O Metrô de São Paulo prevê abrir um chamamento público para o
fornecimento de 44 novas composições. A informação consta no Relatório
Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, e a aquisição consta em “Projetos
e Metas 2020”.
O documento não cita a forma de aquisição e tão pouco para quais
linhas seriam destinadas estas composições. Mas a empresa deve precisar
de 22 composições para a extensão da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a
Penha. Os outros 22 seriam como reforço de frota nas linhas 1-Azul e
3-Vermelha, além da própria linha verde.
A ligação entre Jabaquara e Tucuruvi e entre Itaquera e Barra Funda
terão um upgrade no sistema de sinalização, o CBTC, que deve permitir
colocar mais trens na via.
Uma das formas que foi estudada para o recebimento da nova frota em
2018, foi por meio de leasing, um termo em inglês que significa Locação
Financeira ou Arrendamento Mercantil onde é feito um contrato adquirindo
um bem escolhido pelo cliente que pagará por um prazo determinado. O
modelo é bastante usado na aviação.
De acordo com o chamamento nº 12/2018, os trens poderão ser usados
nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e devem ter características
parecidas com as frotas atuais, tendo seis carros, capacidade de
transporte de 2.000 passageiros e ar condicionado. A novidade é que as
composições terão passagem livre entre os carros, inéditos na operação
destas linhas.
No entanto, no documento mais recente da companhia, não consta o modelo de aquisição.
Vimos no Via Trolebus
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