos Totais: R$ 5,4 bilhões

  • Expansão até a Estação Palmeiras Barra-Funda e até a Estação César de Sousa
  • 4 estações novas: Bom Retiro, Lajeado, César de Sousa e Penha
  • 3 estações reconstruídas: Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes
  • 3 estações ampliadas: Brás, Guaianases e Braz Cubas
  • 11 estações reformadas: Palmeiras-Barra Funda, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana e Suzano
  • Eliminação de todas as passagens em nível existentes na Linha 11-Coral e substituição por outros meios de transposição em desnível (passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores)
  • Viagens a cada 3 minutos, entre Barra Funda e Suzano
  • Viagens a 6 minutos, entre Suzano e Cezar de Souza
  • A Linha 12 – Safira terá extensão entre a Estação Calmon Viana e a Estação Suzano, com cerca de 3 km de novos trilhos e nova integração com Linha 11. Também ganhará nova integração com a Linha 13 – Jade nas futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral.

Investimentos totais: R$ 3,2 bilhões

  • Extensão da Estação Calmon Viana até a Estação Suzano, com nova integração com a Linha 11
  • 2 estações novas: Cangaíba e Gabriela Mistral, com integração com a Linha 13
  • 1 estação reconstruída: Itaquaquecetuba
  • 6 estações reformadas: USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano
  • Viagens a cada 3,25 minutos até Itaquaquecetuba
  • Viagens a cada 6,5 minutos até Suzano
  • A Linha 13 – Jade também terá expansão em seus dois sentidos: no sentido Guarulhos, será estendida da Estação Aeroporto-Guarulhos até a região de Bonsucesso, com 4 novas estações e 10,4 km de novos trilhos. Já no sentido São Paulo, será estendida até a Estação Gabriela Mistral, com 2 novas estações e 5,2 km de extensão.

Investimentos totais Linha 13 – Jade e Serviço Expresso Aeroporto: R$ 3,3 bilhões

  • Expansão até Bonsucesso, com 4 novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, em 10,4km de novos trechos.
  • Expansão até Gabriela Mistral, com 2 novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, com 5,2 km de extensão.
  • Novas integrações com a Linha 12 – Safira (Cangaíba e Gabriela Mistral) e Linha 2 – Verde do Metrô (Gabriela Mistral).
  • 3 estações reformadas: Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP, Aeroporto-Guarulhos
  • Viagens a cada 10 minutos
  • O Serviço Expresso Aeroporto também terá melhorias, com a inclusão da Estação Gabriela Mistral e diminuição do intervalo entre os trens, com viagens a cada 60 min (vale) e 30 min (pico). O leilão do Lote Alto Tietê acontecerá no primeiro trimestre de 2025.

“O novo contrato de concessão tem uma série de inovações e melhorias regulatórias. No projeto, estamos prevendo um programa de investimentos iniciais, uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida para possibilitar uma melhor transição entre CPTM e o novo operador, além de estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos. O leilão está marcado para o dia 28 de março de 2025, na sede da B3, em São Paulo”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI).

Participação popular

Entre os meses de junho e julho, a Secretaria de Parcerias em Investimentos realizou a consulta e as audiências públicas para receber sugestões da população a respeito do projeto. Ao todo, foram cerca de 1,2 mil contribuições recebidas. Os questionamentos foram respondidos e as sugestões pertinentes foram incorporadas aos documentos referentes à licitação.

PPI-SP

O projeto de concessão do Lote Alto Tietê faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP) que tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. Ao todo, são 25 projetos qualificados e uma carteira que soma mais de R$ 500 bilhões.

Vimos na Agência SP

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Linha 11-Coral começará a operar em “testes” até Barra Funda em 15 de dezembro

Ramal da CPTM vai percorrer o trecho entre Luz e Barra Funda aos domingos entre 10h e 15h durante nove meses, antes da operação comercial

A espera acabou, ou melhor, parcialmente acabou: a CPTM dará início no dia 15 de dezembro às viagens da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda.

Não será, no entanto, uma operação comercial e sim “testes operacionais”, como explicou a empresa em nota.

Trata-se na prática de uma operação experimental apenas aos domingos e entre 10h e 15h, ou seja, quando o movimento no ramal é o menor da semana.

Segundo a companhia, os testes visam avaliar o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas.

“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explicou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.

Chegada à Barra Funda é necessária com fim do Serviço 710

Os testes operacionais devem se estender por nove meses, ou seja, até por volta de setembro de 2025, quando então a CPTM pode dar início à operação comercial em horário de pico.

O cenário mais provável, no entanto, é que os testes sejam ampliados à medida que a infraestrutura se mostre a apta a suportar a operação.

A chegada da Linha 11 à Barra Funda até o segundo semestre de 2025 é fundamental para substituir a Linha 7-Rubi nesse trajeto.

O ramal que hoje opera de Jundiaí à Rio Grande da Serra juntamente com a Linha 10-Turquesa no Serviço 710, só irá até Barra Funda assim que a concessionária TIC Trens assumir sua operação, o que deve ocorrer em novembro do ano que vem.

Quando isso ocorrer, os passageiros que precisarem seguir viagem, trocarão de trens em Barra Funda e muitos usarão a Linha 11 para chegar à região central.

Vimos no Metrô/CPTM

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Novo vídeo mostra as intermináveis obras da estação Varginha da Linha 9-Esmeralda


O canal parceiro do site, iTechdrones, voltou a gravar imagens das obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, tocadas pela CPTM, que será repassada para a ViaMobilidade no início da operação.

Início este que nem as autoridades sabem dizer mais precisamente quando será visto que diversos prazos prometidos não foram cumpridos.

Desde 2022, a estação vem sendo prometida para ser entregue no semestre vigente e, quando o prazo se esgota, a CPTM empurra a possível data para o semestre seguinte.

O acesso a oeste que evolui lentamente (iTechdrones)

Questionada pelo site se o prazo de entrega se mantém para até o fim deste ano, a CPTM informou que “as obras estruturais da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda foram concluídas. Neste momento, estão em curso os ajustes técnicos e operacionais necessários a operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)“.

Ou seja, em nota enviada, já não há mais comprometimento com datas.

ViaMobilidade teria condições de operar hoje o trecho?

Vale lembrar que a CPTM abriu a estação Mendes-Vila Natal em condições até mais precárias do que se encontra Varginha. A falta de pressa, por outro lado, poderia em tese envolver outro aspecto, uma possível incapacidade da ViaMobilidade ter condições de atender a região no momento.


Um dos pontos seria a necessidade de uma frota de trens maior. A concessionária acaba de receber o 36º trem novo da Alstom, mas que levará alguns meses para entrar em serviço.

Outro aspecto a ser considerado é a infraestrutura de energia da Linha 9, que está sendo ampliada para dar conta de uma maior demanda, mas não se sabe se já seria possível expandir esse fornecimento.

Ou seja, trata-se de uma hipótese a ser pensada para o constante atraso na abertura do local, que deve atrair 50 mil usuários por dia.

Obras em passo lento

No vídeo do canal é possível notar que a parte principal da obra está concluída, restando apenas a finalização de um acesso que havia sido deixado de lado por vários anos.

O terminal de ônibus começa a ganhar algumas estruturas (iTechdrones)

Há algumas estruturas levantadas e a base da passarela que a ligará à Avenida Paulo Guilguer Reimberg, mas o trabalho parece que levará alguns meses para ser concluído.

A área de manobras e estacionamento de trens, ao sul da estação, está quase pronta, por sua vez. Há trilhos e boa parte da estrutura de alimentação aérea.

Já o futuro terminal de ônibus anexo a estação, cuja obras são tocadas pela Prefeitura de São Paulo, se notam as primeiras construções aparecendo. Essa obra, entretanto, não impede que a estação seja inaugurada.

Vimos no Metrô/CPTM