quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Metrô contrata projeto de alargamento de avenida para extensão da Linha 15 até a Jacu-Pêssego


O Metrô de São Paulo divulgou por meio de seu site nesta terça-feira, 29 de setembro de 2020, que assinou com consórcio EBEI-MK (Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura e MK Engenharia), a prestação de serviços técnicos especializados para elaboração dos projetos básicos para readequação viária da Avenida Ragueb Chochi, no trecho entre a Rua Fonte de Macaé e a Rua Lídia Maria.

A contratação deve estudar a região para futuramente ser contratadas as obras físicas de alargamento da via, que vai permitir construir as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego. Além disso, serão estudados as áreas de regulagem e baias operacionais na estação São Mateus e do sistema viário sul da estação Oratório.

Obras na estação Jardim Colonial | Foto: Metrô de São Paulo

Duas novas estações a partir de Jardim Colonial

De acordo com o documento, “as adequações e ajustes do sistema viário necessários à implantação do
sistema monotrilho, compreendendo calçadas, duas pistas com duas faixas (na primeira fase do projeto) e três faixas (na segunda fase) e canteiro central com inserção da estrutura do sistema monotrilho, incluindo a geometria da sua via permanente, ciclovia e paisagismo, com as adequações necessárias do sistema viário e paisagismo nos trechos onde estão localizadas as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego e também interligação com ciclovia no trecho entre Estação Jardim Colonial e o trecho necessário para operação dessa estação, contemplando desenhos, relatórios geotécnico e de edificações lindeiras, não se limitando a essas”.

O prazo de vigência do Contrato é de 18 (dezoito) meses, contado da data de sua assinatura.

Trechos até Ipiranga e Jacu-Pêssego do monotrilho da Linha 15 programados até 2024

As expansões do monotrilho da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Ipiranga, e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, entraram pela primeira vez no Relatório de Empreendimentos do Metrô, datado do mês de agosto. Junto com as extensões, há também menção ao Pátio Ragueb Chohfi, e os prolongamentos estão previstos para 2024, de acordo com o documento. Se a meta (otimista) for concluída, a Linha 15 passará a ter 14 estações, e deve receber um movimento maior de passageiros.

Em pauta, mas sem previsão concreta de obras

Em uma resposta a um usuário nas redes sociais, o presidente do Metrô Silvani Pereira, disse que as duas extensões do monotrilho da Linha 15-Prata seguem “em pauta pelo governo e estão em fase de projeto”.

Vimos no Via Trolebus

 

 

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Trechos até Ipiranga e Jacu-Pêssego do monotrilho da Linha 15 programados até 2024

A expansão do monotrilho da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Ipiranga, e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, entraram pela primeira vez no Relatório de Empreendimentos do Metrô, datado do mês de agosto. Junto com as extensões, há também menção ao Pátio Ragueb Chohfi, e os prolongamentos estão previstos para 2024, de acordo com o documento. Se a meta (otimista) for concluída, a Linha 15 passará a ter 14 estações, e deve receber um movimento maior de passageiros.

Em pauta, mas sem previsão concreta de obras

Em uma resposta a um usuário nas redes sociais, o presidente do Metrô Silvani Pereira, disse que as duas extensões do monotrilho da Linha 15-Prata seguem “em pauta pelo governo e estão em fase de projeto“:


 A Linha 15-Prata liga as estações Vila Prudente e São Mateus. Atualmente a área de manobra de trens está sendo instalada após a estação Jardim Colonial, parada em obras e prometida para 2021.

 


Prazos das extensões

A extensão do monotrilho entre a Vila Prudente e a estação Ipiranga, em conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM, deve ter seus projetos recontratados neste semestre, segundo o site Metrô/CPTM.

Segundo a publicação, e-mails trocados com a empresa que realizaria o alteamento de linhas de transmissão, apontam que os projetos deverão ser recontratados neste semestre.

O projeto já havia sido anunciado no começo da década, mas acabou sendo deixado de lado depois que o governo estadual acabou focando nas obras que estavam em andamento.


Ainda neste ano, segundo fala de 2019

Em dezembro de 2019, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que em 2020 seria iniciada a extensão até a estação Ipiranga.

De acordo com o governador João Doria, até dezembro de 2022 as intervenções devem ser realizadas no segundo trecho entre as estações Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes.

As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa na entrega das estações São Mateus, Fazenda da Juta e Sapopemba.

600 mil passageiros por dia

De acordo com Baldy nesta coletiva, o trecho entre Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes deve atender a uma demanda de 600 mil passageiros por dia, ou seja, o dobro esperado para quando o monotrilho operar integralmente entre São Mateus e Vila Prudente. Quando totalmente pronta, a linha 15 contará com 26,6 km de extensão e 18 estações.

Vimos no Via Trolebus

Jornal diz que Baldy reassume secretária dos transportes metropolitanos nessa semana

Alexandre Baldy, secretário licenciado dos transportes metropolitanos de São Paulo, afastado do cargo após acusação de corrupção pela lava a jato e prisão, pode reassumir o cargo na próxima quinta-feira, de acordo com publicação de Lauro Jardim, do “O Globo”. A operação contra ele foi suspensa por Gilmar Mendes.

Há suspeitas de corrupção em áreas da saúde. A assessoria do secretário licenciado diz que “Alexandre Baldy é empresário e industrial, tem sua vida pautada pelo trabalho, correção e retidão, seja no setor privado ou público”.

A nota diz ainda que o ex-ministro “sempre esteve e segue à disposição para esclarecer quaisquer questões sobre a sua vida ou as funções públicas as quais exerceu“.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Metrô, CPTM e EMTU terão app com previsão de chegada de trem e ônibus


Um aplicativo deve prever a chegada das composições no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, além dos ônibus gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU.

A secretaria dos Transportes Metropolitanos, em publicação no Diário Oficial do Estado, divulgou que foi criado um grupo de trabalho para desenvolvimento da ferramenta. O Via Trolebus ouviu fontes que davam conta com o app já vinha sendo desenvolvido por técnicos das operadoras há meses. Como informa a publicação oficial, a ferramenta ajudaria os passageiros a traçar as melhores rotas, por meio do banco de dados das operadoras.

Na CPTM e nas linhas da EMTU, por exemplo, o app será bem útil sobretudo nos domingos, onde nos dois sistemas o intervalo entre partidas pode ser bem demorado.

Vimos no Via Trolebus

 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Todos os trens da Linha 7 da CPTM que partem de Jundiaí passam a ir direto ao Brás

As composições da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que partem de Jundiaí, devem seguir viagem direto ao Brás, sem que passageiro tenha que desembarcar em Francisco Morato.

A viagem entre os dois terminais deve ser reduzida em 10 minutos. A medida não vale para todos os trens que partem do Brás rumo a Francisco Morato. As viagens diretas entre Brás e Jundiaí devem ser intercaladas com o atendimento prioritário entre São Paulo e Francisco Morato. A medida já está valendo nesta quinta-feira, 17 de setembro.

O fim da transferência em Francisco Morato para quem sai das estações que atendem a extensão da Linha 7-Rubi beneficiará 22 mil pessoas diariamente.


Brás “efetivado” como ponto final, por enquanto

A linha 7 tinha como ponto final, a estação da Luz. Mas, a partir de novembro de 2019 o atendimento de segunda a sexta passou a ter o Brás como destino. Por conta da pandemia, a CPTM suspendeu atendimentos das linhas, entre eles o Expresso Linha 10 +, que funcionava aos sábados, abrindo caminho para os trens que vem de Jundiaí também aos sábados e domingos no Brás.

Vimos no Via Trolebus

Trecho de 2,1 km do Corredor Itaquera-Líder entra em operação no dia 3 de outubro, diz SPTrans

Espaço é entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido

A partir do dia 03 de outubro de 2020, um trecho de 2,1 km do corredor Itaquera-Líder entra em operação com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

Oito linhas, sendo uma noturna, vão passar a circular pelo espaço entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg.

Os serviços são:

4036/10 Metrô Itaquera – Term. Vila Carrão

4001/10 Itaquera – Term. Vila Carrão

4007/10 Cohab Juscelino – Term. Vila Carrão

403A/10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha

407J/10 Jd. Soares – Metrô Tatuapé

4314/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II

4314/21 Inácio Monteiro – Term. Vila Carrão

N405/11 Term. Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

Já outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

As paradas à esquerda são:

Parada Francisco Munhoz Filho

Parada Miguel Melo Alvim

Parada Maria Luiza Americano

Por meio de nota, a SPTrans diz que está treinando técnicos e fiscais para orientar motoristas e passageiros e que, quando pronto integralmente, o corredor terá 10,4 km entre ao Terminal Vila Carrão e o Polo Institucional de Itaquera

Segurança

Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.

Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Histórico

Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da SMT e SPTrans.

O corredor completo terá 10,4 km e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das Avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

Vimos no Diário do Transporte
 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Estação provisória de Francisco Morato da CPTM começa a ser demolida

A estação provisoria de Francisco Morato, que durou dez anos para atendimento dos passageiros enquanto a nova parada era construída, está sendo desmontada. Imagens do perfil Diário da CPTM no twitter mostram o desmonte da estrutura:

 

Junto com as plataformas temporárias, o passageiro também se livrou de problemas, como goteiras em tempos de chuvas e alagamentos. A previsão é que depois do desmonte, as vias férreas sejam alinhadas.


Conexão com Campinas

No futuro, após a concessão da Linha 7-Rubi junto com o Trem Intercidades, o local vai abrigar o chamado Trem Intermetropolitano, que deve conectar a região com Campinas. Trata-se da extensão operacional entre Francisco Morato e Jundiaí, que será ampliado até Campinas, com paradas em Valinhos, Vinhedo e Louveira.

A previsão é que a licitação seja lançada no ano que vem. As audiências públicas devem ocorrer até novembro.

Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ViaMobilidade promove ação da Campanha Pela Vida

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás do Metrô, promove nesta quinta-feira, 10 de setembro, na Estação Capão Redondo a ação “Campanha pela Vida – Não só em Setembro“. A iniciativa é uma parceria da concessionária com a Força Jovem União (FJU), responsável pelo projeto Help, e tem por finalidade ajudar pessoas que sofrem com complexos, bulimia, abusos, traumas, bullying, síndrome do pânico e ansiedade, problemas que podem levar a pensar em suicídio.

A campanha prosseguirá uma vez por mês nas estações da Linha 5-Lilás até dezembro de 2020, sempre no mesmo horário, das 14h às 16h.

Nos últimos meses, o projeto Help tem feito mobilizações nas estações da Linha 5-Lilás, realizando por meio de um “cantinho do desabafo”, uma escuta fraterna e a disponibilização de um número de telefone nacional para atendimento on-line (4200-0034) caso a pessoa solicite. As mesas do cantinho do desabafo estarão montadas respeitando as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao coronavírus e colaboradores da concessionária orientarão os passageiros para que mantenham o distanciamento físico correto.

Serviço:

“Campanha pela Vida – Não só em Setembro”
Horário: Sempre das 14h às 16h

10 e 22 de setembro
Local: Estação Capão Redondo – Av. Carlos Caldeira Filho, 4261

20 de outubro
Local: Estação Santa Cruz – Av. Domingos de Morais, 2474

24 de novembro
Local: Estação Largo Treze – Av. Padre José Maria com R​. Barão do Rio Branco

15 de dezembro
Local: Estação Chácara Klabin – Rua Vergueiro, 3800

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Estação Francisco Morato é a primeira e última inauguração em 2020 na malha metroferroviária

A entrega de uma nova estação de trem ou metrô, sempre movimenta o bairro que recebe o novo equipamento, e os maiores beneficiados são os usuários.

Nesta terça-feira, 1º de setembro de 2020, os passageiros na Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, passaram a contar com a nova estação Francisco Morato. A nova parada conta com uma fachada ampla, e grandes plataformas, além de escadas rolantes, elevadores, e outros itens que devem aumentar o conforto de quem usa o meio de transporte.

No entanto, a entrega do novo prédio foi o primeiro e último grande evento na rede metroferroviária na região metropolitana de São Paulo, ocorrido no ano marcado na história pela pandemia.

As três últimas estações entregues na rede foram Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, no monotrilho da Linha 15-Prata, sendo abertas para a população em 16 de dezembro de 2019. Há a expectativa de que a próxima parada a ser aberta seja a Vila Sônia, na Linha 4-Amarela, mas somente no primeiro semestre de 2021.


No ano que vem, também há planos de entregar Jardim Colonial, na Linha 15-Prata e Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda.

Uma outra estação ainda deve ficar pronta neste meio tempo: Morumbi integração da Linha 17-Ouro do monotrilho com a Linha 9. Mas a nova parada só será usada com a entrega da Linha 17, sem prazo para iniciar suas operações.

Vimos no Via Trolebus