segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Greve no Metrô de São Paulo: metroviários marcam paralisação para quarta-feira (2)

O sindicato dos metroviários anunciou que a categoria pode entrar em greve na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022.

De acordo com comunicado da entidade, os trabalhadores estão “na luta para receberem os seus direitos e dispostos a negociar”. “No entanto caso o Metrô mantenha a intransigência e dialogar com a categoria o Sindicato os trabalhadores podem entrar em greve“, diz o grupo.

A assembleia decidiu ainda reivindicar ao Metrô a imediata negociação para reposição das vagas abertas por meio de concursos públicos em todas as áreas da empresa. Os trabalhadores querem o pagamento da participação dos resultados de 2019 e isonomia salarial.

Caso ocorra a paralisação, as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e monotrilho da Linha 15-Prata devem ser afetadas.

Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Série 7000 passa a ser denominada como frota C na ViaMobilidade

Imagens que o Via Trolebus teve acesso (as duas primeiras) mostram uma composição que era da série 7000 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, agora com o novo padrão da ViaMobilidade.

Nas fotos, é possível ver que a série passou a se chamar como frota C, além do logo da ViaMobilidade:


A ViaMobilidade deve operar inicialmente três tipos de frotas, sendo além da antiga série 7000, os trens das séries 7500 e 8500. Futuramente deve receber 36 trens da série 9000, e devolver 20 comboios “frota C” além dos 7 trens “8500” e oito “7500” para a CPTM.

Imagens compartilhadas nas redes sociais. Autor desconhecido:






Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nova foto mostra trem da série 7000 com novo padrão da ViaMobilidade

Na semana passada, as primeiras imagens de trens com o novo padrão da ViaMobilidade para as composições que prestam serviços nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de São Paulo, foram publicadas.

Na foto mais nova, gentilmente enviada por Diego Costa, é possível ver um trem como o novo padrão. A imagem foi feita mais de perto e é possível ver mais detalhes da nova pintura na mascara.

A expectativa é que todos os trens cedidos à ViaMobilidade contem com o novo padrão, ou seja, 40 trens da série 7000, oito da 7500 e sete da 8500.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

ViaMobilidade começa a implantar sua identidade visual nos trens da série 7000


A partir do dia 27 de janeiro de 2022, a concessionária ViaMobilidade assume as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de forma oficial. O contrato de concessão é válido por 30 anos.

A concessionária, entre uma série de mudanças, já começou a colocar sua identidade visual nos trens que ficarão sob sua responsabilidade.

Imagens publicadas por internautas nas redes sociais mostram um trem da série 7000, com a máscara pintada de cinza, verde claro e verde escuro (esta última pode ser na verdade, uma proteção da cor real), que serão as cores da concessionária nas duas linhas.

O trem em questão é o Q100, que foi retirado de circulação para receber a recaracterização da frota.

 As alterações nos trens deverão seguir de forma gradual para as demais composições da série 7000. Resta saber se haverá modificações na identidade visual dos trens das séries 7500 e 8500, já que ambas serão cedidas à concessionária em caráter temporário até que a ViaMobilidade comece a receber as primeiras composições de um lote de 36 trens encomendados da Alstom.

Outra dúvida é se os trens da série 5400, que operam na extensão da Linha 8-Diamante entre Itapevi e Amador Bueno, irão receber a nova identidade. Os trens fazem parte do patrimônio concedido, no entanto, há rumores de quem a concessionária os tirem de circulação, colocando trens da série 7000 com quatro carros operando no lugar.

Vimos no Mobilidade Sampa

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Sites citam problemas na operação das Linhas 8 e 9 pela ViaMobilidade

Apesar de não ter assumido de forma oficial as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, já há a presença da ViaMobilidade na gestão das duas linhas, segundo pelo menos duas publicações da imprensa especializada, como os sites Diário dos Trilhos e Metrô/CPTM. A passagem do bastão oficial deve ocorrer no próximo dia 27.

O consórcio ViaMobilidade venceu o leilão das duas linhas ocorrido em 2021, e prevê investimentos na melhoria da operação, como um upgrade no sistema de sinalização, além da compra de novos trens.

E esta operação vem tendo problemas, de acordo com os textos. O primeiro cita que “quatro avanços de sinal vermelho, abertura de portas do trem no lado e carga de trabalho acima do ideal põe em risco o transporte ferroviário.”


Já o segundo fala que “avanços de sinal, problemas na abertura de portas, dentre outras inconformidades são considerados eventos graves no contrato. A concessionária pode ser multada ou até mesmo ter a operação comercial adiada caso os problemas persistam”.

No caso da abertura no lado errado que ocorreu na estação Lapa da Linha 8-Diamante, não há registro de feridos.

Vimos no Via Trolebus