No sábado (08), a Linha 9-Esmeralda operada pela ViaMobilidade teve problemas de operação em decorrência de falhas no sistema de sinalização. Diante da adversidade, a empresa alegou que os problemas podem envolver sabotagem.
Não é a primeira vez que o termo “sabotagem” é utilizado para se referir aos problemas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. No ano passado, o ex-governador Rodrigo Garcia mencionou que funcionários da CPTM poderiam ter provocado falhas. Apesar disso, não houve nenhuma confirmação nesse sentido até hoje.
No caso mais recente, ocorrido neste sábado, as falhas que envolveram problemas no sistema de sinalização estão atreladas ao rompimento de cabos de fibra óptica. Esse sistema é fundamental para a comunicação de dados entre o CCO e os trechos.
Segundo a concessionária, a ação de vandalismo ocorreu no pátio Presidente Altino. Os cabos foram cortados, mas não foram necessariamente removidos.
Além desta ocorrência, a concessionária alega ter registrado mais três ações da mesma natureza na região de Mendes-Vila Natal, Engenheiro Cardoso e pátio de Presidente Altino. Todas elas possuem as mesmas características, corte de cabos sem furto.
Em comunicado, a ViaMobilidade informou que realizou o boletim de ocorrência e diz entender que as ações são deliberadas e intencionais.
“A concessionária registrou boletim de ocorrência. Além deste, outros três fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados, o que levou a empresa a entender que se trata de ação deliberada que, pelo modus operandi, indica interesse ou tem como objetivo prejudicar a operação, seus clientes e a segurança do sistema.”
A concessionária utilizou também o termo “sabotagem” para se referir aos problemas no sistema de sinalização envolvendo danos ao sistema de transmissão de dados.
Locais com segurança precária
Cabe citar que todos os locais referidos possuem problemas em relação a segurança pública e pontos de vulnerabilidade por onde é possível acessar a faixa de domínio. Em algumas estações pessoas acessam as vias com pouco ou nenhum equipamento de segurança.
Não era raro até pouco tempo ver “gatos” de energia próximos a linha férrea onde cabos energizados passam sob as vias gerando ocupação falsa de trechos.
O furto de cabos em algumas destas regiões não é novidade e nem uma exclusividade da concessionária. A CPTM, empresa que operou a Linha 8 e 9 até o começo de 2022, também lidava com estas questões.
Nas demais linhas da CPTM e no Metrô, especialmente na Linha 3-Vermelha, os casos de furto de cabos de fibra óptica também ocorrem. Geralmente estes cabos são confundidos com cabos de cobre que possuem maior valor.
Anos atrás, a CPTM abriu chamamento público para buscar soluções contra o furto de cabos, fato que também faz com que os trens operam em velocidades menores por segurança.
Além disso, segundo apurou o site, ações de natureza peculiar têm ocorrido nas linhas 8 e 9 gerando falhas que não seriam ocasionadas de “forma natural”.
Ações de segurança
A concessionária informou que tomará providências quanto à segurança por meio da Secretaria de Segurança Pública e também acionará a Secretaria de Parcerias em Investimentos uma vez que os danos causados e seus impactos na operação são passíveis de multas.
Vimos no Metrô/CPTM
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