A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM planeja uma compra de 65 novas composições no horizonte entre 2021 e 2025, segundo uma apresentação de investimentos onde o Via Trolebus teve acesso.
A nova frota serviria, segundo o documento, seria para a “Linha 9-Esmeralda até Varginha, extensão do Expresso Leste até Barra Funda e melhoria de oferta nas linhas”.
O forma de aquisição poderia ser mista, sendo parte adquirida por
meio de financiamento, ou por Leasing, assim como o Metrô estuda a
compra de novos trens, e a terceira alterativa uma Parceria
Público-Privado – PPP nos moldes da compra dos trens da série 8000, da
Linha 8-Diamante, com foco na prestação de serviços de manutenção e
modernização.
Atualmente a companhia conta com trens da série 2100 que prestam
serviços na Linha 10-Turquesa, e foram fabricados na década de 70, além
de composições da série 1700, da década de 80, que rodam na Linha
7-Rubi. A operadora tem planos de reduzir o intervalos em seus ramais,
abrindo espaço para entrada de novas composições.
Para tirar do papel, são previstos investimentos de R$ 1,02 bilhões
até o ano de 2022, com foco na redução do intervalo entre as composições
até 3 minutos. Atualmente no horário de pico, o tempo de espera nas
plataformas varia entre 4 e 6 minutos, dependendo da linha.
Vimos no Via Trolebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário