Em nota, a SPTrans informou que identificou na última sexta-feira (30) um erro de sintaxe em seu sistema que enviou aos validadores uma lista de cartões a serem cancelados; passageiros relataram dificuldades para conseguirem transportes.
Cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único foram bloqueados na Grande SP após um erro no sistema da SPTrans enviar para os validadores uma lista de cartões para serem bloqueados.
O erro foi identificado na última sexta-feira (30) e continua nesta segunda-feira (3). Ao Bom Dia São Paulo, passageiros relataram dificuldades para conseguirem transportes e também sobre a fila que precisam enfrentar em postos de atendimentos.
"Descobri no sábado (1) voltando do trabalho. O motorista me deixou passar no primeiro ônibus e no segundo deixaram eu passar, mas com cara feia. O meu bilhete estava carregado e o dinheiro que eu tinha estava no bilhete. Hoje liguei para minha patroa e expliquei que vinha no atendimento", informou Ivonete ao Bom Dia São Paulo nesta segunda-feira (3).
"Também descobri no sábado (1) que o meu cartão estava bloqueado e atendente me falou que tinha que retornar na segunda depois de esperar três horas. Fiquei sem bilhete e sem condução. No 156 falam que o atendimento na Santa Amaro é 24 horas, mas é das 6h até 22h", afirmou outra passageira.
Passageiros esperando por atendimento após cartão do Bilhete Único ser bloqueado — Foto: Reprodução/TV Globo
Isabela Muniz, superintendente de Atendimento da SPTrans, afirmou à TV Globo que equipes técnicas da empresa identificaram a falha em 40 mil cartões, que passaram a apresentar a mensagem "cartão bloqueado".
Segundo ela, os usuários que tiveram os cartões afetados e tentaram usá-los a partir das 17h de sexta-feira (30) e no final de semana devem se dirigir ao posto de atendimento da SPTrans.
"Todos esses cartões que estão relacionados especificamente à falha que aconteceu nesse final de semana estão isentos da tarifa no sistema", diz a representante.
Ainda conforme a representante, a pessoa deve apresentar um documento com foto para emitir a 2ª via do Bilhete Único sem cobrança e restituir o saldo.
Além disso, para os passageiros que os cartões apresentarem a mensagem de bloqueio no validador, A SPTrans diz que está orientando todas as concessionárias de transporte a liberar o desembarque pela porta dianteira.
"Importante ressaltar que os todos os créditos dos passageiros serão restituídos em seus novos cartões. Além disso, os passageiros que comparecerem aos postos de atendimento estão recebendo um atestado de comparecimento", diz a nota da SPTran.
A empresa também esclarece que não foi identificada qualquer relação entre o erro apresentado e a recarga embarcada a possibilidade de fraude ou vazamento de dados.
Vimos no G1
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