Após quatro meses de testes, primeiro trem novo da Série 8900 começa a atender passageiros

Composição fabricada pela Alstom é parte de uma encomenda de 36 unidades, mas apenas uma delas foi entregue. Trem prestará serviço nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, entregou nesta quinta-feira (08) a primeira composição da Série 8900 (Alfa) para a operação comercial.

Este é o primeiro de 36 composições que foram adquiridas pela ViaMobilidade da empresa francesa Alstom. A estreia do trem ocorreu na estação João Dias da Linha 9-Esmeralda.

A composição, construída sob a base da série 9000 da CPTM, possui uma série de incrementos como mapas dinâmicos e sistema de sinalização de bordo ATO, que ainda deverá entrar em operação.


Apesar da entrega do primeiro trem, o restante das composições está sofrendo com graves atrasos. A Alstom alega que a cadeia produtiva de equipamentos, afetada pela pandemia e guerra entre Ucrânia e Rússia, afetou o cronograma.

Tal abalo gerou, de forma constatada, o atraso na devolução de composições para a CPTM, o que resulta em multa de R$ 500 mil para a concessionária. Entretanto, por meio de convênio com a estatal, alguns trens continuarão à disposição da ViaMobilidade.

A concessionária agora precisa cobrar da fabricante o envio, com maior celeridade possível, das demais composições, sob risco de ter suas penalidade aumentadas em R$ 1 milhão por mês.

Oito novos trens em 2023

Em entrevista coletiva durante a cerimônia de início de operação do novo trem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reconheceu problemas com a Alstom e disse que o governo irá buscar saber por que as composições não foram entregues.

Apesar disso, Tarcísio voltou a prometer mais unidades da Série 8900 em 2023. Segundo ele, onze trens serão entregues em 2023, oito dos quais entrarão em operação até o final do ano.

O governador, que assumiu em janeiro, voltou a defender a concessão para a ViaMobilidade, alegando que as falhas estão diminuindo e que o estado não tem recursos para bancar os investimentos.

Ainda de acordo com ele, a concessionária irá instalar 30 km de trilhos novos e 15 mil dormentes nos dois ramais. Além disso, dos 60 pontos críticos verificados nas linhas, 20 já foram resolvidos e os demais serão sanados até agosto.

Vimos no Metrô/CPTM

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