A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio do Diário Oficial, comunicou um aviso de licitação para concessão de uso de áreas disponíveis para exploração comercial presentes nas estações das Linhas 10 – turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.
De acordo com o texto, a concessão será mediante remuneração e custos de implantação, administração e manutenção, bem como encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas.
O início do prazo para envio de proposta eletrônica será no dia 16 de março de 2022. A sessão pública de processamento do pregão eletrônico será realizada por intermédio do sistema pregão eletrônico de contratação – bec/sp. O evento para o processamento da licitação será no dia 29 deste mês.
Concessão pode decretar o fim do serviço 710
Durante o mês de agosto de 2021, a secretária dos Transportes Metropolitanos – STM realizou a primeira audiência pública sobre o Trem InterCidade entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7-Rubi e implantação de um trem parador entre Jundiaí e Campinas. Também foi aberta a consulta pública nas minutas dos editais, e até então seguia indefinido a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.
Neste ano as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa foram unificadas, formando o serviço 710 que foi aprovado pelos usuários, beneficiando 165 mil passageiros.
Mas a concessão lançada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode indicar a não inclusão da ferrovia que corta o ABC Paulista na lista de serviços concedidos, que por sua vez pode apontar a volta da segregação. A licitação não prevê as áreas da linha 7, que será concedida brevemente, e prevê a comercialização de espaços da Linha 10, assim como outras linhas de atendimentos que não serão concedidas.
Vimos no Via Trolebus