sexta-feira, 25 de outubro de 2019
CPTM terá intervalos fixos aos sábados e domingos
Os intervalos médios terão no máximo 35 minutos a partir de sábado à noite até o final da operação de domingo, quando a demanda é 70% menor.
A partir do próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro, a CPTM altera a grade dos intervalos médios programados, entre o final da noite de sábado e durante toda a operação comercial de domingo. Os intervalos terão em média até 35 minutos neste período. A medida é necessária para a execução das obras de melhorias e manutenção na via, nos sistemas de energia e nas próprias estações da Companhia.
A concentração das intervenções entre a noite de sábado e o domingo ocorre por conta da baixa demanda de passageiros neste período. Para se ter ideia, em comparação aos dias úteis, quando são transportados cerca de 3 milhões de pessoas, aos sábados o volume de passageiros é 58% menor e no domingo reduz até 70% deste total.
As obras devem começar a partir das 21h do sábado com término previsto à meia-noite de domingo. Estes horários programados somam-se ao período da madrugada e aos feriados, quando a CPTM aproveita a redução de passageiros no sistema para realizar as intervenções, visando oferecer um serviço cada vez mais rápido e confiável nos horários de maior movimento.
As equipes da CPTM manterão avisos ao público nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, os passageiros podem ligar para a Central de Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas pelo app CPTM Oficial ou site www.cptm.sp.gov.br.
Vimos na CPTM
quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Trens da frota F podem voltar em 60 dias para a Linha 5-Lilás do Metrô
Os trens da frota F podem voltar a operação em 60 dias, de acordo com
informações do Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de
São Paulo, Alexandre Baldy, segundo reportagem do Diário do Transporte.
Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, o titular da pasta e
autoridades entregaram o acesso da estação Capão Redondo reformado.
Segundo Baldy, serão sete composições acrescentadas, que serão usadas
para reforço da frota da Linha 5-Lilás, que liga o Capão Redondo a
Chacara Klabin.
Os trens da antiga frota F deixaram a Linha 5 depois que o sistema de
sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train
Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em
Comunicação, começou a ser usado no ramal em 2017.
A agora chamada de Frota 500 fase I é do modelo Metropolis e
foi fabricada pela empresa Alstom entre os anos de 2001 a 2002,
adquirida para compor a frota nova de veículos que prestariam serviços
na linha recém-inaugurada a época.
Também em 2017, começaram a operar os trens da antiga frota P, cujo
as 26 unidades foram produzidas pela Caf. Estes trens atualmente são
chamados de frota 500 fase II.
Vimos no Via Trolebus
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Conselhos de preservação histórica aprovam reforma das estações Brás e Jundiaí da CPTM
Dois órgãos de defesa do patrimônio histórico na cidade e estado de
São Paulo aprovaram reformas de duas estações da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos – CPTM.
O Condresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio
Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo” aprovou pedido
da operadora para restaurar a fachada da Estação Brás, no acesso da
Avenida Rangel Pestana com Rua Domingos Paiva.
Já o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico,
Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, por sua vez, aprovou o
projeto de restauro da Estação Jundiaí.
Segundo a conselheira Marianna Boghosian ligada a prefeitura, em um
despacho publicado nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2019, o projeto
de restauro segue todos os parâmetros de preservação histórica. No caso
de Jundiaí, o projeto executivo de restauro foi aprovado.
quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Linha da SPTrans que atende o Jardim Helena terá alteração em seu itinerário a partir do próximo sábado, dia 5
A partir do próximo sábado, dia 5 de outubro, a linha 233A/10 Jd. Helena – Ceret passará a
atender até o Terminal Vila Carrão e terá a denominação 233A/10 Jd. Helena –
Term. Vl. Carrão.
Os
passageiros interessados na ligação com o Parque Ceret deverão descer na Av.
Itaquera na altura do N° 737 e utilizar a linha 233C/10 Term. A. E. Carvalho
– Ceret.
No
sentido contrário, os passageiros deverão utilizar a linha 233C/10 Term. A.
E. Carvalho – Ceret e desembarcar na Avenida Itaquera Nº 744, onde poderá
fazer a integração com a linha 233A/10 Jd. Helena – Term. Vl. Carrão.
Confira o novo itinerário e programe sua viagem:
233A/10 Jd. Helena – Term. Vl. Carrão.
Ida: Praça Craveiro do
Campo, prosseguindo normal até Av. Itaquera, Av. Dezenove de Janeiro, Term. Vl.
Carrão – plataforma B.
Volta: Term.
Vila Carrão, Av. Dezenove de Janeiro, Rua Juvelina Ferreira de Assis, Rua
Cururipe, Rua Irapuan Vasco Campos, Av. Itaquera, prosseguindo normal até Praça
Craveiro do Campo.
Vimos no Via Coletivo