sexta-feira, 30 de agosto de 2024
ViaMobilidade abre processo seletivo com 70 vagas para trabalhar nos trens de São Paulo
sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Governo confirma que Linha 10-Turquesa ficará com os trens mais velhos da CPTM
Vimos no Metrô/CPTM
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
TIC Trens deve optar por composições de pavimento único no Trem Intercidades
A TIC Trens S.A, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, planeja utilizar trens compostos por 10 carros de pavimento único. A informação foi confirmada por Guilherme Martins, CEO da TIC Trens, durante uma entrevista para o podcast da Revista Ferroviária.
A TIC Trens terá a responsabilidade de introduzir 15 novos trens de passageiros, operando a uma velocidade máxima de 140 km/h entre São Paulo e Campinas. As composições contarão com espaços dedicados para a guarda de malas e bicicletas, além de carros-bar e restaurante que servirão alimentos ao longo da viagem, estimada em aproximadamente uma hora.
Inicialmente, o Governo de São Paulo havia proposto o uso de trens de dois andares (double-decker), mas a decisão de optar por trens de pavimento único foi motivada pela necessidade de adequar projetos de túneis e vias para condições de operação diferenciadas.
Frota de Trens
A TIC Trens S.A receberá 30 trens da série 9500 como parte do contrato de concessão da Linha 7-Rubi. Além disso, a operadora deverá encomendar mais sete trens de oito carros para a operação do Trem Intermetropolitano. Esses novos trens deverão ser semelhantes aos da Série 9500, mas com melhorias tecnológicas.
Confira a entrevista completa abaixo:
Vimos no Mobilidade Sampa
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
Audiências para concessão do Metrô deverão ocorrer até o final de 2024, aponta documento
Apresentação disponibilizada por ocasião da concessão das linhas 11, 12 e 13 revela o cronograma do governo pra a concessão das linhas do Metrô. Projeto segue em estudo pela gestão Tarcísio
O governo Tarcísio de Freitas poderá apresentar ainda em 2024 os planos para a concessão das linhas operadas pelo Metrô de São Paulo. O modelo deverá prever ampliação da rede e a operação de linhas antigas.
As informações constam da apresentação São Paulo Urban Mobility Program que está dentro do dataroom oficial da concessão das linhas 11, 12 e 13.
A apresentação, que pode-se considerar uma propaganda da carteira de projetos do governo, mostra parte dos planos para o Metrô.
A apresentação reforça a proposta de expansão de trechos novos (greenfield) com destaque para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A primeira está com os projetos básicos em vias de conclusão, sendo a mais cotada como primeira a entrar em eventual certame.
Também são citados projetos de linhas já em operação (brownfield) com destaque para as linhas 2-Verde e 15-Prata, esta última que teve desistência de concessão por parte do Grupo CCR. Não constam informações sobre as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 16-Violeta.
O projeto cita um investimento da ordem de US$ 12 bilhões, 42 novas estações e 61 quilômetros de novas vias. A apresentação ainda destaca a possibilidade de gestão mais eficiente, redução de custos operacionais e exploração de novos modelos de negócio.
Consultas públicas ainda em 2024
O cronograma preliminar indica que as primeiras consultas públicas devem ser realizadas até o final de 2024. Em 2025 o edital deve ser lançado para que no segundo semestre de 2025 seja realizado o leilão.
O projeto de concessão das linhas do Metrô de São Paulo deverá ser mais complexo que o que ocorre nas linhas de trem metropolitano. Não só pela infraestrutura metroviária mas também pelos expressivos números envolvidos na operação e manutenção de trechos existentes, mas na construção de linhas novas com concepção, muitas vezes, inovadora.
Interlocutores do governo indicam que o processo de concessão deverá ser fracionado por etapas. Cada pacote de linhas está em diferentes estágios de projeto, mas o favorito é a entrada da Linha 1-Azul (a maior e mais antiga do sistema) juntamente com a Linha 20-Rosa (a maior do plano de expansão e com altíssimo potencial imobiliário).
Vimos no Metrô/CPTM
segunda-feira, 5 de agosto de 2024
ViaMobilidade devolve dois trens da Série 7500 para a CPTM
Ao todo foram emprestadas oito composições desta frota que devem ser revisadas antes de retornarem as linhas da estatal
A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou a devolução de duas composições da Série 7500 para a CPTM.
Imagens registradas pelo canal Diego Metroferroviário mostram que dois trens estacionados próximos ao pátio Roosevelt, sendo eles as composições R508 e R516.
Para que os trens sejam devolvidos a ViaMobilidade é preciso concluir a revisão de nível F nas composições, que envolve atividades de alta complexidade realizadas a cada 1,2 milhão de quilômetros rodados.Conforme mais trens da Série 8900 vão chegando e entrando em operação a concessionária tem a possibilidade de se dedicar exclusivamente para o reparo das composições emprestadas.
Ao todo foram cedidas 8 composições da Série 7500 em caráter de empréstimo. A previsão é de que a ViaMobilidade devolva todas as composições restantes até o começo de 2025.
Vimos no Metrô/CPTM