segunda-feira, 28 de março de 2022

Linhas 8 e 9 de Trens voltam a operar normalmente após cerca de 3 horas de problemas

Um pouco antes das 8 horas da manhã desta segunda-feira, 28 de março de 2022, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de trens metropolitanos operados pela ViaMobilidade, circulavam normalmente.

Ainda na madrugada por conta de uma falha de energia entre as estações Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina, os trens da Linha 8-Diamante estavam circulando com velocidade e maior tempo de parada nas estações.

Segundo a empresa, o problema sete início por volta das 04:49 da manhã. A Linha 9-Esmeralda, por sua vez, não estava operando entre as estações Osasco e Presidente Altino.

Passageiros descem nos trilhos

Passageiros desceram nos trilhos na estação Presidente Altino, após lotação e falha:


De acordo com o telejornal Bom Dia São Paulo, por conta da lentidão nas duas linhas, havia um grande número de usuários nas plataformas, e alguns passageiros acabaram desceram na via. Enquanto o telejornal era transmitido ao vivo, passageiros atravessavam os trilhos, com a circulação de trens: 

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 23 de março de 2022

Metrô conclui instalação das portas de plataforma na Linha 5-Lilás

O Metrô de São Paulo entregou a portas de plataforma na última estação que faltava para completar as 17 paradas com os equipamentos na Linha 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin].

De acordo com o presidente da estatal nas redes sociais, Silvani Pereira, a estação Santo Amaro agora conta com os equipamentos que oferecem mais segurança ao passageiro, além de organizar melhor em embarque e desembarque dos usuários.

“Entregamos para operação comercial as últimas portas de plataformas da Linha 5-Lilás, instaladas na estação Santo Amaro na madrugada deste domingo (20). Com esta entrega, concluímos a implantação das 17 portas de plataforma em toda a Linha 5-Lilás. Agradecemos a todas as equipes envolvidas e focadas no cumprimento de mais uma importante meta no Metrô, que mantém todas suas obras planejadas em execução.” – disse Silvani.

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 16 de março de 2022

Nova concessão volta a colocar em cheque serviço 710 da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio do Diário Oficial, comunicou um aviso de licitação para concessão de uso de áreas disponíveis para exploração comercial presentes nas estações das Linhas 10 – turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

De acordo com o texto, a concessão será mediante remuneração e custos de implantação, administração e manutenção, bem como encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas.

O início do prazo para envio de proposta eletrônica será no dia 16 de março de 2022. A sessão pública de processamento do pregão eletrônico será realizada por intermédio do sistema pregão eletrônico de contratação – bec/sp. O evento para o processamento da licitação será no dia 29 deste mês.

Concessão pode decretar o fim do serviço 710

Durante o mês de agosto de 2021, a secretária dos Transportes Metropolitanos – STM realizou a primeira audiência pública sobre o Trem InterCidade entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7-Rubi e implantação de um trem parador entre Jundiaí e Campinas. Também foi aberta a consulta pública nas minutas dos editais, e até então seguia indefinido a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.

Neste ano as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa foram unificadas, formando o serviço 710 que foi aprovado pelos usuários, beneficiando 165 mil passageiros.

Mas a concessão lançada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode indicar a não inclusão da ferrovia que corta o ABC Paulista na lista de serviços concedidos, que por sua vez pode apontar a volta da segregação. A licitação não prevê as áreas da linha 7, que será concedida brevemente, e prevê a comercialização de espaços da Linha 10, assim como outras linhas de atendimentos que não serão concedidas.

Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 10 de março de 2022

Trem da ViaMobilidade bate em mureta da estação Júlio Prestes

Um trem da série 7000 bateu no limite de parada da estação Júlio Prestes, na linha 8-Diamante da ViaMobilidade na manhã desta quinta-feira, dia 10 de março de 2022.

O incidente aconteceu por volta das 6h, segundo à concessionária, ninguém ficou ferido.

As causas da batida ainda são desconhecidas, mas, uma das hipóteses é que o maquinista tenha cometido erro de procedimento ou tenha sofrido mal súbito. A concessionária não informou o real motivo.

Confira a nota oficial da concessionária ao Rede Noticiando:

“A ViaMobilidade informa que, por volta das 6h desta quinta-feira (10), um trem que circulava pela Linha 8-Diamante na estação terminal Júlio Prestes colidiu no limite de parada da estação. Os passageiros foram desembarcados em segurança”.

Vimos no Rede Noticiando

quinta-feira, 3 de março de 2022

Estações da Linha 4-Amarela do metrô ficam fechadas no domingo

A ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela do metrô, informou por meio de um comunicado que no próximo domingo, 06 de março de 2022, as estações da Linha 4-Amarela ficarão fechadas para a realização de testes operacionais e de sinalização entre 4h40 e 14h.

A empresa informa que os passageiros estão sendo informados com antecedência por vídeos nos monitores dos trens e estações, avisos sonoros, cartazes e publicações nas redes sociais e site da concessionária. Ônibus da operação PAESE atenderão o trecho entre as estações São Paulo-Morumbi e República.

Os testes podem indicar trabalhos de interface entre a estação Vila Sônia e o restante da linha, para que a parada mais recente passe a operar em horário comercial, previsto para maio.

Vimos no Via Trolebus