Primeiro trem da Linha 13-Jade será entregue na China no final de agosto

A CPTM recebeu oficialmente o primeiro trem da Série 2500 da CRRC e Temoinsa em cerimônia realizada na sede da gigante do setor ferroviário em Qingdao, na China. O evento, que contou com a presença do presidente da companhia, Pedro Moro, revelou o novo trem que será usado na Linha 13-Jade no segundo semestre.

A Série 2500 é a primeira composição chinesa fabricada para a CPTM que encomendou oito unidades exclusivas para o ramal que hoje vai da estação Engenheiro Goulart até Aeroporto Guarulhos. Por essa razão, os trens possuem bagageiros no alto dos bancos e também próximos às passagens entre os vagões.


Segundo um curto vídeo divulgado pela companhia trens metropolitanos, o trem da Série 2500 possui reconhecimento eletrônico do operador, assentos mais confortáveis (segundo a empresa) e mapa digital sobre as portas, uma novidade na CPTM. Nele, o mapa com as paradas é projetado numa tela digital que também traz na lateral outro mapa, que mostra toda a rede metroferroviária.





A primeira composição, que pode ser vista em testes dinâmicos na China, agora será preparada para ser embarcada de navio para o Brasil. A previsão é que o desembarque ocorra em agosto, conforme o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy havia antecipado na semana passada. O governo diz também que os demais sete trens chegarão até o final do ano ao nosso país.

Atraso
A concorrência para fornecimento dos oito trens da Linha 13 ocorreu em 2016 com vitória do consórcio liderado pela fabricante chinesa que pediu R$ 317 milhões pelo pacote contra R$ 326 milhões da Hyundi-Rotem e salgados R$ 397 milhões da CAF, tradicional fornecedora da CPTM. As duas últimas, que têm fábricas no Brasil, protestaram, porém, a companhia confirmou a vitória da CRRC e sua parceira Temoinsa em maio daquele ano.
No entanto, por conta do financiamento externo, apenas no final de dezembro a CPTM confirmou o resultado. Desde então foram 30 meses até que o primeiro trem ficasse pronto. A Linha 13, mesmo atrasada em relação ao cronograma original, começou a funcionar de forma parcial no final de março de 2018. Sem os trens chineses, a CPTM já utilizou os Série 9500 da Rotem nos primeiros meses e agora tem colocado os Série 9000 da Alstom no trecho.
Assim que as novas composições entrem em operação, os atuais trens voltarão para outras linhas mais antigas da companhia.
Vimos no Diario do Transporte: Atualizada em 03 de junho de 2019
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