quarta-feira, 27 de abril de 2022

CPTM anuncia redução no tempo de viagem na Linha 11-Coral

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM anunciou a redução do tempo de viagem na Linha 11-Coral, entre Luz e Estudantes.

De acordo com o presidente da operadora, Pedro Moro, o tempo de percurso total passou de 70 para 63 minutos. Segundo ele, isso foi possível por conta de melhorias no sistema de sinalização entre Mogi das Cruzes e Estudantes, o que possibilitou o aumento de velocidade de 50 para 90km/h.

Houve ainda aumento de velocidade entre Poá e Ferraz de Vasconcelos de 70 para 90km/h. Moro ainda destaca a correção do raio de curva do Brás, com aumento da velocidade de 20 para 50km/h. Outro fato importante foi a nova subestação de energia de Dom Bosco e a padronização da frota com trens da série 8000.

A linha 11 é a mais demandada da CPTM, e transportava antes da pandemia em torno de 700 mil passageiros por dia.

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quarta-feira, 13 de abril de 2022

Siemens vai fornecer sinalização automatizada para a Linha 8-Diamante

A Siemens Mobility anunciou que celebrou dois contratos com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, onde os trabalhos devem atualizar e modernizar os sistemas de trens metropolitanos da capital paulista.

A empresa deve equipar a linha 8 (Diamante) com um sistema de sinalização automatizado e vai instalar novos sistemas de eletrificação e de tração nas linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda).

O upgrade vai oferecer uma maior disponibilidade, operações mais seguras, maior sustentabilidade e uma melhor experiência de passageiros, segundo a Siemens.

“Nossos investimentos nas linhas 8 e 9 resultarão em um modelo muito positivo para o transporte metropolitano sobre trilhos. Estamos satisfeitos que a Siemens Mobility continue a contribuir significativamente para a modernização de nossa rede”, afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

“Estas atualizações abrangentes de sinalização e eletrificação fornecerão à ViaMobilidade uma tecnologia moderna e que aumentará a disponibilidade e a confiabilidade do sistema, ao mesmo tempo que melhorará a experiência de viagens dos passageiros em São Paulo. A modernização de ambas as linhas também fornecerá as bases para prosseguir futuras melhorias de sinalização e operacionais que possam aumentar ainda mais a automação, capacidade e eficiência energética”, disse Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility na América Latina.

Para a Linha 8, a empresa deve projetar, fornecer e implementar um sistema de sinalização automatizado que inclui o intertravamento eletrônico (Westrace MKII) na região das estações de Osasco, Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina. Melhorias nas vias da estação Barra Funda e a realocação de ATS também serão realizadas.

Para ambas as linhas, a Siemens implementará uma série de melhorias que incluirão a implantação do Sistema Elétrico completo e necessário ao funcionamento e operação das linhas 8 e 9 da malha ferroviária da Região Metropolitana de São Paulo.

Linha 8:

  • Reformas das subestações Imperatriz Leopoldina, Osasco, Santa Terezinha
  • e Santa Rita;
  • Novas cabines de Barueri, Itapevi e Amador Bueno;
  • Reformas das cabines de Presidente Altino, Osasco e Quitaúna.

Linha 9:

  • Novas subestações de Cidade Jardim e Socorro;
  • Reformas das subestações de Jaguaré e Morumbi;
  • Novas cabines de Ceasa, Pinheiros, Berrini, Santo Amaro, Jurubatuba e Grajaú;
  • Reforma de cabine de Cidade Dutra;
  • Linhas de distribuição em 34,5kV.

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sexta-feira, 8 de abril de 2022

Concessionária ViaMobilidade é multada por falhas recorrentes nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Secretaria dos Transportes Metropolitanos aplicou multa de R$4,3 milhões. Concessionária também está sendo alvo de investigações do Ministério Público por causas das falhas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Quem utiliza as Linhas 8-Diamante (Júlio Prestes – Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) sabe bem o perrengue que vem enfrentando nos últimos meses: falhas, estações lotadas, trens cheios, intervalos grandes, viagens mais demoradas, etc. Ambas as Linhas estão sob a administração e operação da Concessionária ViaMobilidade desde Janeiro.

Por causa das constantes falhas que vem sendo registradas nas duas linhas, batida de um trem na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário na estação Pinheiros enquanto estava na manutenção de um transformador, a Concessionária vem sendo alvo de investigações pelo Ministério Público desde o final de março/2022.

Na tarde desta quinta-feira, a Secretária de Transportes Metropolitanos (STM) informou que aplicou uma multa de R$ 4,3 milhões na Concessionária ViaMobilidade: “Após análise das documentações enviadas pela ViaMobilidade, a STM aplicou as sanções cabíveis em contrato no valor de R$ 4,3 milhões. Dentro do procedimento administrativo já instaurado, cabe recurso por parte da concessionária responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”.

Para o Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decisão de aplicar multa não foi uma decisão feliz, mas quer uma prestação de serviço melhor da Concessionária:  “Nós sabemos que esta fase de transição é desafiadora, afinal de contas tem troca de muitos funcionários, são mais de dois mil funcionários que estão sendo substituídos. Passa de uma operação pública para uma operação privada. Eu tenho certeza que nós vamos superar rapidamente esses problemas nas próximas semanas. O Estado não fica feliz em multar, nós queremos uma boa prestação de serviços”.

Em nota, a assessoria de imprensa da Concessionária ViaMobilidade informou que a Concessionária ainda não foi comunicada do teor da decisão.

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sexta-feira, 1 de abril de 2022

ViaMobilidade implanta looping na Linha 8 e diminui intervalo

O intervalo na Linha 8-Diamante, do sistema de trens metropolitanos operados pela ViaMobilidade, deve diminuir a partir da próxima segunda-feira, 04 de abril de 2022.

A operadora informou que aumentará a oferta de assentos para os passageiros da linha 8-Diamante e diminuirá os intervalos entre os trens para cinco minutos.

Segundo a empresa, para atender as estações com maior fluxo de passageiros, um looping será implantado com um trem extra entre as estações Barueri e Júlio Prestes, um aumento de 20% na oferta de lugares. Atualmente, o trecho entre Barueri e Júlio Prestes é responsável por 80% do fluxo total de passageiros na linha 8-Diamante.

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