quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura de São Paulo suspende implantação de ônibus sem posto para cobradores

A Prefeitura de São Paulo decidiu, nesta terça-feira (30), suspender a implantação de veículos sem o posto de cobrador nos novos ônibus da capital paulista. A decisão foi divulgada após uma reunião entre Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMMT), representantes da SPTrans e Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas). 

Em junho, uma carta circular foi emitida pela SPTrans e recomendava que as empresas donas dos ônibus alterassem os desenhos dos coletivos “padron” (veículos com até 15 metros de comprimento) e básicos, buscando eliminar a cadeirinha do cobrador. 

Só não entrariam nessa autorização os ônibus articulados ou biarticulados, que têm capacidade para mais passageiros. 

Em nota, a SMMT afirmou que "o assunto será debatido pela comissão criada para desenvolver um projeto de requalificação dos cobradores de ônibus".

Sindicato e SPTrans

Em junho, a SPTrans disse que nenhum trabalhador será demitido, afirmando que os profissionais já passam pelo processo de reciclagem. A empresa acrescenta que apenas 5% das tarifas são pagas em dinheiro. 

Já o SindiMotoristas estimou que 20 mil trabalhadores podem ser afetados com essa nova recomendação, e que nem todos têm aptidão para migrar para outras profissões, como a de motorista ou de técnico de manutenção. 

"Se não houver discussões, na força não vai rodar. Isso nós podemos assegurar. O sindicato não permitirá que as empresas operem sem o cobrador e sem uma ampla discussão profissional e com os trabalhadores", declarou Francisco Xavier da Silva Filho, secretário-geral do SindMotoristas. 

Vimos no G1

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Greve de ônibus em São Paulo pode ser realizada na quarta, 31, e prefeitura divulga nomes dos membros de comissão sobre recolocação de cobradores

Ônibus padrons e básicos poderão vir configurados assim. Com a caixa de cobrança ao lado do motorista. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Ao menos 260 ônibus devem ser tirados do sistema em agosto e a partir de 02 de setembro, veículos novos dos tipos padron e convencional do subsistema estrutural já poderão ser incluídos sem o posto do cobrador. Sindmotoristas está preocupado com redução de frota e demissões.


ADAMO BAZANI
O Sindmotoristas, que é o sindicato que representa os trabalhadores dos transportes urbanos da capital paulista, anunciou que vai fazer uma assembleia na próxima segunda-feira, 29 de julho de 2019, para decidir uma possível greve de ônibus em São Paulo na quarta-feira, 31.

Em plenária sobre o Dia dos Motoristas, realiza nesta quinta-feira, 25, no “CMTC Clube”, zona Norte da Capital, a entidade sindical definiu um plano de ação contra o que considera risco de perdas de empregos de motoristas e cobradores.

Entre as ações previstas pelo sindicato estão: “distribuição de um jornal do sindicato denunciando em detalhes a armação por trás do processo licitatório e convocando uma grande assembleia, em frente à sede da entidade, já para a próxima segunda-feira (29), com o objetivo de aprovar a greve da categoria quarta-feira (31), no mesmo dia do julgamento da licitação.”

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 31, a Justiça responde aos embargos de declaração impetrados pela prefeitura sobre a decisão que considerou ilegal o prazo de 20 anos de concessão previsto na licitação do sistema da cidade. Dependendo da decisão, a prefeitura pode validar a assinatura dos contratos com as empresas, ajustar estes contratos para 15 anos, o que mudaria toda a forma de remuneração das viações, ou mesmo, invalidar a concorrência e começar tudo do zero de novo.

Por meio de nota, o sindicato ainda informou que, além da paralisação dos ônibus no dia 31, os motoristas e cobradores podem realizar uma passeata da avenida Paulista até a sede da prefeitura, na região central.

“Na assembleia, será proposta, além da paralisação, uma passeata dos trabalhadores em transportes saindo do sindicato, passando pela Avenida Paulista, Consolação até à sede da Prefeitura, na região central da cidade.”

Em primeira mão, com base em documentos oficiais, o Diário do Transporte mostrou nesta quinta-feira, 25, que a gestão Bruno Covas pode retirar de circulação 260 ônibus do subsistema estrutural, formado pelas empresas mais tradicionais que operam coletivos maiores. Os novos contratos emergenciais com as viações já incorporaram o modelo operacional previsto na licitação dos transportes, com a criação de um grupo de linhas intermediário, chamado subsistema de articulação regional (entre os bairros) e a redução de frota.

O Sindmotoristas acredita que pode haver demissões com esta redução de frota.

A redução determinada pela gestão Bruno Covas, por meio dos contratos emergenciais, só afeta os subsistemas estrutural e de articulação regional (ônibus grandes e básicos). O subsistema local, formando pelas empresas que tiveram origem nas cooperativas de lotação, não é atingido.
Relembre e veja os contratos com a frota reduzida:


Outra preocupação do Sindmotoristas é sobre o fim dos cobradores de ônibus na cidade de São Paulo.

Como também revelou o Diário do Transporte, uma circular da SPTrans permite que a partir de 02 de setembro, os novos ônibus básicos e padrons que forem incorporados ao sistema podem vir sem o posto de cobrador. Articulados e biarticulados novos ainda terão o posto de cobrança.

A forma como foi informada a nova frota, por meio de uma circular mandada por e-mail, também causou desconforto entre os trabalhadores.

As empresas que surgiram das cooperativas já atuam sem cobradores.

Poder público e viações dizem que não haverá demissões de cobradores por causa dessa portaria.
A prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 26 de julho de 2019, a relação dos integrantes da Comissão que vai discutir como requalificar e reaproveitar no próprio sistema de transportes coletivos os cobradores de ônibus na capital paulista que, gradativamente, vão acabar perdendo na prática seus postos de trabalho.

Atualmente, segundo a SPTrans, apensas 6% dos passageiros na cidade de São Paulo pagam a tarifa em dinheiro.

A comissão cujos nomes foram divulgados nesta sexta-feira, 26, é formada por membros do poder público, sindicatos dos trabalhadores e representantes das empresas de ônibus.

Acompanhe a relação:
SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
Edson Caran (Secretário de Transporte ), Hugo Koga, Gilberto Rodrigues Pereira.
SPTrans –  São Paulo Transporte (gerenciadora de transportes)
Paulo César Shingai (presidente SPTrans); Wagner Chagas Alves; Marcelo José de Almeida; Sebastião Ferreira Braz; Antonio Hamilton de Carvalho; Elizabeth Yukiko Tagata; Evelyn Bareto Santiago
Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo
José Valdevan de Jesus Santos (presidente licenciado); Valmir Santana da Paz (presidente em exercício); Valdemir Santos Soares; Francisco Xavier da Silva Filho; Almerindo Santos Oliveira.
SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo:
Carlos Alberto Fernandes Rodrigues de Souza; Antonio Roberto Pavani Junior; Antonio Sampaio Amaral Filho; Wagner Palma Moreira; João Carlos Fernandes.






Vimos no Diário do Transporte

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Doria se reúne com chineses para apresentar programa de privatizações de ferrovias e Metrô

O Governador João Doria divulgou nesta noite de terça-feira, 23 de julho, um vídeo em suas redes sociais onde fala sobre uma reunião com representantes da China Railway Construction Corporation Limited, uma empresa de construção estatal com sede em Pequim, na China, que é a segunda maior empresa de construção e engenharia do mundo em receita em 2014:

Nas palavras do governador, os chineses poderão ser parceiros importantes no programa de privatizações que deverá ser detalhado no segundo semestre. As ações devem incluir entre diversas áreas, o setor de ferrovias e metrô.

Doria também contou que em dez dias, deve viajar ao país asiático em busca de parcerias.
Trem Intercidades
O Governador deu declarações a respeito da viagem em entrevista a um jornal do Vale do Paraíba, “O Vale”. Doria falou a respeito do trem intercidades:

“Vamos à China no dia três de agosto, um dos projetos que vamos levar é o Trem Intercidades, estamos convencidos de que em programa de concessão, os investidores chineses estarão entre os mais desejosos de investir nessa linha”, disse o governador paulista em uma entrevista ao site.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Obras de modernização e manutenção alteram circulação da CPTM neste fim de semana (13 e 14 de julho)

Devido às obras de modernização e manutenção neste fim de semana, 13 e 14 de julho, algumas linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens. No sábado, haverá obras somente na Linha 12-Safira à noite. No domingo, haverá alteração da circulação em seis linhas. Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado, 13/07

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Domingo, 14/07

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)

Das 4h às 7h, haverá obras de modernização no sistema de sinalização nas proximidades da Estação da Luz. Nesse período, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Francisco Morato. 

Das 7h até 19h, as obras de modernização serão realizadas na via no trecho entre as estações Perus e Caieiras.  Nesse período, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h até meia-noite, serão feitas obras de modernização na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina.  O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização na via e no sistema de energia entre as estações Jurubatuba e Grajaú. Das 8h às 19h, também haverá obras de modernização no sistema de sinalização entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo médio dos trens será:
Das 6h às 8h: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Das 8h às 19h: de 26 minutos em toda a linha
Das 19h até meia-noite: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, haverá serviços na via nas proximidades da Estação Tatuapé e no sistema de energia nas proximidades da Estação Suzano. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também será realizada manutenção na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

Domingo: devido às obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.
 
Vimos na CPTM

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Trens da série 7000 passam a operar na Linha 10-Turquesa da CPTM

A dança nas cadeiras das frotas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM já começou. Desde o último final de semana, unidades da série 7000 foram realocadas da Linha 9-Esmeralda para a 10-Turquesa. Há a informações de que o pátio Mauá está cheio com trens da série.

A expectativa era que as composições, que entraram em operação a partir de 2010, passassem a prestar serviços já na quarta-feira, 10 de julho. Mas segundo nosso leitor Cimas Pereira, unidades da série já operaram nesta manhã de segunda-feira.
Trem da série 7000 na Linha 10 | Foto: Cimas Pereira
Serão 12 unidades que servirão passageiros na ferrovia entre o Brás e Rio Grande da Serra, abrindo caminho para a aposentadoria dos trens da série 2100.

Já a linha 9-Esmeralda, que cedeu os comboios, receberá o reforço de composições da série 8000, vindos da linha 8-Diamante, que tinha a sua disposição 36 unidades, mas que usava em média 20 trens na operação.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Neste feriado, CPTM fará obras em algumas linhas e terá Expresso Copa no sábado

Confira a programação para planejar a sua viagem

Durante o feriado prolongado de 9 de julho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras em algumas linhas, com alteração nos intervalos entre os trens. As mudanças serão entre os dias 6 e 9 de julho.

Neste período, também funcionará o Expresso Copa América para atender aos torcedores que vão à Arena Corinthians em Itaquera, no sábado (06). O serviço entrará em operação na Linha 11-Coral, com três viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera. O trem partirá às 14h, 14h30 e 15h. O jogo será entre Argentina e Chile, na disputa pelo terceiro lugar da Copa América de Futebol.

Na segunda-feira (08), todas as linhas funcionarão normalmente. Confira a programação completa dos demais dias e planeje a sua viagem:

Sábado, 6/07

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Serviço Expresso Copa:
Os trens diretos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera partirão nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. O embarque será realizado na plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem metropolitano, R$ 4,30. 

Os passageiros também poderão utilizar o serviço regular da linha com trens que partirão da Estação da Luz a cada 8 minutos. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Domingo, 07/07

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí para realização de obras de modernização na via. Os passageiros poderão utilizar ônibus gratuito para percorrer o trecho. Também haverá obras na Estação da Luz. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Luz e Campo Limpo Paulista. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Barueri e Jandira.  O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Jurubatuba e Grajaú e entre Pinheiros e Cidade Jardim. A circulação será dividida em dois trechos:

De Osasco a Socorro: intervalo médio entre os trens de 18 minutos. 
De Socorro a Grajaú: intervalo médio entre os trens de 28 minutos.

Quem desejar prosseguir viagem nos dois sentidos terá que trocar de trem na Estação Socorro. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio e nas proximidades da Estação Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Segunda, 08/07

Operação normal. Não haverá obras. 

Terça, 09/07

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.  

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 4h às 19h, os trabalhos serão realizados na via entre as estações Mooca e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.  Também haverá serviços nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart e nas proximidades da Estação Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.

Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar somente com trens novos

Composições de 1987 que ainda circulavam entre Francisco Morato e Jundiaí foram retiradas de circulação

A Linha 7-Rubi funciona agora somente com trens novos. A partir desta semana, somente composições com ar-condicionado e salão contínuo de passageiros da série 9500 circulam entre as estações Luz e Jundiaí. Assim, saem de cena os trens da série 1700 que fizeram história na ferrovia do país.

Eles entraram em circulação em 1987 com a pompa de serem os trens mais velozes do Estado de São Paulo. Foram os primeiros a contar com oito vagões e chegaram trazendo um novo sistema de motor. Em seus dias de glória na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Rede Ferroviária Federal, os passageiros se aglomeravam na plataforma para esperá-los, pois possuíam mais bancos e espaço interno maior em relação às demais composições da época.

Após cerca de 60 milhões de quilômetros rodados, o que equivale a 156 viagens da Terra à Lua, ainda circulavam até a semana passada no trecho entre Francisco Morato e Jundiaí. A CPTM estuda o destino que será dado às composições.

As 12 unidades foram fabricadas pela Marfesa, a maior e mais importante indústria ferroviária nacional da época, que foi vendida para a iniciativa privada em 1995. A frota foi incorporada à CPTM em 1992, quando a empresa foi criada. A Companhia herdou as linhas da CBTU, do governo federal, e da Fepasa, do governo estadual. A cor original dos 1700 era prata. Na reforma feita no ano 2000, foram pintados de azul e tiveram todos os sistemas revisados ou trocados. 

Apesar de entender que a renovação da frota faz parte dos avanços tecnológicos, o funcionário da oficina da Lapa José Antonio Suarez fica emocionado quando fala sobre a aposentadoria das unidades 1700. Ele acompanhou os testes dos trens desde a fábrica, antes de entrarem em operação na CBTU, e a manutenção durante todos os quase 32 anos de vida das composições. “Sinto como se fosse um companheiro indo embora. Vi nascer, crescer, passamos por momentos difíceis e outros muito bons. Vai ser sempre uma boa recordação”, conta.

Também há passageiros saudosistas. Conceição Alves, 63 anos, auxiliar de enfermagem, diz que gostava das viagens nos trens antigos, que estava acostumada com o vento das janelas. Sabe, contudo, que agora é a vez da série 9500 escrever sua história. 

Para outros passageiros, porém, o conforto dos novos trens fala mais alto. Ismael Júnior, assistente de logística, 28 anos, elogia principalmente a diminuição do barulho devido às janelas vedadas. A estudante Paloma Olsen, 18 anos, compartilha da mesma opinião e destaca que agora pode ler durante o trajeto mais tranquilamente. 

Renovação da frota
A renovação de toda a frota da Linha 7-Rubi, que transporta quase meio milhão de passageiros por dia, foi possível após a entrega no dia 27 de junho da última composição dos 30 trens fabricados pelo Consórcio Hyundai-Rotem. 

As composições integram o lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado a fim de aprimorar o transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Já entraram em operação 64 delas, sendo 30 para a Linha 7 e 34 para a Linha 11-Coral. A última deve ser entregue até o fim do ano para a Linha 11.

Além de ar-condicionado e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os novos trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Há sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais. As composições dispõem ainda de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
 
A CPTM está readequando a frota conforme a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 169 novos trens em todas as linhas da Companhia.
 
Vimos na CPTM

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Governo de São Paulo anuncia substituição do monotrilho da Linha 18 por BRT

Durante coletiva de imprensa realizada no palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória junto com secretários e prefeitos da região do ABC, anunciou a substituição do monotrilho da Linha 18-Bronze por um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit.

Nas palavras do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, o sistema poderá conter ônibus elétricos e sistema de pré embarque nas paradas.

A licitação de escolha do operador será feita pela EMTU.
Confira transmissão ao vivo da coletiva  feita pelo canal do Via Trolebus no YouTube:

 

Fim da linha para os trens da Série 2100
Outro anúncio feito foi a substituição de toda a frota da linha 10-turquesa, dos trens da série 2100, por composições mais novas, já a partir da semana que vem.

Há rumores que trens da série 7000 farão o reforço da frota da ferrovia que liga o Brás a Rio Grande da Serra.

Linha 20-Rosa
O governador anunciou ainda a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa do Metrô, iniciando de Rudge Ramos rumo a Zona Sul da cidade de São Paulo.

Projetos do Metrô da conta de uma ligação metroviária entre a Lapa e o ABC, passando por Pinheiros e Ibirapuera.

Vimos no Via Trolebus