quarta-feira, 31 de julho de 2019
Prefeitura de São Paulo suspende implantação de ônibus sem posto para cobradores
A Prefeitura de São Paulo decidiu, nesta terça-feira (30), suspender a
implantação de veículos sem o posto de cobrador nos novos ônibus da
capital paulista. A decisão foi divulgada após uma reunião entre
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMMT), representantes
da SPTrans e Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes
Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas).
Em junho, uma carta circular foi emitida pela SPTrans
e recomendava que as empresas donas dos ônibus alterassem os desenhos
dos coletivos “padron” (veículos com até 15 metros de comprimento) e
básicos, buscando eliminar a cadeirinha do cobrador.
Só não entrariam nessa autorização os ônibus articulados ou biarticulados, que têm capacidade para mais passageiros.
Em nota, a SMMT afirmou que "o assunto será debatido pela comissão
criada para desenvolver um projeto de requalificação dos cobradores de
ônibus".
Em junho, a SPTrans disse que nenhum trabalhador será demitido,
afirmando que os profissionais já passam pelo processo de reciclagem. A
empresa acrescenta que apenas 5% das tarifas são pagas em dinheiro.
Já o SindiMotoristas estimou que 20 mil trabalhadores podem ser
afetados com essa nova recomendação, e que nem todos têm aptidão para
migrar para outras profissões, como a de motorista ou de técnico de
manutenção.
"Se não houver discussões, na força não vai rodar. Isso nós podemos
assegurar. O sindicato não permitirá que as empresas operem sem o
cobrador e sem uma ampla discussão profissional e com os trabalhadores", declarou Francisco Xavier da Silva Filho, secretário-geral do SindMotoristas.
Vimos no G1
sexta-feira, 26 de julho de 2019
Greve de ônibus em São Paulo pode ser realizada na quarta, 31, e prefeitura divulga nomes dos membros de comissão sobre recolocação de cobradores
Ao menos 260 ônibus devem ser tirados do sistema em agosto e a partir de 02 de setembro, veículos novos dos tipos padron e convencional do subsistema estrutural já poderão ser incluídos sem o posto do cobrador. Sindmotoristas está preocupado com redução de frota e demissões.
ADAMO BAZANI
O Sindmotoristas, que é o sindicato que representa os trabalhadores
dos transportes urbanos da capital paulista, anunciou que vai fazer uma
assembleia na próxima segunda-feira, 29 de julho de 2019, para decidir
uma possível greve de ônibus em São Paulo na quarta-feira, 31.
Em plenária sobre o Dia dos Motoristas, realiza nesta quinta-feira,
25, no “CMTC Clube”, zona Norte da Capital, a entidade sindical definiu
um plano de ação contra o que considera risco de perdas de empregos de
motoristas e cobradores.
Entre as ações previstas pelo sindicato estão: “distribuição de
um jornal do sindicato denunciando em detalhes a armação por trás do
processo licitatório e convocando uma grande assembleia, em frente à
sede da entidade, já para a próxima segunda-feira (29), com o objetivo
de aprovar a greve da categoria quarta-feira (31), no mesmo dia do
julgamento da licitação.”
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia
31, a Justiça responde aos embargos de declaração impetrados pela
prefeitura sobre a decisão que considerou ilegal o prazo de 20 anos de
concessão previsto na licitação do sistema da cidade. Dependendo da
decisão, a prefeitura pode validar a assinatura dos contratos com as
empresas, ajustar estes contratos para 15 anos, o que mudaria toda a
forma de remuneração das viações, ou mesmo, invalidar a concorrência e
começar tudo do zero de novo.
Por meio de nota, o sindicato ainda informou que, além da paralisação
dos ônibus no dia 31, os motoristas e cobradores podem realizar uma
passeata da avenida Paulista até a sede da prefeitura, na região
central.
“Na assembleia, será proposta, além da paralisação, uma passeata
dos trabalhadores em transportes saindo do sindicato, passando pela
Avenida Paulista, Consolação até à sede da Prefeitura, na região central
da cidade.”
Em primeira mão, com base em documentos oficiais, o Diário do Transporte
mostrou nesta quinta-feira, 25, que a gestão Bruno Covas pode retirar
de circulação 260 ônibus do subsistema estrutural, formado pelas
empresas mais tradicionais que operam coletivos maiores. Os novos
contratos emergenciais com as viações já incorporaram o modelo
operacional previsto na licitação dos transportes, com a criação de um
grupo de linhas intermediário, chamado subsistema de articulação
regional (entre os bairros) e a redução de frota.
O Sindmotoristas acredita que pode haver demissões com esta redução de frota.
A redução determinada pela gestão Bruno Covas, por meio dos contratos
emergenciais, só afeta os subsistemas estrutural e de articulação
regional (ônibus grandes e básicos). O subsistema local, formando pelas
empresas que tiveram origem nas cooperativas de lotação, não é atingido.
Relembre e veja os contratos com a frota reduzida:
Outra preocupação do Sindmotoristas é sobre o fim dos cobradores de ônibus na cidade de São Paulo.
Como também revelou o Diário do Transporte,
uma circular da SPTrans permite que a partir de 02 de setembro, os
novos ônibus básicos e padrons que forem incorporados ao sistema podem
vir sem o posto de cobrador. Articulados e biarticulados novos ainda
terão o posto de cobrança.
A forma como foi informada a nova frota, por meio de uma circular
mandada por e-mail, também causou desconforto entre os trabalhadores.
As empresas que surgiram das cooperativas já atuam sem cobradores.
Poder público e viações dizem que não haverá demissões de cobradores por causa dessa portaria.
A prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 26 de julho de
2019, a relação dos integrantes da Comissão que vai discutir como
requalificar e reaproveitar no próprio sistema de transportes coletivos
os cobradores de ônibus na capital paulista que, gradativamente, vão
acabar perdendo na prática seus postos de trabalho.
Atualmente, segundo a SPTrans, apensas 6% dos passageiros na cidade de São Paulo pagam a tarifa em dinheiro.
A comissão cujos nomes foram divulgados nesta sexta-feira, 26, é
formada por membros do poder público, sindicatos dos trabalhadores e
representantes das empresas de ônibus.
Acompanhe a relação:
SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
Edson Caran (Secretário de Transporte ), Hugo Koga, Gilberto Rodrigues Pereira.
SPTrans – São Paulo Transporte (gerenciadora de transportes)
Paulo César Shingai (presidente SPTrans); Wagner Chagas Alves;
Marcelo José de Almeida; Sebastião Ferreira Braz; Antonio Hamilton de
Carvalho; Elizabeth Yukiko Tagata; Evelyn Bareto Santiago
Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo
José Valdevan de Jesus Santos (presidente licenciado); Valmir Santana
da Paz (presidente em exercício); Valdemir Santos Soares; Francisco
Xavier da Silva Filho; Almerindo Santos Oliveira.
SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo:
Carlos Alberto Fernandes Rodrigues de Souza; Antonio Roberto Pavani
Junior; Antonio Sampaio Amaral Filho; Wagner Palma Moreira; João Carlos
Fernandes.
quarta-feira, 24 de julho de 2019
Doria se reúne com chineses para apresentar programa de privatizações de ferrovias e Metrô
O Governador João Doria divulgou nesta noite de terça-feira, 23 de
julho, um vídeo em suas redes sociais onde fala sobre uma reunião com
representantes da China Railway Construction Corporation Limited, uma
empresa de construção estatal com sede em Pequim, na China, que é a
segunda maior empresa de construção e engenharia do mundo em receita em
2014:
Nas palavras do governador, os chineses poderão ser parceiros importantes no programa de privatizações que deverá ser detalhado no segundo semestre. As ações devem incluir entre diversas áreas, o setor de ferrovias e metrô.Reunião muito produtiva com executivos da China Railway Construction Corporation (CRCC), gigante chinesa na área de infraestrutura. #GovernoSP 🇧🇷🇨🇳 pic.twitter.com/I6G8vxFB1e— João Doria (@jdoriajr) 23 de julho de 2019
Doria também contou que em dez dias, deve viajar ao país asiático em busca de parcerias.
Trem Intercidades
O Governador deu declarações a respeito da viagem em entrevista a um jornal do Vale do Paraíba, “O Vale”. Doria falou a respeito do trem intercidades:
“Vamos à China no dia três de agosto, um dos projetos que vamos levar é o Trem Intercidades, estamos convencidos de que em programa de concessão, os investidores chineses estarão entre os mais desejosos de investir nessa linha”, disse o governador paulista em uma entrevista ao site.
Vimos no Via Trolebus
sexta-feira, 12 de julho de 2019
Obras de modernização e manutenção alteram circulação da CPTM neste fim de semana (13 e 14 de julho)
Devido
às obras de modernização e manutenção neste fim de semana, 13 e 14 de
julho, algumas linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens. No
sábado, haverá obras somente na Linha 12-Safira à noite. No domingo,
haverá alteração da circulação em seis linhas. Confira a programação e
planeje a sua viagem:
Sábado, 13/07
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das
20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de
modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e
Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35
minutos em toda a linha.
Domingo, 14/07
Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)
Das
4h às 7h, haverá obras de modernização no sistema de sinalização nas
proximidades da Estação da Luz. Nesse período, o intervalo médio entre
os trens será de 15 minutos entre Luz e Francisco Morato.
Das
7h até 19h, as obras de modernização serão realizadas na via no trecho
entre as estações Perus e Caieiras. Nesse período, o intervalo médio
entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos
entre Pirituba e Francisco Morato.
Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)
Das
4h até meia-noite, serão feitas obras de modernização na via nas
proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os
trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Das
8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Domingos de Morais e
Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20
minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Das
6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização na via e no
sistema de energia entre as estações Jurubatuba e Grajaú. Das 8h às 19h,
também haverá obras de modernização no sistema de sinalização entre as
estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo médio dos trens será:
Das 6h às 8h: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Das 8h às 19h: de 26 minutos em toda a linha
Das 19h até meia-noite: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Das
4h à meia-noite, haverá serviços na via nas proximidades da Estação
Tatuapé e no sistema de energia nas proximidades da Estação Suzano. O
intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30
minutos entre Brás e Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das
4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização entre as
estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também será realizada
manutenção na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de
35 minutos em toda a linha.
Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)
Domingo: devido às obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto.
Desafio:
a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo
simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As
ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor
movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e
madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.
Vimos na CPTM
segunda-feira, 8 de julho de 2019
Trens da série 7000 passam a operar na Linha 10-Turquesa da CPTM
A dança nas cadeiras das frotas da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos – CPTM já começou. Desde o último final de semana,
unidades da série 7000 foram realocadas da Linha 9-Esmeralda para a
10-Turquesa. Há a informações de que o pátio Mauá está cheio com trens
da série.
A expectativa era que as composições, que entraram em operação a
partir de 2010, passassem a prestar serviços já na quarta-feira, 10 de
julho. Mas segundo nosso leitor Cimas Pereira, unidades da série já
operaram nesta manhã de segunda-feira.
Serão 12 unidades que servirão passageiros na ferrovia entre o Brás e
Rio Grande da Serra, abrindo caminho para a aposentadoria dos trens da
série 2100.
Já a linha 9-Esmeralda, que cedeu os comboios, receberá o reforço de
composições da série 8000, vindos da linha 8-Diamante, que tinha a sua
disposição 36 unidades, mas que usava em média 20 trens na operação.
Vimos no Via Trolebus
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Neste feriado, CPTM fará obras em algumas linhas e terá Expresso Copa no sábado
Confira a programação para planejar a sua viagem
Durante
o feriado prolongado de 9 de julho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos) realizará obras em algumas linhas, com alteração nos
intervalos entre os trens. As mudanças serão entre os dias 6 e 9 de
julho.
Neste
período, também funcionará o Expresso Copa América para atender aos
torcedores que vão à Arena Corinthians em Itaquera, no sábado (06). O
serviço entrará em operação na Linha 11-Coral, com três viagens diretas
entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera. O trem partirá às 14h,
14h30 e 15h. O jogo será entre Argentina e Chile, na disputa pelo
terceiro lugar da Copa América de Futebol.
Na
segunda-feira (08), todas as linhas funcionarão normalmente. Confira a
programação completa dos demais dias e planeje a sua viagem:
Sábado, 6/07
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Serviço Expresso Copa:
Os
trens diretos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera partirão nos
seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. O embarque será realizado na
plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem
metropolitano, R$ 4,30.
Os passageiros também poderão utilizar o serviço regular da linha com trens que partirão da Estação da Luz a cada 8 minutos.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das
20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de
modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e
Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35
minutos em toda a linha.
Domingo, 07/07
Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)
Das
4h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Campo
Limpo Paulista e Jundiaí para realização de obras de modernização na
via. Os passageiros poderão utilizar ônibus gratuito para percorrer o
trecho. Também haverá obras na Estação da Luz. O intervalo médio entre
os trens será de 12 minutos entre Luz e Campo Limpo Paulista.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Das
8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Barueri e Jandira.
O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e
Itapevi.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Das
6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as
estações Jurubatuba e Grajaú e entre Pinheiros e Cidade Jardim. A
circulação será dividida em dois trechos:
De Osasco a Socorro: intervalo médio entre os trens de 18 minutos.
De Socorro a Grajaú: intervalo médio entre os trens de 28 minutos.
Quem desejar prosseguir viagem nos dois sentidos terá que trocar de trem na Estação Socorro.
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Das
4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de
energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio e nas
proximidades da Estação Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será
de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das
4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações
Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e entre as estações Jardim
Romano e Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será
de 35 minutos em toda a linha.
Segunda, 08/07
Operação normal. Não haverá obras.
Terça, 09/07
Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)
Das
4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e
na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio
entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Das
4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as
estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de
24 minutos em toda a linha.
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Das
4h às 19h, os trabalhos serão realizados na via entre as estações Mooca
e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em
toda a linha.
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Das
4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de
energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio. Também
haverá serviços nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio
dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás
e Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das
4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Tatuapé
e Engenheiro Goulart e nas proximidades da Estação Engenheiro Manoel
Feio. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a
linha.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.
Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar somente com trens novos
Composições de 1987 que ainda circulavam entre Francisco Morato e Jundiaí foram retiradas de circulação
A Linha
7-Rubi funciona agora somente com trens novos. A partir desta semana,
somente composições com ar-condicionado e salão contínuo de passageiros
da série 9500 circulam entre as estações Luz e Jundiaí. Assim, saem de
cena os trens da série 1700 que fizeram história na ferrovia do país.
Eles
entraram em circulação em 1987 com a pompa de serem os trens mais
velozes do Estado de São Paulo. Foram os primeiros a contar com oito
vagões e chegaram trazendo um novo sistema de motor. Em seus dias de
glória na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Rede
Ferroviária Federal, os passageiros se aglomeravam na plataforma para
esperá-los, pois possuíam mais bancos e espaço interno maior em relação
às demais composições da época.
Após
cerca de 60 milhões de quilômetros rodados, o que equivale a 156
viagens da Terra à Lua, ainda circulavam até a semana passada no trecho
entre Francisco Morato e Jundiaí. A CPTM estuda o destino que será dado
às composições.
As
12 unidades foram fabricadas pela Marfesa, a maior e mais importante
indústria ferroviária nacional da época, que foi vendida para a
iniciativa privada em 1995. A frota foi incorporada à CPTM em 1992,
quando a empresa foi criada. A Companhia herdou as linhas da CBTU, do
governo federal, e da Fepasa, do governo estadual. A cor original dos
1700 era prata. Na reforma feita no ano 2000, foram pintados de azul e
tiveram todos os sistemas revisados ou trocados.
Apesar
de entender que a renovação da frota faz parte dos avanços
tecnológicos, o funcionário da oficina da Lapa José Antonio Suarez fica
emocionado quando fala sobre a aposentadoria das unidades 1700. Ele
acompanhou os testes dos trens desde a fábrica, antes de entrarem em
operação na CBTU, e a manutenção durante todos os quase 32 anos de vida
das composições. “Sinto como se fosse um companheiro indo embora. Vi
nascer, crescer, passamos por momentos difíceis e outros muito bons. Vai
ser sempre uma boa recordação”, conta.
Também
há passageiros saudosistas. Conceição Alves, 63 anos, auxiliar de
enfermagem, diz que gostava das viagens nos trens antigos, que estava
acostumada com o vento das janelas. Sabe, contudo, que agora é a vez da
série 9500 escrever sua história.
Para
outros passageiros, porém, o conforto dos novos trens fala mais alto.
Ismael Júnior, assistente de logística, 28 anos, elogia principalmente a
diminuição do barulho devido às janelas vedadas. A estudante Paloma
Olsen, 18 anos, compartilha da mesma opinião e destaca que agora pode
ler durante o trajeto mais tranquilamente.
Renovação da frota
A
renovação de toda a frota da Linha 7-Rubi, que transporta quase meio
milhão de passageiros por dia, foi possível após a entrega no dia 27 de
junho da última composição dos 30 trens fabricados pelo Consórcio
Hyundai-Rotem.
As
composições integram o lote de 65 unidades compradas pelo Governo do
Estado a fim de aprimorar o transporte ferroviário na Região
Metropolitana de São Paulo (RMSP). Já entraram em operação 64 delas,
sendo 30 para a Linha 7 e 34 para a Linha 11-Coral. A última deve ser
entregue até o fim do ano para a Linha 11.
Além
de ar-condicionado e salão contínuo de passageiros (passagem livre
entre os carros), os novos trens possuem monitoramento com câmeras na
parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade
reduzida ou deficiência. Há sinalização visual para identificação de
assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação
luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para
deficientes visuais. As composições dispõem ainda de monitores digitais
internos com informações sobre a prestação de serviços, além de
reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de
biometria.
A
CPTM está readequando a frota conforme a necessidade operacional, de
forma a padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 169
novos trens em todas as linhas da Companhia.
Vimos na CPTM
quarta-feira, 3 de julho de 2019
Governo de São Paulo anuncia substituição do monotrilho da Linha 18 por BRT
Durante coletiva de imprensa realizada no palácio dos Bandeirantes, o
governador João Dória junto com secretários e prefeitos da região do
ABC, anunciou a substituição do monotrilho da Linha 18-Bronze por um
sistema de corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit.
Nas palavras do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre
Baldy, o sistema poderá conter ônibus elétricos e sistema de pré
embarque nas paradas.
A licitação de escolha do operador será feita pela EMTU.
Confira transmissão ao vivo da coletiva feita pelo canal do Via Trolebus no YouTube:
Fim da linha para os trens da Série 2100
Outro anúncio feito foi a substituição de toda a frota da linha
10-turquesa, dos trens da série 2100, por composições mais novas, já a
partir da semana que vem.
Há rumores que trens da série 7000 farão o reforço da frota da ferrovia que liga o Brás a Rio Grande da Serra.
Linha 20-Rosa
O governador anunciou ainda a autorização de estudos para a Linha
20-Rosa do Metrô, iniciando de Rudge Ramos rumo a Zona Sul da cidade de
São Paulo.
Projetos do Metrô da conta de uma ligação metroviária entre a Lapa e o ABC, passando por Pinheiros e Ibirapuera.
Vimos no Via Trolebus