Com apenas um concorrente, a Linha 15-Prata do monotrilho foi concedida
por R$ 160 milhões ao Grupo CCR, único interessado, durante leilão
realizado na segunda-feira (11) na sede da B3, antiga BM&FBOVESPA,
no Centro de São Paulo. A outorga mínima era de R$ 159 milhões.
De acordo com o governador João Doria (PSDB), a Linha 15-Prata tem 7.8
km de extensão com seis paradas e até o final de 2019 mais 4 estações
estarão operando. A meta é a linha atender 300 mil pessoas por dia.
A CCR, gigante no setor de transporte e logística, única interessada na
linha, já administra outras três linhas de Metrô em São Paulo. Doria
falou sobre a ausência de mais proponentes no leilão.
"É a regra, podem se apresentar uma, duas, três, quantas empresas
desejarem. A regra é muito clara, tendo uma proposta ela é analisada
como foi essa, ela é válida e ela é importante. O triste seria vazio, ou
seja, estarmos todos aqui decepcionados pela falta de uma empresa com
interesse na conclusão em uma linha tão importante quanto essa da Linha
Prata do Metrô, se tivermos mais competidores, melhor, mas se tivermos
sempre uma que assuma a responsabilidade de levar adiante e concluir a
obra dentro do prazo e das condições propostas, assim será", disse
Doria.
Histórico
A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009. O projeto previa
ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes até 2012. As primeiras duas
estações, Oratório e Vila Prudente, porém, ficaram prontas somente em
2014.
Em 2016, o Metrô anunciou que o projeto deveria ser encolhido em 13
quilômetros e perder oito estações. A estação final passou a ser a São
Mateus.
Quatro estações foram abertas em abril de 2018. A segunda etapa das obras das sete estações restantes, está parada.
De acordo com o governador, a obras serão recomeçadas "imediatamente".
"Nosso governo de São Paulo é liberal, um governo que acredita e aposta
na livre iniciativa e é pró-mercado. Acredita também que programas de
concessões, parcerias e privatizações melhoram a condição da qualidade
do serviço público em São Paulo e certamente no pais. Quando falamos em
transporte público, falamos de atendimento à população mais carente do
nosso estado e em especial da nossa região metropolitana", disse Doria.
Vimos no G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário