ViaMobilidade abre processo seletivo com 70 vagas para trabalhar nos trens de São Paulo

A ViaMobilidade oferece vagas para trabalhar nas linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. Veja todos os detalhes!

Boa notícia para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, está com 70 vagas de emprego abertas. As inscrições para o novo processo seletivo da ViaMobilidade já estão abertas!

Os postos de trabalho disponíveis no processo seletivo da ViaMobilidade são para as funções de Agente de Atendimento e Segurança (AAS), Auxiliar administrativo de operações, oficial de manutenção, operador de trem e técnico de atendimento e manutenção. Entre elas, há 18 espaços destinados a pessoas com deficiência.

"A inclusão é essencial para que as pessoas com deficiência tenham vidas dignas e sejam reconhecidas verdadeiramente pelas suas capacidades. Ficamos felizes em colaborar para um ambiente mais diverso capaz de agregar com visões de quem realmente conhece e vive a realidade de uma grande parcela dos brasileiros", explica André Costa, Diretor da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.


Além dos postos de início imediato, a empresa disponibiliza 80 vagas de reserva para a posição de Agente de Atendimento e Segurança (AAS). Nesse caso, o candidato aprovado no processo seletivo da ViaMobilidade é chamado para o trabalho assim que novas vagas forem disponibilizadas.

Os funcionários da ViaMobilidade possuem, além da remuneração salarial, benefícios como assistência médica-hospitalar; assistência odontológica; seguro de vida; vale-refeição ou alimentação; previdência privada; licença estendida: maternidade 180 dias e paternidade 20 dias; auxílio-creche; participação nos lucros e resultados, entre outros.

Dentre as atividades do Agente de Atendimento e Segurança (AAS), estão as atribuições de realizar atendimento aos clientes nas áreas das estações, fornecendo informações e orientações sobre nossos serviços prestados; organizar e controlar fluxos de acessos dos clientes; preservar a segurança patrimonial e integridade física dos clientes e colaboradores; e monitorar e emitir avisos ao público.

Como se inscrever no processo seletivo da ViaMobilidade?

Os candidatos interessados no processo seletivo da ViaMobilidade podem se inscrever neste link: https://grupoccr.gupy.io. Vale ressaltar que a ViaMobilidade é concessionária responsável pelas linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.

Vimos no JC Concursos

Share:

Governo confirma que Linha 10-Turquesa ficará com os trens mais velhos da CPTM

Em entrevista, chefe da pasta de Parcerias em Investimentos, afirmou que composições mais novas serão repassadas para a futura concessionária das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

Durante a entrevista ao Pod nos Trilhos, da Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, confirmou que o governo do estado pretende repassar os trens mais novos da CPTM à futura concessionária que assumir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Segundo Benini, o plano é que a operadora privada possa utilizar essas composições por mais tempo antes que seja preciso estudar uma possível aquisição de material rodante novo. Seriam ao todo 103 trens.

Nesse cenário, sobraram para a Linha 10-Turquesa os trens mais antigos hoje em operação na CPTM. A informação já havia sido revelada pelos primeiros documentos da audiência pública, realizada em junho.


O secretário justificou a estratégica ao afirmar que não faria sentido segurar os trens mais novos com a CPTM já que a Linha 10 também será leiloada dentro de um pacote que inclui a futura Linha 14-Ônix.

“Antes na 8 e 9, eu joguei para 11, 12 e 13, agora eu não tenho mais para onde ‘jogar'”, disse.

Benini espera que a concessionária possa estender o uso desses trens que por projeto podem rodar por 40 anos. Mas, caso seja preciso uma renovação, o contrato prevê o investimento contingente, em que o estado e o parceiro privado discutem em comum acordo realizar a compra de mais unidades.

A CPTM tem atualmente 181 composições, sendo que 78 delas estão nas linhas 11, 12 e 13. Outra parte está sendo devolvida pela ViaMobilidade até o começo de 2025.

Destes, os trens mais novos são os oito Série 2500 fabricados na China e que rodam na Linha 13-Jade, seguido pelos 35 trens da Série 8500, fornecidos pela CAF.

Há ainda a numerosa frota da Série 8000, também da CAF, que são operados por meio de uma PPP com a empresa CTrens, e nove Série 9000, produzidos pela Alstom, e alguns Série 7000 e 7500.

As composições mais antigas ainda em uso são alguns Série 2000 e 2070, mas elas deverão ser retiradas de serviço num futuro breve.

Sobre a Linha 10, Benini ainda disse que a concessão do ramal deverá incluir a compra de trens novos.

Vimos no Metrô/CPTM

Share:

TIC Trens deve optar por composições de pavimento único no Trem Intercidades

A TIC Trens S.A, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, planeja utilizar trens compostos por 10 carros de pavimento único. A informação foi confirmada por Guilherme Martins, CEO da TIC Trens, durante uma entrevista para o podcast da Revista Ferroviária.

A TIC Trens terá a responsabilidade de introduzir 15 novos trens de passageiros, operando a uma velocidade máxima de 140 km/h entre São Paulo e Campinas. As composições contarão com espaços dedicados para a guarda de malas e bicicletas, além de carros-bar e restaurante que servirão alimentos ao longo da viagem, estimada em aproximadamente uma hora.

Inicialmente, o Governo de São Paulo havia proposto o uso de trens de dois andares (double-decker), mas a decisão de optar por trens de pavimento único foi motivada pela necessidade de adequar projetos de túneis e vias para condições de operação diferenciadas.

Frota de Trens

A TIC Trens S.A receberá 30 trens da série 9500 como parte do contrato de concessão da Linha 7-Rubi. Além disso, a operadora deverá encomendar mais sete trens de oito carros para a operação do Trem Intermetropolitano. Esses novos trens deverão ser semelhantes aos da Série 9500, mas com melhorias tecnológicas.

Confira a entrevista completa abaixo:


Vimos no Mobilidade Sampa

Share:

Audiências para concessão do Metrô deverão ocorrer até o final de 2024, aponta documento

Apresentação disponibilizada por ocasião da concessão das linhas 11, 12 e 13 revela o cronograma do governo pra a concessão das linhas do Metrô. Projeto segue em estudo pela gestão Tarcísio

O governo Tarcísio de Freitas poderá apresentar ainda em 2024 os planos para a concessão das linhas operadas pelo Metrô de São Paulo. O modelo deverá prever ampliação da rede e a operação de linhas antigas.

As informações constam da apresentação São Paulo Urban Mobility Program que está dentro do dataroom oficial da concessão das linhas 11, 12 e 13.

A apresentação, que pode-se considerar uma propaganda da carteira de projetos do governo, mostra parte dos planos para o Metrô.

A apresentação reforça a proposta de expansão de trechos novos (greenfield) com destaque para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A primeira está com os projetos básicos em vias de conclusão, sendo a mais cotada como primeira a entrar em eventual certame.

Também são citados projetos de linhas já em operação (brownfield) com destaque para as linhas 2-Verde e 15-Prata, esta última que teve desistência de concessão por parte do Grupo CCR. Não constam informações sobre as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 16-Violeta.

O projeto cita um investimento da ordem de US$ 12 bilhões, 42 novas estações e 61 quilômetros de novas vias. A apresentação ainda destaca a possibilidade de gestão mais eficiente, redução de custos operacionais e exploração de novos modelos de negócio.

Consultas públicas ainda em 2024

O cronograma preliminar indica que as primeiras consultas públicas devem ser realizadas até o final de 2024. Em 2025 o edital deve ser lançado para que no segundo semestre de 2025 seja realizado o leilão.

O projeto de concessão das linhas do Metrô de São Paulo deverá ser mais complexo que o que ocorre nas linhas de trem metropolitano. Não só pela infraestrutura metroviária mas também pelos expressivos números envolvidos na operação e manutenção de trechos existentes, mas na construção de linhas novas com concepção, muitas vezes, inovadora.

Interlocutores do governo indicam que o processo de concessão deverá ser fracionado por etapas. Cada pacote de linhas está em diferentes estágios de projeto, mas o favorito é a entrada da Linha 1-Azul (a maior e mais antiga do sistema) juntamente com a Linha 20-Rosa (a maior do plano de expansão e com altíssimo potencial imobiliário).

Vimos no Metrô/CPTM

Share:

ViaMobilidade devolve dois trens da Série 7500 para a CPTM

Ao todo foram emprestadas oito composições desta frota que devem ser revisadas antes de retornarem as linhas da estatal

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou a devolução de duas composições da Série 7500 para a CPTM.

Imagens registradas pelo canal Diego Metroferroviário mostram que dois trens estacionados próximos ao pátio Roosevelt, sendo eles as composições R508 e R516.


Para que os trens sejam devolvidos a ViaMobilidade é preciso concluir a revisão de nível F nas composições, que envolve atividades de alta complexidade realizadas a cada 1,2 milhão de quilômetros rodados.

Conforme mais trens da Série 8900 vão chegando e entrando em operação a concessionária tem a possibilidade de se dedicar exclusivamente para o reparo das composições emprestadas.

Ao todo foram cedidas 8 composições da Série 7500 em caráter de empréstimo. A previsão é de que a ViaMobilidade devolva todas as composições restantes até o começo de 2025.

Vimos no Metrô/CPTM

Share:

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole