“A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, informam que suas operações para o dia 1º de março permanecem inalteradas.
As concessionárias esclarecem que já possuem Acordos Coletivos de Trabalho com o SINDECREP-SP – Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo assinados e vigentes para o período de 01/03/2018 até 28/02/2020.
Vale salientar que a Federação Nacional dos Empregados nas Empresas Concessionárias do Ramo de Rodovias Públicas, Estradas em Geral, da qual o SINDECREP-SP faz parte, tem dentro do seu registro sindical a atividade metroviária com abrangência nacional”.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô podem entrar em greve na sexta-feira (1º), diz sindicato
O sindicato dos metroviários informou em sua rede social que as
linhas 4-Amarela e 5-Lilás, podem paralisar as atividades na próxima
sexta-feira, 1º de março de 2019.
No informe, a entidade diz que as concessionárias ViaQuatro e
ViaMobilidade, que operam os ramais, são intransigentes em negociar o
acordo coletivo com os funcionários. O sindicato diz ainda que os
trabalhadores tem péssimas condições de trabalho.
A notícia soa como estranha, já que nas últimas paralisações, os
trens da Linha que liga a Zona Oeste à estação da Luz, operaram
normalmente. Outro fator é que as composições operam de forma
automática, sem a presença do condutor.
A última vez em que houve greve do Metrô, a Linha 5-Lilás era operada
pela estatal. No ano passado, a ligação metroviária foi assumida pela
ViaMobilidade, que faz parte do grupo CCR, assim como a ViaQuatro.
No entanto, uma publicação de abril de 2018 da conta que o Sindicato
foi vitorioso no julgamento do recurso, ocorrido em 4/4, no Tribunal
Superior do Trabalho (TST) sobre a representação sindical dos
funcionários da Linha 4-Amarela. Segundo a entidade, a decisão foi
unânime.
Já sobre a Linha 5, o sindicato afirma que tenta negociar com
ViaMobilidade que todos os trabalhadores tenham todos os direitos que os
funcionários da Cia. do Metrô.
Operadoras dizem que operação ficará inalterada
Ambas as operadoras afirmaram em nota ao Via Trolebus
que operação será normal, e que trabalhadores são representados pelo
sindicato do Ramo de Rodovias e Estradas. Confira nota na íntegra:
Paralisação adiada
No começo de fevereiro em assembleia no sindicato, a categoria
decidiu por adiar os planos de greve em linhas administradas pela
Companhia do Metrô. A paralisação em questão abrangia as linhas 1-Azul,
2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Os representantes da entidade cobram a reintegração do operador de
trem Joaquim José, demitido por justa causa, depois que a companhia o
responsabilizou por uma falha que paralisou as operações na linha 1 no
dia 23 de janeiro.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, por sua vez, disse
que o operador não cumpriu um procedimento orientado pelo Centro de
Controle de Operações (CCO) e danificou um equipamento de via nas
proximidades da estação Jabaquara.
A categoria diz também que incidente com a colisão de dois monotrilhos foi causado por falha no sistema de comunicação.
Já o Metrô disse que “a ação humana tornou o trem M22, que estava
estacionado na plataforma da estação Jardim Planalto, invisível ao
sistema de comunicação e sinalização (CBTC), causando a colisão com o
trem M23”.
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terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
Governo deve definir até maio modelo de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM devem ser concedidas à iniciativa privada, e o modelo de concessão deve ser apresentado em maio.
A informação foi confirmada durante uma reunião do Conselho Diretor
do Programa Estadual de Desestatização, que ocorreu no dia 19 de
fevereiro, com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos,
Alexandre Baldy.
Em 2015, houve um MIP – que é uma Manifestação de Interesse Privado.
Já em 2017, empresas foram aprovadas em um chamamento publico para
apresentar estudos da concessão: Um consórcio que continha a fabricante
Caf, o Grupo Metropolitano 89, e a CCR, que já participa da operação das
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô.
Outra linha que está na mira das concessões é a Linha 7-Rubi. Da
mesma forma que as concessões eram estudas pela antiga gestão, a
inclusão da Linha 7 na PPP do trem intercidades foi analisada, e está
sendo levada em conta pela atual administração.
Vimos no Via Trolebus
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Prefeitura de SP deixará de emitir Bilhete Único sem identificação e reduzirá embarques com vale-transporte
Decreto também prevê a substituição dos cartões físicos por virtuais, a redução do prazo de validade de utilização dos créditos e a possibilidade de inserção de anúncios publicitários nos cartões.
Decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB),
publicado neste sábado (23) no Diário Oficial determinou mudanças no
Bilhete Único. As alterações entram em vigor em 90 dias.
O decreto determina que os usuários do vale-transporte (valor pago por
empregadores a seus funcionários) terão agora três horas para fazerem
até dois embarques nos ônibus municipais da SPTrans, pagando apenas uma
tarifa de R$ 4,30. Hoje, o vale-transporte permite que o passageiro
embarque em até quatro ônibus no período de duas horas.
Para os usuários comuns e estudantes, o limite seguirá sendo de quatro
embarques, sendo que, para os estudantes, o prazo de integração é de
duas horas, e para os usuários do bilhete comum, de três horas.
O decreto também prevê o fim da emissão de cartões sem identificação, a
substituição dos cartões físicos por virtuais, a redução do prazo de
validade de utilização dos créditos e a possibilidade de inserção de
anúncios publicitários nos cartões.
A substituição por cartões virtuais vai permitir que a prefeitura
implante modelo em que celulares são utilizados para identificação dos
passageiros nas catracas. O objetivo é garantir segurança e reduzir
recursos nas emissões dos cartões.
Valores das tarifas desde 7 de janeiro:
- Tarifa básica: de R$ 4 para R$ 4,30;
- Tarifa integrada (ônibus + Metrô ou CPTM): de R$ 6,96 para R$ 7,21 até 12 de janeiro; depois, com o reajuste dos trilhos, vai para R$ 7,48.
- Bilhete Diário: de R$ 15,30 passa para R$ 16,40;
- Bilhete Mensal somente ônibus: de R$ 194,30 para R$ 208,90.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
Leilão da Linha 15-Prata fica para março e novas estações serão entregues em dezembro
O Metrô de São Paulo tem um novo cronograma de entrega de três novas estações do trecho entre Vila União e São Mateus, do monotrilho da
Linha 15-Prata: dezembro de 2019. São elas: Sapopemba, Fazenda da Juta e
São Mateus. Já a parada Jardim Planalto, é mantida a data para outubro
deste ano. A informação foi revelada no Relatório de Empreendimento da companhia do mês de janeiro.
Concessão
Os planos de conceder o monotrilho da Zona Leste segue como
prioridade do governo estadual. Na semana passada, durante um encontro
com jornalistas, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre
Baldy, disse que o Estado deve continuar com a concessão das linhas 8 e 9
da CPTM além do monotrilho da linha 15 do Metrô, conforme o programado pelo governo antecessor.
O leilão da linha deveria ter sido feito no ano passado, mas
a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM postergou o
processo em atendimento a pedidos de empresas nacionais e internacionais
interessadas em participar da concorrência.
A licitação deve então ocorrer em março. De acordo com a STM, o adiamento deve-se “à
quantidade e complexidade dos questionamentos recebidos de empresas
nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da
concorrência que devem ser cuidadosamente analisados e respondidos”. (nota ao G1).
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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Justiça suspende liminar que obrigava Prefeitura de SP baixar tarifa dos ônibus
O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou nesta sexta, 15, a liminar
expedida na última quarta, 13, que obrigava a Prefeitura de Sao Paulo a
voltar a tarifa dos ônibus ao valor de R$ 4.
Apesar desta liminar, a Prefeitura em nenhum momento diminiu a tarifa que hoje é de R$ 4,30.
“A suspensão dos efeitos da liminar pelo Presidente do Tribunal
competente para conhecer do recurso constitui medida excepcional,
destinada a evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à
economia públicas, não consistindo em sucedâneo recursal”, diz a decisão
do presidente do TJ, Manoel de Queiroz Pereira Calças.
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Mesmo após determinação da justiça, ônibus de SP cobram tarifa de R$ 4,30
Após determinação da justiça na revogação da tarifa de ônibus em São
Paulo, os coletivos ainda cobravam R$ 4,30 nesta sexta-feira, 15 de
fevereiro de 2019.
O aumento na passagem de ônibus em São Paulo foi suspenso após uma
decisão da juíza Carolina Martins Clemencio Duprat Cardoso, da 11ª Vara
da Fazenda Pública.
“Defiro liminar tão somente para determinar a imediata suspensão
dos efeitos da Portaria SMT 189/2018, restabelecendo as tarifas
anteriormente vigentes, atendendo-se, assim, o artigo 21 do Decreto-lei
4.657/42”, diz a decisão.
A liminar atende pedido da Defensoria Pública do Estado, em razão da
elevação do valor da tarifa de R$ 0,30 da tarifa básica de ônibus e R$
0,52 da integração. A Defensoria diz que falta de parâmetro legal ou
contratual para a elevação dos valores, uma vez que o índice aplicado é
muito superior à inflação.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse nesta quinta, 14, que
iria recorrer da decisão da Justiça de revogar o aumento das tarifas de
ônibus aplicado em janeiro passado para R$ 4,30, e que a cidade poderia ficar sem ônibus.
Em um comunicado, a Prefeitura disse que começou a adotar as
providências para o cumprimento da liminar, o que, segundo o órgão, não
pode ser feito de forma imediata em razão da complexidade do sistema.
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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
Governo sinaliza fracionar extensão da Linha 2-Verde até a Penha
Foto: Diego Torres Silvestre
A expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente rumo a Guarulhos poderá
ser feito em fases, e em sua primeira etapa chegar até a Penha.
Durante dois encontros, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus,
e o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em reunião com portais
de transportes, citaram o projeto da linha verde indo até o bairro da
Zona Leste, o que indica uma fracionamento da extensão.
A decisão, no entanto, de tocar a obra deverá ser anunciada nas
próximas semanas, assim como os demais projetos metroferroviários. O “cardápio” de linhas ainda é estuda pela STM, e será apresentada ao Governador João Doria em breve.
Histórico
A ideia de levar a Linha 2-Verde até Guarulhos ganhou força no começo
da década, cujo a expansão conta com 14 km e 13 estações. Parte dos
imóveis por onde será erguidos as estações e saídas de emergência e
ventilação, foram desapropriados e demolidos.
O projeto ajudaria a desafogar a Linha 3-Vermelha, além de criar uma
conexão com o segundo município do estado em número de habitantes e a
primeira não-capital estadual mais populosa do país.
O governo estadual, no entanto, congelou o projeto por restrições
financeiras. Uma possibilidade de construir um trecho do ramal seria por
conta destas restrições.
Concessão
A linha 2-Verde entrou no radar da gestão passada para ser concedida a
iniciativa privada. O antigo governador Geraldo Alckmin, chegou a
admitir o fato em entrevista à Folha de São Paulo.
Já o atual governador em diversas entrevistas, disse que tocaria novas extensões desde que seja com recursos privados.
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