Licitação para concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM é suspensa pelo TCE

O Tribunal de Constas do Estado de São Paulo – TCE suspendeu  a licitação de concessão das Linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

A decisão ocorreu ainda nesta sexta-feira, e foi de forma monocrática do conselheiro Robson Marinho, atendendo a uma representação movida pelo escritório Fabichak & Bertoldi, que aponta possíveis inseguranças jurídicas e inconsistências no apontamento de custos que poderiam deixar a concessão inviável economicamente.

O recebimento das propostas estava marcado para o dia 2 de março. A concessão seria por 30 anos.

Vimos no Via Trolebus

Share:

12 estações da Linha 5-Lilás do Metrô contam com portas de plataforma

O Metrô de São Paulo entregou as Portas de Plataforma da estação Moema, na Linha 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin]. De acordo com o presidente da Companhia, Silvani Pereira, em uma postagem nas redes sociais, o equipamento já funciona em horário comercial.

Segundo ainda Silvani, foi entregue a instalação das portas de plataforma em 12 estações da Linha 5-Lilás e agora a operadora quer entregar as últimas cinco: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e Santo Amaro:



Outras linhas

O Metrô ainda segue com planos de instalar os equipamentos nas linhas mais antigas, como a 1-Azul e 3-Vermelha. Mas em dezembro, o contrato firmado entre o Metrô de São Paulo e o consórcio Kobra foi anulado pelo desembargador Carlos von Adamek, da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O magistrado afirmou não ter identificado os motivos previstos pela Lei 8.437/1992 para justificar a suspensão da decisão do TJ-SP, como flagrante ilegalidade ou grave lesão à ordem, à segurança e à economia públicas.

“Referido argumento foi apresentado com maior ênfase apenas nas contrarrazões do Consórcio Kobra, sem a apresentação de quaisquer documentos para embasar suas alegações, circunstância que demonstra que referida alegação, por ora, não passa de mera argumentação”, diz trecho da decisão.

A operadora, entretanto, segue com planos de instalar as portas. “A expectativa é retomar a instalação ainda neste semestre. Após a retomada divulgaremos o novo cronograma. Todas as plataformas do Metrô em SP receberão portas de plataformas“, respondeu Silvani a um seguidor na rede social.

Vimos no Via Trolebus

Share:

Presidente da CPTM atualiza status das obras de extensão da Linha 9 até Varginha


As obras da extensão na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, estão em curso. Atualmente a ferrovia liga Osasco até Grajaú, e vai ter mais duas paradas: uma em Mendes – Vila Natal e outra em Varginha. A estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar o serviço diariamente. O atendimento está sendo ampliado em 4,5 quilômetros.

O presidente da operadora, Pedro Moro, usou as redes sociais para informar o status das construções. Uma das frentes é o viaduto Jacopo Turriti que fica próximo à Estação Mendes-Vila Natal. “Já dá pra ver o andamento dos serviços de via permanente, AMVs e rede aérea”, diz postagem nas redes de Pedro Moro.


Sobre a estação Varginha, que tem sido vista com poucos ou nenhum trabalhador nos últimos meses, Moro postou imagens que mostram a montagem de estruturas para o mezanino. “E mais à frente na futura estação Varginha estamos instalando o cimbramento das futuras vigas, montagem de ferragens e armação das vigas de sustentação do mezanino”, diz a publicação:


A previsão é entregar Mendes-Vila Natal neste ano e Varginha em 2022.

Vimos no Via Trolebus


Share:

Linha 15-Prata do monotrilho vai receber 19 novos trens


A Linha 15-Prata do monotrilho deve receber mais 19 novos trens com a expansão ao leste, após Jardim Colonial, chegando até a Avenida Jacu Pêssego, e na extensão até o Ipiranga, onde fará integração com os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Atualmente, a Linha 15 conta com 27 trens que foram fabricados pela Bombardier. Ainda existe um saldo em contrato para a fabricação de 19 unidades que dependem de negociações com o governo de São Paulo para começarem a ser produzidas.

Alexandre Baldy questionado pela imprensa durante o anúncio das obras de ampliação do complexo de estações da Vila Prudente, não deu prazos concretos sobre o certame.

Falando ainda sobre a expansão do monotrilho até o Ipiranga, Baldy disseque haverá uma junção dos projetos das duas estações, para abrigas as linhas 10-Turquesa e 15-Prata. Esse processo deve agilizar os processos de expansão.

Baldy garantiu ainda que os recursos para a compra dos trens já estão garantidos e que as composições devem ser encomendadas assim que for iniciado as obras de expansão no sentido leste (Cidade Tiradentes). Com isso, será necessário a construção de um novo pátio, o da Ragueb Chonfi, que já está em projeto.

Vimos no Rede Noticiando

Share:

Metrô começa a instalar os postes para as portas de plataforma no Capão Redondo

O Metrô de São Paulo começou a instalação dos postes na plataforma da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, operada pela iniciativa privada.

Segundo Silvani Pereira, atual presidente do Metrô, “dos 55 postes previstos, já instalamos 18 durante a madrugada”.

Após essa fase dos trabalhos, será dado início a montagem das fachadas das portas de plataforma.

O Metrô de São Paulo é o responsável pela instalação das portas de plataforma da linha 5-Lilás. A concessionária ViaMobilidade, apenas administra e opera o ramal, e está cuidando da ampliação da estação Santo Amaro, que é uma contrapartida da concessão.

A meta do Metrô de São Paulo é que todas as estações da linha 5-Lilás, entre o Capão Redondo e Chácara Klabin, tenham os equipamentos de segurança instalados e já em pleno funcionamento até o final de 2021.

Vimos no Rede Noticiando

Share:

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole