A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
estaria estudando a extensão da Linha 13-Jade, da estação Engenheiro
Goulart até o Brás de forma definitiva, sem a necessidade do serviço
Connect. É o que mostra uma apresentação que seria da Secretaria dos
Transportes Metropolitanos, que não foi reconhecida oficialmente pela
pasta.
Atualmente a Linha 13 liga Engenheiro Goulart e o Aeroporto de
Guarulhos, transportando cerca de 13 mil passageiros por dia. O serviço
de trens entre o Aeroporto e a estação Brás conta com 21 partidas por
dia, e do total de usuários transportados na nova linha da CPTM, o
Connect leva cerca de 9 mil pessoas.
A nova ferrovia tem capacidade de transportar mais de 100 mil
passageiros por dia, média que só seria alcançada com a extensão da
ferrovia até o centro. Segundo o documento, seriam mais 13 km de
extensão com investimentos de R$ 500 milhões, com previsão em meados de
2022:
Mas para tirar o plano do papel, a companhia deverá implantar um novo
sistema de sinalização na Linha 12-Safira, abrindo espaço para mais
trens que ligam o Brás ao Aeroporto. O documento mostra intensão da
operada em investir na tecnologia com o objetivo de reduzir o intervalo,
com investimentos previstos até R$ 1,02 bilhões até 2022.
Neste mesmo ano, segundo a apresentação, é previsto a construção da
estação “Aeroporto Terminal 2”, o que em tese resolveria o problema da
distância do trem até os terminais de embarque do maiores movimentos. Já
para o ano de 2024, a Linha 13 chegaria em Bonsucesso com investimentos
previstos de R$ 1,66 Bilhão.
STM nega existência de apresentação
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a pasta diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o
relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da
Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a
definição de prioridades.”.
O documento, no entanto, circulou entre funcionários de empresas ligadas a STM.
Vimos no Via Trolebus
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