A CPTM recebeu oficialmente o primeiro trem da Série 2500 da CRRC e Temoinsa em cerimônia realizada na sede da gigante do setor ferroviário em Qingdao, na China. O evento, que contou com a presença do presidente da companhia, Pedro Moro, revelou o novo trem que será usado na Linha 13-Jade no segundo semestre.
A Série 2500 é a primeira composição chinesa fabricada para a CPTM que encomendou oito unidades exclusivas para o ramal que hoje vai da estação Engenheiro Goulart até Aeroporto Guarulhos. Por essa razão, os trens possuem bagageiros no alto dos bancos e também próximos às passagens entre os vagões.
Segundo um curto vídeo divulgado pela companhia trens metropolitanos, o trem da Série 2500 possui reconhecimento eletrônico do operador, assentos mais confortáveis (segundo a empresa) e mapa digital sobre as portas, uma novidade na CPTM. Nele, o mapa com as paradas é projetado numa tela digital que também traz na lateral outro mapa, que mostra toda a rede metroferroviária.
No entanto, por conta do financiamento externo, apenas no final de dezembro a CPTM confirmou o resultado. Desde então foram 30 meses até que o primeiro trem ficasse pronto. A Linha 13, mesmo atrasada em relação ao cronograma original, começou a funcionar de forma parcial no final de março de 2018. Sem os trens chineses, a CPTM já utilizou os Série 9500 da Rotem nos primeiros meses e agora tem colocado os Série 9000 da Alstom no trecho.
Assim que as novas composições entrem em operação, os atuais trens voltarão para outras linhas mais antigas da companhia.
Vimos no Diario do Transporte: Atualizada em 03 de junho de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário