segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Doria confirma regressão para a fase amarela da quarentena em todo o Estado


Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 30 de novembro de 2020, o Governador de São Paulo, João Doria, confirmou a volta de todo o estado para a fase amarela do Plano São Paulo, com maiores restrições no funcionamento de setores da economia.

Doria disse ainda que não haverá fechamento do comércio e nem postergação do retorno às aulas. Já Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, disse que as comparações entre os dados da saúde de ocorrer a cada sete dias, e não mais a cada 28 dias. A próxima classificação está agendada para o dia 4 de janeiro de 2021.

Funcionamento do comércio

Segundo ainda a secretário, o comércio deverá ter apenas 40% da capacidade, e não 60% do permitido na fase verde. O funcionamento deverá ser por apenas 10 horas por dia, e até as 22 horas. Há a proibição de eventos em pé.

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quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Autorizada licitação para 3º trecho do VLT da Baixada Santista, diz jornal


A terceira fase do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT na Baixada Santista teve sua licitação autorizada, de acordo com uma publicação no Diário do Litoral.

Apesar de não informar datas para obras, o texto diz que uma reunião realizada nessa terça-feira, 24 de novembro de 2020, os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, autorizaram a concorrência.


O trecho será entre São Vicente no Terminal Barreiros até o bairro de Samaritá, que está em fase final de estudos de engenharia e terá 7,5 km de extensão e 4 estações.

“Iniciamos a obra do 2º trecho e já autorizamos a licitação para a próxima etapa”, afirmou Baldy, de acordo com o texto. A ida do meio de transporte em Samaritá vai marcar a chegada do VLT  na Área Continental de São Vicente.

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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Portas de plataforma iniciam testes na estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás do Metrô

 

O Metrô de São Paulo iniciou os testes com as portas de plataforma na estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás. Apesar do eixo metroviário ser operado pela iniciativa provada, os trabalhos de instalação dos equipamentos estão a cargo da estatal. A informação sobre os testes foi postada nas redes sociais do presidente da companhia, Silvani Pereira:

Atualmente, oito estações da Linha 5-Lilás estão recebendo os equipamentos: Chácara Klabin, Moema, Campo Belo, Alto da Boa Vista, Largo Treze, Vila das Belezas, Campo Limpo e Capão Redondo. Apenas Santo Amaro e Giovanni Gronchi ainda não contam com intervenções, mas a segunda estação já conta com biombos para os trabalhos.

De acordo ainda com o presidente, a empresa trabalha para terminar a instalação em cinco estações ainda esse ano.

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terça-feira, 10 de novembro de 2020

Edital de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM pode sair neste mês

 

O prazo era para dezembro, mas agora representantes do Governo de São Paulo trabalham para lançar o edital de licitação da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para este mês de novembro.

A informação é do próprio secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais, que apresentou o projeto ao Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização. De acordo com Baldy, o leilão deve ser realizado ainda no primeiro trimestre de 2021.

“Serão diversas melhorias nas linhas como sinalização, energia, compra de novos trens, um novo centro de controle operacional e adequação de acessibilidade. Este projeto também faz parte do plano ‘Retomada 21/22’ apresentado pelo Governador João Doria, assim como o trem intercidades. A consulta pública da concessão teve 1684 contribuições e a modelagem final foi aprovada por unanimidade. A previsão de publicação do edital é ainda para mês de novembro e o leilão vai ser realizado no primeiro trimestre de 2021” – disse o titular da pasta.

O novo operador deverá prover a modernização de 35 estações, e a aquisição de mais de 30 novos trens, e que a medida deve ajudar na operação das demais linhas.

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segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Estação Jardim Colonial deve entrar na fase de acabamento no início de 2021


Neste final de semana foram lançadas as últimas vigas na futura estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata, e de acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira nas redes sociais, já há previsão para o terminal temporário do monotrilho entrar na fase final de construção, quando são executados os trabalhos de acabamento e instalação dos sistemas.

“Concluímos o lançamento da última viga-guia, na estação Jardim Colonial. Agora vamos concluir a borda da plataforma e a cobertura. Entraremos em 2021 com a fase final de acabamento e a montagem de sistemas“, disse Silvani em uma postagem.

Entrega em 2021

A ampliação do meio de transporte que corre por cima das avenidas Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello e Sapopemba, vai oferecer melhores alternativas de deslocamento aos moradores da Zona Leste e reduzir ainda mais o tempo de viagem.

 

De acordo com o Metrô, a redução já foi alcançada recentemente com o funcionamento da linha 15 até São Mateus, diminuindo em 50% o tempo de viagem até a região central da Capital. A entrega da estação Jardim Colonial está prevista para 2021.

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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Baldy promete “novidades” sobre a Linha 4 do Metrô em Taboão da Serra


Com promessa de entrega da Estação Vila Sônia no próximo semestre, a parada não será o ponto final da Linha 4-Amarela. O atendimento metroviário além dos limites da capital paulista, chegando a Taboão da Serra, é promessa há alguns anos, inclusive como peça de campanhas políticas.

A expansão da linha poderá ter “novidades” em breve, de acordo com uma reposta do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais. O titular da pasta, no entanto, diz que a extensão ainda está na fase de estudos:


Negociação com a ViaQuatro

Em abril, o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, disse em uma rede social em resposta a um usuário, que está sendo negociada a extensão da Linha 4-Amarela, de Vila Sônia até Taboão da Serra com a concessionária ViaQuatro:
 

A informação já havia sido divulgada em dezembro pelas redes sociais da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Não há por enquanto detalhes dessa negociação, mas uma das hipóteses é que a obra seria tocada em troca de prolongamento no tempo de concessão da empresa do grupo CCR.

A promessa é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. Quando candidato, o governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a extensão.


A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, a Chácara do Jóquei, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.

Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.

Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.

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