A primeira unidade da frota que foi comprada será apresentada para a imprensa na próxima semana.
A ViaMobilidade anunciou a data para a chegada e apresentação do seu novo trem destinado à operação ferroviária nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens urbanos em São Paulo.
O evento oficial acontecerá na próxima terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, em Osasco, no pátio de trens em Presidente Altino. No local, a mídia especializada conhecerá o primeiro dos 36 novos trens da Série 8900 Metrópolis, fabricado pela Alstom em Taubaté, interior de São Paulo.
Outra novidade já conhecida é a atribuição do alfabeto fonético na identificação dos trens. Já se sabe que os trens da Série 7000 e 7500 que eram da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e foram repassados na concessão são a Série C (Charlie), recentemente os 5400 passaram a ser identificados como Série B (Bravo) e os 36 trens novos serão a Série A (Alfa) a princípio numerados de 01 a 36, seguindo a ordem de entrega e fabricação.
Todos estes novos trens possuem salão contínuo de ligação entre os oito carros. Cada trem contará, câmeras de monitoramento, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, além de detectores e extintores de incêndio e extintores, sistema de Controle Automático de Trem (ATC) e capacidade de transporte para 2.600 passageiros.
Para atender este pedido, a Alstom ampliou as instalações da sua fábrica em Taubaté, local onde os novos trens estão sendo fabricados.
Com a chegada dos novos trens que fazem parte de uma série de ações obrigatórias em contrato para promover a melhoria no atendimento ao passageiro das duas linhas, parte da frota atual da ViaMobilidade será devolvida para a CPTM utilizar em outras linhas que estão sob sua administração.
O Diário dos Trilhos irá a este evento e informará novas novidades e informações que venham a ser apresentadas no dia.
Vimos no Diário dos Trilhos