quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Trens da série 8000 devem prestar serviços apenas na Linha 11-Coral da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, por meio do Diário Oficial do Estado, divulgou um “extrato de contrato” com a CTrens Companhia de Manutenção, prevendo a utilização dos trens da série 8000 apenas na Linha 11-Coral.

Por ser tratar de uma concessão de manutenção, é necessário estabelecer a linha de utilização da frota, como ocorreu anteriormente na alteração do uso dos trens da Linha 8 com a inclusão da Linha 9-Esmeralda.

De acordo com o texto, “os serviços de manutenção preventiva e corretiva deverão ser executados nas dependências e instalações da CPTM, que serão concedidas, nos Abrigos Luz (Rua José Paulino nº 7, Bom Retiro, São Paulo/SP), e Roosevelt (Rua Doutor Almeida Lima, 652, Brás, São Paulo/SP)“.


As alterações de frota fazem parte do processo de concessão das Linhas 8 e 9, cujo a CCR e Ruas Invest devem assumir os postos em janeiro de 2022. Serão cedidos todos os trens da série 7000, 7500 e sete dos 8500. Já os 8000 serão usados na Linha 11-Coral, que por sua vez vai ceder os 8500 restantes para as linhas 710 e 12-Safira.

Assim que a CCR receber os 36 trens similares as série 9000, 20 “7000”, os 8 “7500” e os sete “8500”, voltam para a CPTM.

Prazos

A publicação ainda estabelece um “Plano de Transição Operacional“, no prazo de 10 dias da assinatura deste Termo de Aditamento, o qual deverá contemplar programação para transferência da infraestrutura de serviços da concessionária, bem como de todos os trens da Série 8000, para o Abrigo Luz, sem prejuízo aos indicadores operacionais e disponibilidade dos trens, e com prazo máximo de duração de até 04 meses.

Vimos no Via Trolebus

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