quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coronavírus: Passageiros terão que usar máscaras no Metrô, na CPTM e na EMTU

O governo de São Paulo pretende vetar o acesso dos passageiros aos trens do Metrô e da CPTM, e os ônibus da EMTU, que estiverem sem máscara facial, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Em uma rede social, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que busca a viabilidade para entregar máscaras a todos os passageiros do transporte público do governo de SP, por 7 dias, sendo que após este período, o acesso será permitido somente por pessoas utilizando máscaras.

O governo reforçou a limpeza nos trens, ao fim das viagens, focando nos locais onde os passageiros mais tocam com as mãos, como os balaústres. A principal medida para evitar a contaminação, no entanto, continua sendo evitar a aproximação com outros passageiros e higienizar as mãos sempre que possível.

O estado de São Paulo registrou 224 novas mortes por coronavírus em 24 horas e o total subiu para 2.049, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta terça-feira, 28 de abril. Já são 24.041 casos confirmados da Covid-19 no estado.

Vimos no Rede Noticiando

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Metrô prevê abrir chamamento público para o fornecimento de 44 novos trens

O Metrô de São Paulo prevê abrir um chamamento público para o fornecimento de 44 novas composições. A informação consta no Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, e a aquisição consta em “Projetos e Metas 2020”.

O documento não cita a forma de aquisição e tão pouco para quais linhas seriam destinadas estas composições. Mas a empresa deve precisar de 22 composições para a extensão da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha. Os outros 22 seriam como reforço de frota nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, além da própria linha verde.

A ligação entre Jabaquara e Tucuruvi e entre Itaquera e Barra Funda terão um upgrade no sistema de sinalização, o CBTC, que deve permitir colocar mais trens na via. 

Uma das formas que foi estudada para o recebimento da nova frota em 2018, foi por meio de leasing, um termo em inglês que significa Locação Financeira ou Arrendamento Mercantil onde é feito um contrato adquirindo um bem escolhido pelo cliente que pagará por um prazo determinado. O modelo é bastante usado na aviação.

De acordo com o chamamento nº 12/2018, os trens poderão ser usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e devem ter características parecidas com as frotas atuais, tendo seis carros, capacidade de transporte de 2.000 passageiros e ar condicionado. A novidade é que as composições terão passagem livre entre os carros, inéditos na operação destas linhas.

No entanto, no documento mais recente da companhia, não consta o modelo de aquisição. 

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Linha 5-Lilás do Metrô tem quatro frentes de trabalhos para instalar portas de plataforma

Os trabalhos de implantação das portas de plataforma na Estação Alto da Boa Vista, na Linha 5-Lilás do Metrô, prosseguem, e as estruturas começaram a tomar forma, segundo uma publicação do presidente da companhia, Silvani Alves Pereira, no Instagram.

De acordo com Silvani, já foram instaladas as portas de plataforma em 7 estações na Linha 5-Lilás e há atualmente outras quatro frentes de montagem simultâneas.

Os trabalhos estão sendo feitos também em Moema, Campo Belo e Chácara Klabin. Em breve será iniciada a montagem das divisórias em Largo Treze e Campo Limpo. A linha 5 terá todas as portas de plataforma até o final de 2021 e todas as estações do Metrô até o final de 2022:



Vimos no Via Trolebus