Em 2021, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM implantava o serviço 710, sendo a unificação no ponto de vista de carrossel de trens das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
De acordo com a própria CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.
Os ganhos, no entanto, tinham prazo de validade, e segundo edital de licitação do Trem InterCidades, publicado nesta sexta-feira, 31 de março de 2023, a Linha 7 deve ter mesmo o ponto inicial ou final na estação Palmeiras Barra Funda. A linha 7 faz parte do pacote de concessão do TIC.
A mudança no entanto, não será imediata. Segundo do documento, a parada da Linha 7 em Barra Funda está condicionada a chegada da Linha 11-Coral na grande estação que leva o nome do time alviverde.
O texto cita que “O SERVIÇO LINHA 7 INICIAL terá destino em São Paulo na estação Palmeiras Barra Funda, levando em conta que a operação da Linha 11 da CPTM será estendida até àquela estação“.
No cenário em que a extensão da Linha 11 não seja concluída até o início da operação da Linha 7 pelo setor privado, a CPTM poderá optar por três alternativas:
- A extensão da circulação da Linha 7 no trecho Barra Funda até Luz ou Brás, denominado de EXTENSÃO
- TEMPORÁRIA DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO LINHA 7 INICIAL;
- a operação do trecho de Brás até Luz, pela CPTM, por meio da Linha 10;
- Qualquer outra estratégia operacional, pela CPTM, para o trecho que se mostre tecnicamente viável, atendendo da melhor forma o interesse público.
Vimos no Via Trolebus
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