quarta-feira, 19 de maio de 2021

Greve paralisa parcialmente quatro linhas do Metrô de São Paulo nesta quarta-feira

Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha operam em alguns trechos; a linha 15-Prata está totalmente fechada e a 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente, assim como os trens da CPTM. Justiça determinou que 80% dos trabalhadores estejam em seus postos nos horários de pico e 60% nos demais horários.

Quatro linhas do Metrô de São Paulo estão operando parcialmente na manhã desta quarta-feira (19) devido à greve dos metroviários:

  • Linha 1-Azul - funciona entre as estações Ana Rosa e Luz;
  • Linha 2-Verde - funciona entre entre Alto do Ipiranga e Clínicas;
  • Linha 3-Vermelha - funciona entre Bresser-Mooca e Santa Cecilia;
  • Linha 15-Prata - Totalmente fechada.

A operação parcial começou às 7h, segundo o Metrô. Antes disso, todas as linhas quatro linhas estavam totalmente fechadas.

Segundo o governo de São Paulo, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, assim como todas as linhas da CPTM. A operação parcial das linhas continua durante a tarde, mas a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de SP disse que ingressou na Justiça com um pedido de liminar para que a greve seja suspensa e a operação volta ao normal em todas as linhas. A Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido.

Por causa da paralisação, o rodízio municipal de veículos, que vigora das 21h às 5h, foi suspenso nesta quarta (19). Com isso, a circulação de automóveis estará liberada das 21h desta quarta até as 5h desta quinta (20), segundo a CET.

A SPTrans prevê a oferta de ônibus gratuito ao longo de toda a extensão das linhas 1-Azul (100 ônibus), 2-Verde (60 ônibus) e 3-Vermelha (100 ônibus) com a criação de 6 linhas:

  • Estação Jabaquara - Praça da Sé;
  • Tucuruvi - Praça do Correio;
  • Santana - Praça do Correio;
  • Itaquera - Parque Dom Pedro II;
  • Artur Alvim - Parque Dom Pedro II;
  • Vila Matilde - Parque Dom Pedro II.

Além disso, algumas linhas regulares vão ter o itinerários alterados.

EMTU

A EMTU afirmou que os ônibus metropolitanos funcionam normalmente nesta quarta-feira (19) e que pediu o reforço das frotas às 17 empresas que fazem parte do serviço intermunicipal de coletivos da Grande SP.


A paralisação parcial não tem data para terminar, segundo os metroviários. Uma audiência de conciliação entre o Metrô e a categoria foi convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho de SP (TRT-SP) para 15h, a fim de achar uma solução para a paralisação.


Após a audiência, uma nova assembleia da categoria deve acontecer no fim da tarde desta quarta (19) para decidir os próximos passos do movimento grevista.

Vimos no G1 (atualizado às 19:41)

SPTrans cria seis linhas para atender greve do Metrô de São Paulo

A SPTrans informou em um comunicado na manhã desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, que acionou o Plano Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) que contempla a criação de 6 linhas que saem das estações de metrô até a região Central. A medida é para atender os passageiros afetados pela greve no Metrô de São Paulo.

– Jabaquara – Sé

– Tucuruvi – Correio- Santana – Correio- Itaquera – Parque D. Pedro- Artur Alvim – Parque D. Pedro- Vila Matilde – Parque D. Pedro

Além disso, de acordo com a SPTrans, algumas linhas que ligam os bairros às estações de metrô farão percurso direto do bairro à região Central.

Tramo Sul – Linha Azul

Metrô Jabaquara – Praça da Sé (circular)

Itinerário

Sentido único – Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Rua dos Jequitibás, Av. Eng. George Corbisier, R. Farjala Koraicho, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Vergueiro, Av. da Liberdade, Largo Sete de Setembro, Rua da Glória, Viaduto Mie Ken, Rua Barão de Iguape, Av. da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Eng. George Corbisier, Av. Gen. Daltro Filho, Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.

Obs.: As linhas 5022-10 “Santa Margarida – Jabaquara” e 5018-10 e 5018-31 ambas

denominadas “Shopping Interlagos – Jabaquara”, deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara.

Desintegração parcial das linhas – letreiro Saúde

5022-10 STA. MARGARIDA – JABAQUARA

5702-10 REFÚGIO STA. TEREZINHA – METRÔ JABAQUARA

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Saúde do Metrô e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Paracatu, Rua Biobedas, Av. Miguel Estéfano, Av. Jabaquara

Letreiro Ana Rosa

5757-10 CID. JÚLIA – METRÔ CONCEIÇÃO

5752-10 VL. MISSIONÁRIA – METRÔ CONCEIÇÃO

5759-10 PQ. PRIMAVERA – METRÔ CONCEIÇÃO

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Ana Rosa e operar em sistema

circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Moraes, Rua Vergueiro, Retorno Rua Vergueiro, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Moraes, Av. Jabaquara, Av. Hugo Beolchi.

Letreiro Paraíso

4727-10 JD. CLIMAX – METRÔ PÇA. DA ÁRVORE

4732-10 Vl. LIVIERO – METRÔ SAÚDE

4742-10 JD. CLIMAX – METRÔ SÃO JUDAS

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Paraíso e operar em sistema

circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Vergueiro, Rua Dr. João Morais, Rua Apeninos,

Rua Paraíso, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara

TRAMO NORTE – LINHA AZUL

Metrô Tucuruvi – Praça do Correio Circular

Itinerário:

Sentido único – Rua Paulo de Faria – Av. Tucuruvi – Pça. Flavio Império – Av. Luis Dumont Vilares – Pça. Orlando Silva – Rua Dr. Olavo Egidio – Av. Cruzeiro do Sul – acesso – Marginal do Tietê – acesso – Ponte das Bandeiras – Av. Santos Dumont – Av. Tiradentes – Rua Brigadeiro Tobias – Rua Riskallah Jorge – Av. Prestes Maia – Pça. Pedro Lessa – Contorno Sobre Túnel Norte/Sul – Av. Prestes Maia – Av. Tiradentes – Rua Pedro Vicente – Av. Cruzeiro do Sul – Ponte Cruzeiro do Sul – Av. Cruzeiro do Sul – Rua Duarte de Azevedo – Rua Jovita – Av. Gal. Ataliba Leonel – Av Luis Dumont Vilares – Av. Alvaro Machado Pedrosa – Rua Paulo de Faria – contorno – Av. Paulo de Faria.

Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Greve na CPTM é adiada para o dia 27 de maio

O Sindicato da Sorocabana, em conjunto com os Sindicatos de São Paulo e dos Engenheiros, que representam os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, informaram que adiaram a greve marcada para esta quinta-feira, 13 de maio de 2021. A classe trabalhadora defende o Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2020.

A audiência de conciliação entre a CPTM e Ferroviários, marcada para essa quarta-feira, dia 12 de maio, foi adiada a pedido da empresa que alegou não ter resposta de todos os órgãos do governo para a proposta sugerida pelo Ministério Público do Trabalho em reunião anterior. “O jogo da empresa é protelar, enrolar e desestabilizar a categoria, mas nós seguimos unidos em busca do que já foi negociado e se transformou em um calote absurdo da empresa”, afirma o presidente interino do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias.

Em assembleia, os ferroviários decidiram manter o estado de greve até a próxima audiência, no dia 26 de maio e, caso necessário, fazer a paralisação a partir da 00h do dia 27 de maio.

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 12 de maio de 2021

CPTM, EMTU e Metrô terão postos de vacinação contra a covid-19

O Governo de São Paulo anunciou que a partir desta quinta-feira, 13 de maio de 2021, seis postos de vacinação contra a covi-19 serão instalados em pontos do transporte metropolitano na Grande São Paulo.

De acordo com anúncio do governador João Doria, quatro postos serão montados em estações da CPTM, e mais dois postos em estação do Metrô e terminal da EMTU.

Já Alexandre Baldy, secretário dos transportes metropolitanos, informou que o horário  de vacinação será das 9h10 às 17 horas, para não afetar o horário de pico.

As estações são: Guaianazes, São Miguel, Vila Mara, Itaim Paulista, todas da CPTM, além de Corinthians-Itaquera do Metrô e no Terminal São Mateus da EMTU. A partir do dia 17, as estações República, Butantã e Pinheiros, na Linha 4-Amarela, terão postos da vacinação.

Vimos no Via Trolebus

Funcionários da CPTM prometem greve para a quinta-feira (13)

O Sindicato da Sorocabana, em conjunto com os Sindicatos de São Paulo e dos Engenheiros, que representam os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, informaram por meio de uma nota que mantêm a possibilidade de greve por conta do não pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2020.

No dia 12 de maio, acontecerá reunião de conciliação com posicionamento da empresa sobre o acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Caso a operadora não aceite a proposta, os sindicatos alertam para a manutenção da greve marcada para o dia 13 de maio.

“A greve estava marcada para o dia 27 de abril. No entanto, na Audiência de conciliação do TRT – Tribunal Regional do Trabalho, houve intervenção do MPT a fim de promover acordo entre as partes, mas seguimos em estado de greve e aguardamos a manifestação da empresa em relação a acatar ou não a proposta do MPT. Caso a CPTM insista em não pagar o PPR esse ano, vamos parar na quinta-feira, dia 13”, afirma o presidente interino do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias.

Segundo o comunicado, a categoria reivindica o pagamento do PPR 2020. A primeira parcela deveria ter sido paga no dia 31 de março e a segunda tem vencimento em 30 de junho. “Mesmo com previsão orçamentária aprovada e prevendo o pagamento do PPR, a CPTM não cumpriu o acordo e propôs fazer o pagamento do benefício apenas em janeiro de 2022, o que não foi aceito pelos ferroviários”, diz trecho da nota.

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Metrô conclui instalação das portas de plataforma na estação Capão Redondo

O Metrô de São Paulo concluiu a instalação das Portas de Plataforma na estação Capão Redondo, o terminal da Linha 5-Lilás, que é operada pela ViaMobilidade.

“Concluímos a instalação das portas de plataforma da estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás; agora é fazer testes para que o funcionamento seja perfeito, para segurança dos passageiros”, diz o presidente da estatal nas redes sociais, Silvani Pereira:

Status atual das portas de plataforma na Linha 5

Nove paradas contam com os equipamentos: Campo Belo, Santa Cruz, Hospital São Paulo, AACD-Servidor, Moema, Eucaliptos, Brooklin, Borba Gato e Adolfo Pinheiro.

Outras quatro já foram instaladas e estão em testes: Capão Redondo, Largo Treze, Alto da Boa Vista e Chácara Klabin. Já outras quatro estão em instalação: Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e Santo Amaro.

Vimos no Via Trolebus