A Acciona, responsável pela construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo [Brasilândia – São Joaquim] desde o mês de outubro, informou em seu site um balanço das primeiras semanas de obras, desde quando assumiu os trabalhos. A empresa de origem espanhola está construindo o eixo metroviário e será responsável por sua operação.
De acordo com o comunicado, houve seleção, contratação e treinamentos técnicos e funcionais de mais de 200 profissionais, além de adequação do canteiro VSE Tietê – onde ficarão as equipes administrativas e por onde saem os shields.
Outro ponto destacado foi a reforma do canteiro Guaicurus – onde ficarão centralizados os processos seletivos e treinamentos de equipes, e reforma e adequação do canteiro Santa Marina.
A empresa ainda informou que realizou serviços de limpeza e remoção de lixo e entulho de todos canteiros, bem como diálogo com a Prefeitura do Município de São Paulo para a realização de remoção de resíduos em ruas, calçadas e terrenos nos arredores.
Foi ainda realizado a recuperação, manutenção e pintura de tapumes, com conclusão prevista para o dia 15 de dezembro, além do isolamento de canteiros de obras.
Outros pontos de destaque são:
- Levantamentos topográficos;
- Levantamento de “As Built” (condições da construção, configurações arquitetônicas, hidráulicas, elétricas);
- Vigilância patrimonial e monitoramento constante dos canteiros;
- Leituras e interpretação dos instrumentos;
- Bombeamento e esgotamento de poços;
- Monitoramento e apoio ao desvio de tráfego e interdição de vias;
- Vistoria e elaboração de laudos de manutenção dos pórticos.
Escavações
Já no primeiro semestre de 2021 deve ocorrer o início das escavações das estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Santa Marina, Freguesia do Ó, Água Branca, PUC (Cardoso Almeida) e Angélica (Pacaembu).
Deste avanço altamente sincronizado depende o início da operação dos 2 TBMs (tatuzões), que farão a escavação dos túneis que conectam as estações. Enquanto um dos equipamentos avançará na direção norte, escavando 5km (em rocha), o outro seguirá sentido sul, percorrendo 10km (em solo).
Vimos no Via Trolebus
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