Após uma falha ter causado paralisação em um trecho da Linha 9-Esmeralda do sistema paulista de trens metropolitanos, a ViaMobilidade, operadora do atendimento, pode ser multada em R$ 11 milhões pelo Procon-SP.
O diretor do órgão, Fernando Capez, em entrevista a Rádio Bandeirantes informou que a operadora será notificada pela falha e que como essa linha é privada, a empresa “tem obrigações contratuais” para disponibilizar o serviço ao consumidor.
A linha que liga as estações Osasco e Mendes Vila Natal, passando por Grajaú, ficou inoperante em um grande período do dia, em um trecho, e os passageiros tiveram que utilizar os ônibus do sistema PAESE.
Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que uma outra sanção pode render multa de R$ 4 milhões, após apuração da pasta. Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) fiscaliza e monitora os serviços prestados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Em caso de interrupção total do serviço, é necessária a apuração dos fatos e, se confirmado, a aplicação das penalidades previstas em contrato.
De acordo com o contrato assinado pela concessionária, a multa pela interrupção total do serviço é em torno de 4 milhões, dependendo do intervalo de parada da linha. A porcentagem de aplicação do valor da multa varia de acordo com o tempo de paralisação, sendo de 30 a 60 minutos 25%, de 60 a 120 minutos 50% e, acima de 120 minutos, 100%.”
A linha teve problemas por volta das 4h50 da manhã, e a operação foi normalizada as 18 horas.
Vimos no Via Trolebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário