quarta-feira, 24 de agosto de 2022

CPTM classifica consórcio para supervisionar Operação Automática de Trens (ATO)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM classificou a Pólux Engenharia LDTA para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de Operação Automática de Trens (ATO).

O consórcio ATO, composto pelas empresas Tekhnites Consultores Associados, Copem Engenharia e Focco tecnologia e engenharia, acabou ficando em segundo lugar. Resta ainda a homologação do contrato para que a Pólux passe a prestar os serviços.

O ATO permite operação mais eficaz das linhas da CPTM. Mas dois atendimentos devem receber o chamado CBTC, é o caso das Linhas 10-Turquesa e 11-Coral, restando para o sistema de Operação Automática de Trens, as Linhas 12-Safira e 13-Jade.

É importante dizer que ATO não significa operação driverless, ou seja, sem um condutor na frente do trem como ocorre nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Tarcísio fala em multa e até caducar contrato com ViaMobilidade

Em sabatina na Rádio CBN, o candidato do Republicanos ao governo do estado, Tarcísio de Freitas, informou que pode caducar contrato com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9. O ex-ministro, no entanto, informou que existe uma “gradação” antes da tomada da medida.

“Você vai advertir, você vai multar e eventualmente você vai até encampar e caducar. Obviamente a concessionária deve estar enfrentando dificuldades operacionais e ele vai ter que ser estimulada pela via do contrato para prestar um bom serviço”.

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passaram a ser administrada pela ViaMobilidade em janeiro deste ano. Em abril, a operadora foi multada em R$ 4,3 milhões por “falhas acima da normalidade”, de acordo com o governador de São Paulo Rodrigo Garcia.

Uma sucessão de problemas ocorreu com os dois atendimentos desde que a empresa do grupo CCR assumiu os serviços. Os mais graves foram a colisão de um trem com uma barreira na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionária em uma subestação.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Segundo trem desacoplado da série 7500 passa a operar com passageiros na extensão da Linha 8-Diamante

O segundo trem desacoplado da série 7500 passou a prestar serviços na extensão da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno do canal Trens Metrô.


Na semana passada, a composição R524 foi desacoplada, dividida em duas: a R522 e R454, esta última que levou passageiros no sábado:


O Via Trolebus questionou a ViaMobilidade, que respondeu que “tem investido continuamente em melhorias para prestar um serviço cada vez mais eficiente aos seus passageiros”.

“Isso inclui, entre outras ações, testes em todos os sistemas e nos trens – como o que está sendo realizado em um trem da série 7.500 na Linha 8-Diamante (trecho entre as estações Amador Bueno-Itapevi) -, manutenção no sistema de energia, sinalização, telecom, estações. Com base nesses dados e resultados, a concessionária tem planejado as melhorias a serem feitas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ao longo dos próximos 30 anos de concessão” – disse ainda a empresa.

Vimos no Via Trolebus