Falha interrompe circulação de trens em trecho da Linha 9 - Esmeralda e fecha quatro estações

 

Segundo a ViaMobilidade, trens não circulam entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Jurubatuba devido à falha no sistema de energia. Usuários ficaram revoltados com nova manhã de problemas e depredaram um ônibus da operação Paese.

Usuários do transporte sobre trilhos enfrentam uma nova manhã de caos na Linha 9 - Esmeralda.

Segundo a ViaMobilidade, por conta de uma falha no sistema de energia, desde as 6h19, os trens não circulam entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Jurubatuba.

Quatro estações foram fechadas:

  • Mendes-Vila Natal
  • Grajaú
  • Primavera-Interlagos
  • Jurubatuba

Técnicos atuam para identificar a causa e restabelecer o sistema o quanto antes. 40 ônibus da operação Paese foram acionados, sendo 15 na estação Jurubatuba e 25 na Mendes.


Entretanto, por conta da demora do deslocamento, até as 7h30 apenas um veículo tinha chegado na estação Jurubatuba.

Em entrevista ao Bom Dia SP, o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, lamentou o ocorrido, pediu desculpas à população, e disse que o problema ocorreu na na subestação da Cidade Dutra.

"Ele se deu por volta de 6h30, é uma subestação que alimenta os trens nessa região, não tenho maiores informações ainda sobre o problema elétrico na própria subestação. Nossos técnicos estão já presentes, atuando para a identificação".

À deriva

Francisca esperava ônibus por mais de 30 minutos por volta de 8h na estação Jurubatuba.

“A gente fica de um lado para o outro. ‘Vai vir [ônibus], vai vir, manda a gente ficar numa fila e manda as pessoas que não estão na fila passar na frente da gente. É um absurdo! É uma falta de consideração com a gente. A gente paga, não anda de graça. A gente trabalha, tem família, quer chegar em casa e não dá? Se não tem condução avisa, põe anúncio cedo”, reclamou a mulher, que trabalha em hospital e precisará pegar dois ônibus para chegar em casa.

A situação gerou revolta nos usuários. Um ônibus do Paese foi depredado na estação Autódromo.

Falhas recorrentes

Desde que a Via Mobilidade assumiu a linha 9 - Esmeralda, em 27 de Janeiro de 2022, foram 109 problemas. A maior parte deles, 64, ocorreu de manhã. À tarde, foram 23 falhas e, à noite, 19.

Das 109 falhas na Esmeralda, 44 ocorreram entre as estações Socorro e Bruno Covas - Mendes / Vila Natal, ou seja, 40% do total.

Atraso em obras

Responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, a ViaMobilidade é alvo de investigações por conta das inúmeras falhas no sistema.

Esta semana, um porta-voz da empresa prestou esclarecimentos em Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do estado (Alesp).

Segundo apurado pela TV Globo, a concessionária não entregou 14 das 17 obras que estavam previstas em contrato com o governo de São Paulo de concessão das linhas.

A ViaMobilidade informou à TV Globo que as obras que deveriam estar prontas em janeiro de 2023 serão finalizadas no segundo semestre de 2024.

Proposta de investimento

Em abril, a pedido do governador de São Paulo, o Ministério Público decidiu dar uma nova chance para a ViaMobilidade melhorar a qualidade do serviço prestado.

O órgão determinou que a empresa privada apresentasse um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas.

ViaMobilidade enviou aos promotores uma proposta prevê R$ 87 milhões de investimento em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, gerenciadas e operadas por ela.

Investigação MP

O MP investiga a sequência de falhas na operação desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu linhas de trem.

Em relatório, o MP sugeriu a troca de trilhos e aparelhos de mudança de via desgastados ou danificados e conclui que a concessionária deve acelerar as ações de melhorias nas linhas, além de antecipar a proficiência dos funcionários e obter o auto de vistoria dos bombeiros.

Share:

Quatro linhas de metrô e trens funcionarão 24 horas nos dias do The Town

Operação será ininterrupta nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda; festival "primo" do Rock in Rio acontece em setembro

Parte das linhas de metrô e de trens funcionará durante 24 horas para atender ao público que irá curtir o The Town, evento que é organizado pelos mesmos criadores do Rock In Rio, e que está previsto para o próximo mês de setembro, no Autódromo de Interlagos.

A medida engloba linhas operadas pelo Grupo CCR. Serão duas de metrô: a 4-Amarela e a 5-Lilás; e outras duas de trens: a 8-Diamante e 9-Esmeralda. As demais linhas operadas pelo Metrô e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não irão operar. 

Trem vip

Segundo os organizadores do The Town, além do serviço regular, as linhas de trens terão um serviço especial expresso e semi-expresso. Tratam-se de trens exclusivos, com ida e volta para estações específicas em horários pré-determinados, com embarque separado dos serviços regulares e tempo de viagem reduzido.


Para poder usar essa espécie de “trem vip”, será necessário comprar um bilhete especial nos canais que ainda serão divulgados nas redes sociais da  ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Não foi divulgado se o valor será superior ou não aos atuais 4,40 de tarifa.

Vimos na Veja SP

Share:

Greve dos ônibus em São Paulo: Sindicato confirmou a greve? Veja as últimas notícias e quando será a paralisação

Motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista planejam greve de ônibus.

Uma possível greve dos ônibus em São Paulo foi anunciada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo - Sindmotoristas - na segunda-feira (19), para a próxima segunda (26).

Conforme a diretoria do Sindmotoristas, haverá uma assembleia-geral na quinta-feira (22), para avaliar o adiantamento da Campanha Salarial 2023.

Dependendo do que for discutido entre os sindicalistas, pode ser anunciada a paralisação da categoria.

“Chega! Vamos chamar os trabalhadores para assembleia, tirar um plano de luta e fazer a paralisação dia 26”, declarou Cristiano Porangaba (Crizinho), presidente do sindicato.

ASSEMBLEIA GERAL PARA GREVE DE ÔNIBUS

Em comunicado, o Sindmotoristas afirmou que a assembleia será na quinta-feira (22), às 16h, na sede do sindicato.



“Diante da falta de um posicionamento tanto do setor patronal quanto da Prefeitura que, aliás, se prontificou a mediar uma solução para o impasse na negociação salarial, o movimento dos condutores vai buscar na luta a valorização dos seus direitos trabalhistas.”, disseram trabalhadores sobre o motivo da reunião e possível paralisação.

GREVE DO METRÔ SÃO PAULO

No dia 12 de junho, os metroviários de São Paulo também tiveram uma assembleia para definir uma possível paralisação no metrô.

Os funcionários reivindicaram o aumento do índice de reajuste para os salários, reajuste de VR e VA e a destinação de recursos financeiros para o plano de saúde.

Vimos no UOL

Share:

Transporte público: vereadores de São Paulo propõem lei do passe livre para população de baixa renda

A proposta apresentada visa beneficiar desempregados e inscritos no programa do Cadastro Único

Um novo projeto de lei (PL) que libera o passe livre no transporte coletivo público da cidade de São Paulo foi protocolado na última quinta-feira (15). A proposta, dos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, visa beneficiar pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e desempregados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O primeiro artigo do projeto revela o nome do plano e as intenções da concessão:

“A presente lei autoriza o Poder Executivo instituir o programa de Vale Transporte Social para a população de baixa renda e aos desempregados, com o objetivo de assegurar o transporte público coletivo gratuito no município de São Paulo”.

Como funcionaria?

De acordo com as informações apresentadas, a oferta gratuita mensal seria realizada por meio do fornecimento de créditos de passagens. Segundo o texto, os beneficiários do programa deverão comprovar que residem na capital paulista. Dessa forma, poderão receber por mês, pelo menos, o valor de 44 viagens.



Paulo Frange, presidente da subcomissão da Tarifa Zero na Câmara dos Vereadores, disse, na última semana, que a cidade de São Paulo tem a capacidade de realizar a implementação. De acordo com ele, o financiamento não seria feito com aumento ou criação de taxas. Além disso, afirmou que a intenção é fazer a aplicação do passe livre de forma gradual, a começar pela população de baixa renda.

O PL desta quinta (15) teve a participação dos nove integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara: Jair Tatto (PT), Isac Félix (PL), Atílio Francisco (Republicanos), Cris Monteiro (Novo), Sidney Cruz (Solidariedade), Paulo Frange (PTB), Rinaldi Digilio (União Brasil), Roberto Tripoli (PV) e Rute Costa (PSDB).

Vimos na TV Cultura

Share:

Governo de São Paulo anuncia ampliação de duas linhas da CPTM

Linhas 13-Jade, via serviço Expresso Aeroporto, e 11-Coral serão ampliadas até a Estação Palmeiras-Barra Funda.

Duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão ampliadas para facilitar o trajeto entre a Zona Oeste de São Paulo e a cidade de Guarulhos:

  • 11 - Coral
  • 13-Jade

A Coral tem 16 estações e, com a ampliação, ela terá uma parada na Estação Palmeiras- Barra Funda. Segundo a CPTM, a alteração será concluída no segundo semestre de 2024.

Já a Linha 13-Jade, inaugurada em 2018, é a primeira projetada, construída e operada pela CPTM que liga as proximidades do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, onde se conecta à Linha 12-Safira. Ela também possui o serviço expresso até a Estação da Luz.



Com a ampliação, a partir do segundo semestre deste ano, será possível chegar até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz.

A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Luz e dar aos passageiros uma alternativa de chegada às estações Luz e Brás, após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada.

Vimos no G1

Share:

Após quatro meses de testes, primeiro trem novo da Série 8900 começa a atender passageiros

Composição fabricada pela Alstom é parte de uma encomenda de 36 unidades, mas apenas uma delas foi entregue. Trem prestará serviço nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, entregou nesta quinta-feira (08) a primeira composição da Série 8900 (Alfa) para a operação comercial.

Este é o primeiro de 36 composições que foram adquiridas pela ViaMobilidade da empresa francesa Alstom. A estreia do trem ocorreu na estação João Dias da Linha 9-Esmeralda.

A composição, construída sob a base da série 9000 da CPTM, possui uma série de incrementos como mapas dinâmicos e sistema de sinalização de bordo ATO, que ainda deverá entrar em operação.


Apesar da entrega do primeiro trem, o restante das composições está sofrendo com graves atrasos. A Alstom alega que a cadeia produtiva de equipamentos, afetada pela pandemia e guerra entre Ucrânia e Rússia, afetou o cronograma.

Tal abalo gerou, de forma constatada, o atraso na devolução de composições para a CPTM, o que resulta em multa de R$ 500 mil para a concessionária. Entretanto, por meio de convênio com a estatal, alguns trens continuarão à disposição da ViaMobilidade.

A concessionária agora precisa cobrar da fabricante o envio, com maior celeridade possível, das demais composições, sob risco de ter suas penalidade aumentadas em R$ 1 milhão por mês.

Oito novos trens em 2023

Em entrevista coletiva durante a cerimônia de início de operação do novo trem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reconheceu problemas com a Alstom e disse que o governo irá buscar saber por que as composições não foram entregues.

Apesar disso, Tarcísio voltou a prometer mais unidades da Série 8900 em 2023. Segundo ele, onze trens serão entregues em 2023, oito dos quais entrarão em operação até o final do ano.

O governador, que assumiu em janeiro, voltou a defender a concessão para a ViaMobilidade, alegando que as falhas estão diminuindo e que o estado não tem recursos para bancar os investimentos.

Ainda de acordo com ele, a concessionária irá instalar 30 km de trilhos novos e 15 mil dormentes nos dois ramais. Além disso, dos 60 pontos críticos verificados nas linhas, 20 já foram resolvidos e os demais serão sanados até agosto.

Vimos no Metrô/CPTM

Share:

Linha 6-Laranja será aberta parcialmente em 2026, diz governo

Em discurso durante chegada do tatuzão sul à estação SESC-Pompeia, governador Tarcísio de Freitas assumiu atraso no projeto

Em seu discurso no canteiro de obras da estação SESC-Pompéia nesta quarta-feira (31), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) trouxe boas notícias como a extensão de 5 km e seis estações da Linha 6-Laranja. Mas o mandatário também admitiu que o ramal em construção deverá abrir apenas em 2026 e parcialmente.

“Em 2026 vamos ter parte dessa linha operando, transportando pessoas“, disse Tarcísio pouco antes de confirmar a extensão do ramal, que hoje possui 15,3 km em construção.

Inicialmente, a meta da Acciona, que constroi a linha, era abrir as estações no final de 2025, mas no comunicado enviado nesta quarta-feira, a empresa e a concessionária LinhaUni não citam um prazo para conclusão.

A opção por abrir parcialmente a Linha 6-Laranja existe em contrato. Basta para isso que o trecho esteja conectado ao restante da malha metroferroviária. Essa hipótese envolve abrir uma extensão que inclua a estação Água Branca, onde haverá conexão com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

Estação ÁGua Branca: ponto de conexão comas linhas 7-Rubi e 8-Diamante (iTechdrones)

Ao mesmo tempo será preciso que os túneis sejam abertos até o futuro pátio Morro Grande, onde os trens fornecidos da Alstom serão mantidos e local também do CCO da Linha 6.

A nova previsão do governo pode ter sido influenciada por dois fatores, o atraso nas escavações dos dois tatuzões, por conta do alagamento ocorrido em fevereiro de 2022, e as descobertas arqueológicas no subsolo de onde será construída a estação 14 Bis. Além disso, há um poço de ventilação, o VSE Almirante Marques, na Rua Ulisses Paranhos, 78, que não foi iniciado ainda.


Batismo da tuneladora norte

A LinhaUni prevê que a tuneladora sul deva chegar em sua próxima estação, Perdizes, em outubro. O trecho, de cerca de 820 metros, é praticamente uma linha reta em relação à SESC-Pompeia e se mantiver o bom ritmo da última etapa, ele pode ser vencido em pouco mais de dois meses. Tudo dependerá do tempo necessário para arrastar o tatuzão de 2 mil toneladas para o novo emboque e da necessidade de serviços de manutenção na máquina, sempre realizados durante as paradas nas estações.

Tarcísio ainda prometeu comparecer à chegada da outra tuneladora (Tatuzão Norte) na estação João Paulo I, aguardada para meados de julho. Segundo ele, será feito o batismo da máquina, que segue sem homenagear nenhuma personalidade, ao contrário da tuneladora sul “Maria Leopoldina”.

Vimos no Metrô/CPTM
Share:

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole