segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Baldy descarta reforma de trens da frota E do Metrô de São Paulo


A aposentadoria da frota E está mais próxima. Na segunda-feira, divulgamos que o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em uma reposta nas redes sociais, informou que com a aquisição de 44 novos trens, “logo não teremos mais composições sem ar-condicionado“.

Já nesta quarta-feira, o titular da pasta descartou a reforma do modelo, em outra resposta em sua conta no Instagram. “Neste momento estamos iniciando a compra de 44 novos trens. Entre modernização e compra de frota nova, escolhemos a compra de trens zero km e modernos, com toda tecnologia atualizada embarcada”, disse Baldy.


Novos trens

O Governo do Estado de São Paulo foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a obter operações de crédito para expansão da Linha 2-Verde e aquisição de novos trens. A informação consta no Diário Oficial do último sábado, 12 de dezembro de 2020, no caderno do Poder Legislativo. Trata-se do “projeto do Estado de São Paulo – Expansão da Linha 2 Verde e Aquisição de Material Rodante”.

Serão até US$ 599.601.826,91 autorizados para 44 novos trens que devem operar nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, além da expansão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente até a Penha.

Das 44 unidades, 22 deve operar no trecho novo da Linha verde, e os outros 22 serão usados nas linhas 1 e 3. A ligação entre Jabaquara e Tucuruvi e entre Itaquera e Barra Funda terão um upgrade no sistema de sinalização, o CBTC, que deve permitir colocar mais composições na via.

Os trens devem ter características parecidas com as frotas atuais, tendo seis carros, capacidade de transporte de 2.000 passageiros e ar condicionado. A novidade é que as composições terão passagem livre entre os carros, inéditos na operação destas linhas.

Vimos no Via Trolebus

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