terça-feira, 30 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado nas linhas 11 e 12


No feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, a CPTM realizará obras de modernização em algumas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Quarta-feira: das 4h à meia-noite, devido às obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Tatuapé, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Luz e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quarta-feira: das 4h até a meia-noite, serão realizados serviços de poda de árvore em toda a linha.  O intervalo médio entre os trens será de 18 minutos de Brás a Calmon Viana. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana (27 e 28 de abril)

Neste fim de semana, dias 27 e 28 de abril, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz- Francisco Morato)

Domingo: das 7h às 18h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 7h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Morumbi. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 19h, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida para a realização de obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante. Também serão realizadas obras entre as estações Socorro e Santo Amaro. Das 6h até meia-noite, os serviços de modernização se concentrarão entre as estações Grajaú e Jurubatuba. O intervalo médio dos trens será de:
Das 6h às 8h e das 19h à meia-noite: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Das 8h às 19h:  de 20 minutos de Grajaú a Presidente Altino

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 14h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Juventus-Mooca e Ipiranga. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido às obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases, o intervalo médio dos trens será de e 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h até a meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e entre Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
Vimos na CPTM

Greve no Metrô: Companhia diz que deve adotar medidas para minimizar transtornos

Após anuncio de greve no Metrô de São Paulo que pode ocorrer na próxima terça-feira, 30 de abril, a companhia se manifestou por meio de nota, e disse que deve tomar medidas para manter o serviço.

“Este tipo de decisão é tomada pelo Sindicato dos Metroviários, e não pelo Metrô, que lamenta a atitude e reafirma que que o canal de negociação continua aberto. Caso a ameaça de paralisação se concretize, a empresa tomará todas as medidas necessárias para manter a prestação de serviços para minimizar os transtornos à população de São Paulo.”, diz nota da operadora.

Nos protestos ocorridos em anos anteriores, a empresa acionou um plano de contingência, onde funcionários de outras áreas passaram a operar os trens. No entanto, o quadro de colaboradores não é o suficiente para manter todas as linhas funcionando em toda extensão. Então, a malha operou parcialmente.

O sindicato, por sua vez, diz que tenta negociações com a empresa, mas que as tratativas não prosperam. De acordo com a entidade trabalhista, quatro reuniões de negociações com a companhia foram fracassadas. “A empresa propôs apenas a reposição de inflação pelo índice IPC-Fipe nos salários e no VA e VR, sem aumento real”, diz o sindicato.

Caso a paralisação ocorra, as linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi] , 2-Verde [Vila Prudente – Vila Madalena], 3-Vermelha [Palmeiras Barra Funda –  Corinthians Itaquera] e 15-Prata [Vila Prudente – Vila União] serão afetadas. Linhas 4-Amarela [São Paulo Morumbi – Luz] e 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin] ficam de fora do protesto, já que são operadas pela iniciativa privada.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 23 de abril de 2019

Extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha pode ser entregue no fim do ano que vem

Foi homologado a continuidade de obras da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre as estações Grajaú e Varginha, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado.

A CPTM aprovou a empresa Engibras Engenharia S.A. para a execução dos trabalhos que correspondem o lote 2 da extensão, entre a futura parada Mendes e o terminal Varginha.

O custo é de R$ 87 milhões e o contrato vale por 30 meses, sendo 18 meses para as obras e 12 meses para a operação assistida, o que indica entrega do trecho no final do ano que vem, se não houver nenhum atraso.

Extensão da Linha 9
O trecho com 4,5 km de extensão deve elevar a demanda da ferrovia em 111 mil passageiros por dia. Atualmente cerca de 600 mil usuários circulam na linha que liga Osasco até o Grajaú, sendo que em grande parte de seu trajeto, corre na marginal pinheiros.

Histórico
Os trilhos estão sendo instalados no antigo leito ferroviário do Ramal de Jurubatuba, da extinta FEPASA. O trecho foi desativado pela própria CPTM em novembro do ano de 2001, “devido a precariedade da infraestrutura da linha na época”. A antiga ferrovia servia como ligação entre a capital paulista e o litoral, inclusive com trens de passageiros.

A antiga ferrovia seguia após Varginha, cortando os bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, até encontrar com a ferrovia Mairinque-Santos. A extensão dos trens metropolitanos entre Jurubatuba e Varginha, veio de forma provisória em 1992.

Um dos últimos trens a rodarem até Varginha foram os antigos Toshiba. Há relatos de operação entre as estações Cidade Dutra (hoje desativada) e a Júlio Prestes.

Vimos no Via Trolebus

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado de Páscoa

Foto: William Molina


Neste feriado de Páscoa, de 19 a 21 de abril, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato – Jundiaí)

De sexta a domingo: os trens circularão até a Estação Brás devido às obras na Linha 11-Coral. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sexta: das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. Das 8h às 17h, também haverá serviços de telecomunicações entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio entre os trens será:
- Das 8h às 17h: de 25 minutos em toda a linha
- Nos demais horários: de 20 minutos entre Barueri e Itapevi

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados no sistema de sinalização entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi. 

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sexta: das 8h às 17h, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida devido a serviços de telecomunicações. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante. 

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida para a continuidade dos serviços de telecomunicações. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante. Das 6h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização do sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente ocorrerão entre as estações Autódromo e Grajaú. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Sexta, Sábado e Domingo: das 4h de sexta até meia-noite de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Tatuapé devido à realização de obras de modernização nos equipamentos de via permanente, no sistema de rede aérea e de sinalização. Para utilizar o trecho entre Brás e Luz, o passageiro deve utilizar a Linha 7-Rubi. Já quem precisa embarcar ou desembarcar entre Brás e Tatuapé deve utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Concessionário das Linhas 8 e 9 terá que recapacitar trens e atualizar sistema de sinalização

Com previsão do edital de licitação de concessão das Linhas 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno] e 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú] da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para ser lançado em setembro deste ano, a empresa ou consórcio que ganhar a concorrência pública terá que fazer algumas ações de melhoria nos serviços.

Dados obtidos pelo Via Trolebus por meio de uma fonte aponta que o concessionário deverá recapacitar o material rodante das ferrovias a partir do décimo quinto ano da concessão.

A nova empresa não deverá, pelo menos no início de concessão que poderá durar 30 ano, comprar novos trens. As frotas deverão permanecer as mesmas que rodam atualmente, ou seja, série 7000 na Linha 9 e 8000 na linha 8. Outra obrigatoriedade do operador privado será a modernização dos sistemas de controle de trens e de energia.

Sobre a tecnologia que controla os comboios, eram previstos o CBTC para a Linha 8 e ATO para a 9, no entanto, os contratos foram suspensos.

Já para os passageiros, haverá aumento na oferta de lugares com redução do intervalos entre as composições. Uma das premissas será a melhoria da estrutura nas estações.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana (13 e 14 de abril)


Neste fim de semana, dias 13 e 14 abril, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 22h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado:  das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Antonio João. O intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h30 às 19h30, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingo de Moraes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, entre as estações Socorro e Autódromo. Também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente, entre Berrini e Morumbi. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização do sistema de rede aérea ocorrerão nas proximidades da Estação Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 10 minutos de Brás a Mauá e de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido as obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, neste trecho. 

Até às 9h, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 30 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes. A partir das 9h, o intervalo será de 15 minutos de Luz a Tatuapé e de 15 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até a meia-noite de domingo, em razão das obras de modernização do sistema de rede aérea, entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

sábado, 6 de abril de 2019

Fim da baldeação em Guaianazes, na Linha 11-Coral, termina na terça-feira (9)

A baldeação na estação Guaianazes, na Linha 11-Coral da CPTM, entre os trens que ligam a Luz e o local, com as composições rumo a Estudantes, deve acabar nesta terça-feira, 9 de abril.

A informação é do presidente da companhia, Pedro Moro, em reunião com blogs e páginas do setor.
No horário de pico, haverá atendimento de trens entre a Luz e Guaianazes, o chamado looping operacional, intercalando com trens entre Luz e Estudantes.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens em três linhas da CPTM neste fim de semana (06 e 07 de abril)


Neste fim de semana, 6 e 7 abril, a CPTM realizará obras de modernização em três linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 14h, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Água Branca e Lapa. Das 6h às 19h, também haverá intervenções de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Imperatriz Leopoldina. Das 8h às 19h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e no sistema de rede aérea entre as estações Aracaré e Itaquaquecetuba. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
 
Vimos na CPTM

quarta-feira, 3 de abril de 2019

CPTM planeja nova compra de 65 trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM planeja uma compra de 65 novas composições no horizonte entre 2021 e 2025, segundo uma apresentação de investimentos onde o Via Trolebus teve acesso.

A nova frota serviria, segundo o documento, seria para a “Linha 9-Esmeralda até Varginha, extensão do Expresso Leste até Barra Funda e melhoria de oferta nas linhas”.

O forma de aquisição poderia ser mista, sendo parte adquirida por meio de financiamento, ou por Leasing, assim como o Metrô estuda a compra de novos trens, e a terceira alterativa uma Parceria Público-Privado – PPP nos moldes da compra dos trens da série 8000, da Linha 8-Diamante, com foco na prestação de serviços de manutenção e modernização.

Atualmente a companhia conta com trens da série 2100 que prestam serviços na Linha 10-Turquesa, e foram fabricados na década de 70, além de composições da série 1700, da década de 80, que rodam na Linha 7-Rubi. A operadora tem planos de reduzir o intervalos em seus ramais, abrindo espaço para entrada de novas composições.

Para tirar do papel, são previstos investimentos de R$ 1,02 bilhões até o ano de 2022, com foco na redução do intervalo entre as composições até 3 minutos. Atualmente no horário de pico, o tempo de espera nas plataformas varia entre 4 e 6 minutos, dependendo da linha.

Vimos no Via Trolebus

CPTM estaria estudando operação definitiva da Linha 13 até o Brás

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estaria estudando a extensão da Linha 13-Jade, da estação Engenheiro Goulart até o Brás de forma definitiva, sem a necessidade do serviço Connect. É o que mostra uma apresentação que seria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que não foi reconhecida oficialmente pela pasta.

Atualmente a Linha 13 liga Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos, transportando cerca de 13 mil passageiros por dia. O serviço de trens entre o Aeroporto e a estação Brás conta com 21 partidas por dia, e do total de usuários transportados na nova linha da CPTM, o Connect leva cerca de 9 mil pessoas.

A nova ferrovia tem capacidade de transportar mais de 100 mil passageiros por dia, média que só seria alcançada com a extensão da ferrovia até o centro. Segundo o documento, seriam mais 13 km de extensão com investimentos de R$ 500 milhões, com previsão em meados de 2022:



Mas para tirar o plano do papel, a companhia deverá implantar um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, abrindo espaço para mais trens que ligam o Brás ao Aeroporto. O documento mostra intensão da operada em investir na tecnologia com o objetivo de reduzir o intervalo, com investimentos previstos até R$ 1,02 bilhões até 2022.

Neste mesmo ano, segundo a apresentação, é previsto a construção da estação “Aeroporto Terminal 2”, o que em tese resolveria o problema da distância do trem até os terminais de embarque do maiores movimentos. Já para o ano de 2024, a Linha 13 chegaria em Bonsucesso com investimentos previstos de R$ 1,66 Bilhão.



STM nega existência de apresentação
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a pasta diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.

O documento, no entanto, circulou entre funcionários de empresas ligadas a STM.

Vimos no Via Trolebus