sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Confira o que muda nos trens com a chegada da ViaMobilidade nas linhas 8 e 9

Composição da Frota C partindo da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Entenda as principais mudanças que ocorrerão nos trens ao longo da concessão das linhas 8 e 9. Desde as mudanças visuais até a compra e devolução de trens para a CPTM.

Um dos aspectos mais importantes da operação de um sistema metroferroviário são os trens. As composições que atualmente circulam pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são compostas, quase que em sua totalidade, por oito carros (vagões). Com a chegada da ViaMobilidade, alguns destes trens passarão por mudanças visuais e também de nomenclatura.

Frota de Trens  Atual

Para compreender as mudanças na frota de trens é importante tomar conhecimento sobre quais composições estão sendo utilizadas atualmente na concessão. Neste momento a frota de trens da ViaMobilidade é composta por trens da Série 5400, 7000, 7500 e 8500. 

Destas composições apenas a série 5400, que operam entre Itapevi e Amador Bueno foram integralmente cedidas. Os trens da série 7000 foram parte cedidos e parte emprestados. Os trens mais novos da série 7500 e 8500 foram emprestados por um período provisório e mais tarde retornados para a CPTM.

Confira na tabela abaixo qual é a alocação de frota atual nas Linhas 8 e 9:


Nomenclatura

Uma das principais mudanças que serão realizadas pela ViaMobilidade nos trens será a mudança da nomenclatura dos trens. A ideia é que agora todos os carros da composição sejam identificados com números de 1 até 8.

Também haverá mudanças na numeração dos trens e também das séries. As séries de trens basicamente são os modelos, bastante parecido com o que existe hoje com carros e motos. Cada série possui características diferentes entre si como a fabricação, detalhes mecânicos, elétricos, etc. Abaixo é possível visualizar qual será a nova nomenclatura para os trens na ViaMobilidade:


Os trens serão identificados por frota, composição e carro. A frota é basicamente o modelo de fabricação do trem. A composição é a numeração do trem baseado no modelo e o carro é a unidade mínima da composição que é dividida em oito partes na maioria dos casos. Para A série 5400, futuramente Frota B, são quatro carros.

Por exemplo, se o passageiro identificar dentro do trem uma placa com a escrita C501, isso significa que ele está em um trem da Frota C, na composição de número 50 e no 1º carro. Entender esta simbologia é importante para que o passageiro possa realizar relatos sobre falhas ou denúncias para a concessionária. Confira abaixo na tabela como identificar os trens:


Visual

A personalização dos trens da ViaMobilidade é um ponto que divide opiniões. Para analisar a nova pintura separamos o trem em três partes: A máscara (parte dianteira do trem), as laterais e o espaço interno.

Na máscara do trem predomina a cor cinza que cobre principalmente as extremidades da fronte. Na região central encontram-se as linhas de cor verde clara e verde escuro. O logo da empresa está posicionado na parte central, enquanto na parte superior do parabrisa se localiza a numeração da composição e a frota correspondente.


Na lateral do trem predomina o cinza e o inox. As linhas que se iniciam na máscara alternam de posicionamento e percorrem toda a lateral do trem de forma paralela até atingir a metade da composição onde existe uma cabine intermediária. 


Ao longo da lateral do carro é possível identificar o brasão do estado de São Paulo, o logotipo da ViaMobilidade e a logomarca que está posicionada entre a faixa cinza e verde claro, uma forma de simbolizar a atuação da empresa nas duas linhas.


Na parte interna da composição podemos destacar principalmente as mudanças na comunicação visual. Placas que alertam sobre o monitoramento por câmeras, identificação do carro, alertas de segurança e canais de contato. Na parte superior das portas está disponível o novo mapa com as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A novidade neste caso é a presença de duas novas estações, Varginha na linha 9 e Ambuitá na linha 8.


Novo mapa das linhas: Já constam as estações Varginha e Ambuitá (Jean Carlos)

Uma das principais curiosidades sobre a pintura do novo trem é a escolha das cores. Percebe-se com facilidade que a cor cinza remete à Linha 8-Diamante e o verde claro faz menção a Linha 9-Esmeralda. Fica no ar a presença de uma linha verde escuro. 


Apesar de não haver nenhuma menção oficial por parte da ViaMobilidade, especula-se que esta faixa seja uma referência à antiga Estrada de Ferro Sorocabana que construiu e operou o trecho entre 1875 até 1971 e que possuía seu material rodante pintado com a cor verde escuro e linhas brancas. 

Frota de trens futura

A ViaMobilidade encomendou 36 novas composições para as Linhas 8 e 9. Os novos trens da Alstom deverão ser semelhantes mas não iguais aos trens da Série 9000. A expectativa é de que o novo visual seja mais moderno e mais próximo das composições da série 9500, com uma dianteira mais elevada, novos faróis e uma série de incrementos tecnológicos, incluindo um mapa dinâmico, algo que só existe nos trens chineses da série 2500 e em trens do Metrô.

Com a chegada dos 36 novos trens, as composições emprestadas pela CPTM deverão retornar às linhas da estatal. Na tabela abaixo está exposto como ficará a frota de trens após a devolução:


Segundo o cronograma da concessão, os primeiros trens da Frota A deverão chegar até o fim de 2022 para iniciarem a operação dentro de três meses, ou seja, estima-se que as primeiras composições entrem em operação em meados de março de 2023.

Vimos no Metrô/CPTM

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