A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM acabou de divulgar por meio de uma nota que a partir da próxima terça-feira, 4 de maio, será iniciado o serviço 710, com a unificação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra. O Via Trolebus já havia anunciado sobre o projeto na semana passada.
Durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas ferrovias deixará de ser a Estação Brás, que será apenas uma das 31 estações do percurso, que poderá ser realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas de 8 minutos.
“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy. Mesmo com a mudança, o serviço expresso da Linha 10 deve seguir operando.
“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.
Nos dois horários de pico haverá um atendimento (loop interno) entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra havera um loop externo, e o intervalo médio será de 12 minutos.
Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500. Todos os maquinistas foram treinados para conduzir as diferentes frotas.
“Com o Serviço 710 os passageiros farão viagens com menos baldeações e mais rápidas. Lembramos a todos a obrigatoriedade do uso de máscaras nos trens e estações”, completa o presidente da CPTM.
Vimos no Via Trolebus
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