quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô podem entrar em greve na sexta-feira (1º), diz sindicato

O sindicato dos metroviários informou em sua rede social que as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, podem paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 1º de março de 2019.

No informe, a entidade diz que as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam os ramais, são intransigentes em negociar o acordo coletivo com os funcionários. O sindicato diz ainda que os trabalhadores tem péssimas condições de trabalho.

A notícia soa como estranha, já que nas últimas paralisações, os trens da Linha que liga a Zona Oeste à estação da Luz, operaram normalmente. Outro fator é que as composições operam de forma automática, sem a presença do condutor.

A última vez em que houve greve do Metrô, a Linha 5-Lilás era operada pela estatal. No ano passado, a ligação metroviária foi assumida pela ViaMobilidade, que faz parte do grupo CCR, assim como a ViaQuatro.

No entanto, uma publicação de abril de 2018 da conta que o Sindicato foi vitorioso no julgamento do recurso, ocorrido em 4/4, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a representação sindical dos funcionários da Linha 4-Amarela. Segundo a entidade, a decisão foi unânime.

Já sobre a Linha 5, o sindicato afirma que tenta negociar com ViaMobilidade que todos os trabalhadores tenham todos os direitos que os funcionários da Cia. do Metrô.

Operadoras dizem que operação ficará inalterada
Ambas as operadoras afirmaram em nota ao Via Trolebus que operação será normal, e que trabalhadores são representados pelo sindicato do Ramo de Rodovias e Estradas. Confira nota na íntegra:
“A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, informam que suas operações para o dia 1º de março permanecem inalteradas.
As concessionárias esclarecem que já possuem Acordos Coletivos de Trabalho com o SINDECREP-SP – Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo assinados e vigentes para o período de 01/03/2018 até 28/02/2020.
Vale salientar que a Federação Nacional dos Empregados nas Empresas Concessionárias do Ramo de Rodovias Públicas, Estradas em Geral, da qual o SINDECREP-SP faz parte, tem dentro do seu registro sindical a atividade metroviária com abrangência nacional”.
Paralisação adiada
No começo de fevereiro em assembleia no sindicato, a categoria decidiu por adiar os planos de greve em linhas administradas pela Companhia do Metrô. A paralisação em questão abrangia as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

Os representantes da entidade cobram a reintegração do operador de trem Joaquim José, demitido por justa causa, depois que a companhia o responsabilizou por uma falha que paralisou as operações na linha 1 no dia 23 de janeiro.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, por sua vez, disse que o operador não cumpriu um procedimento orientado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) e danificou um equipamento de via nas proximidades da estação Jabaquara.

A categoria diz também que incidente com a colisão de dois monotrilhos foi causado por falha no sistema de comunicação.

Já o Metrô disse que “a ação humana tornou o trem M22, que estava estacionado na plataforma da estação Jardim Planalto, invisível ao sistema de comunicação e sinalização (CBTC), causando a colisão com o trem M23”.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Governo deve definir até maio modelo de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM devem ser concedidas à iniciativa privada, e o modelo de concessão deve ser apresentado em maio.

A informação foi confirmada durante uma reunião do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, que ocorreu no dia 19 de fevereiro, com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Em 2015, houve um MIP – que é uma Manifestação de Interesse Privado. Já em 2017, empresas foram aprovadas em um chamamento publico para apresentar estudos da concessão: Um consórcio que continha a fabricante Caf, o Grupo Metropolitano 89, e a CCR, que já participa da operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô.

Outra linha que está na mira das concessões é a Linha 7-Rubi. Da mesma forma que as concessões eram estudas pela antiga gestão, a inclusão da Linha 7 na PPP do trem intercidades foi analisada, e está sendo levada em conta pela atual administração.

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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Prefeitura de SP deixará de emitir Bilhete Único sem identificação e reduzirá embarques com vale-transporte

Decreto também prevê a substituição dos cartões físicos por virtuais, a redução do prazo de validade de utilização dos créditos e a possibilidade de inserção de anúncios publicitários nos cartões.

Decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), publicado neste sábado (23) no Diário Oficial determinou mudanças no Bilhete Único. As alterações entram em vigor em 90 dias. 

O decreto determina que os usuários do vale-transporte (valor pago por empregadores a seus funcionários) terão agora três horas para fazerem até dois embarques nos ônibus municipais da SPTrans, pagando apenas uma tarifa de R$ 4,30. Hoje, o vale-transporte permite que o passageiro embarque em até quatro ônibus no período de duas horas. 

Para os usuários comuns e estudantes, o limite seguirá sendo de quatro embarques, sendo que, para os estudantes, o prazo de integração é de duas horas, e para os usuários do bilhete comum, de três horas. 

O decreto também prevê o fim da emissão de cartões sem identificação, a substituição dos cartões físicos por virtuais, a redução do prazo de validade de utilização dos créditos e a possibilidade de inserção de anúncios publicitários nos cartões. 

A substituição por cartões virtuais vai permitir que a prefeitura implante modelo em que celulares são utilizados para identificação dos passageiros nas catracas. O objetivo é garantir segurança e reduzir recursos nas emissões dos cartões.

Valores das tarifas desde 7 de janeiro:

  • Tarifa básica: de R$ 4 para R$ 4,30;
  • Tarifa integrada (ônibus + Metrô ou CPTM): de R$ 6,96 para R$ 7,21 até 12 de janeiro; depois, com o reajuste dos trilhos, vai para R$ 7,48.
  • Bilhete Diário: de R$ 15,30 passa para R$ 16,40;
  • Bilhete Mensal somente ônibus: de R$ 194,30 para R$ 208,90.
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Vimos no G1

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Leilão da Linha 15-Prata fica para março e novas estações serão entregues em dezembro

O Metrô de São Paulo tem um novo cronograma de entrega de três novas estações do trecho entre Vila União e São Mateus, do monotrilho da Linha 15-Prata: dezembro de 2019. São elas: Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Já a parada Jardim Planalto, é mantida a data para outubro deste ano. A informação foi revelada no Relatório de Empreendimento da companhia do mês de janeiro.

Concessão
Os planos de conceder o monotrilho da Zona Leste segue como prioridade do governo estadual. Na semana passada, durante um encontro com jornalistas, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que o Estado deve continuar com a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM além do monotrilho da linha 15 do Metrô, conforme o programado pelo governo antecessor.

O leilão da linha deveria ter sido feito no ano passado, mas a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM postergou o processo em atendimento a pedidos de empresas nacionais e internacionais interessadas em participar da concorrência.

A licitação deve então ocorrer em março. De acordo com a STM, o adiamento deve-se “à quantidade e complexidade dos questionamentos recebidos de empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da concorrência que devem ser cuidadosamente analisados e respondidos”. (nota ao G1).

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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Justiça suspende liminar que obrigava Prefeitura de SP baixar tarifa dos ônibus

O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou nesta sexta, 15, a liminar expedida na última quarta, 13, que obrigava a Prefeitura de Sao Paulo a voltar a tarifa dos ônibus ao valor de R$ 4.

Apesar desta liminar, a Prefeitura em nenhum momento diminiu a tarifa que hoje é de R$ 4,30.

“A suspensão dos efeitos da liminar pelo Presidente do Tribunal competente para conhecer do recurso constitui medida excepcional, destinada a evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, não consistindo em sucedâneo recursal”, diz a decisão do presidente do TJ, Manoel de Queiroz Pereira Calças.

Vimos no Via Trolebus

Mesmo após determinação da justiça, ônibus de SP cobram tarifa de R$ 4,30

Após determinação da justiça na revogação da tarifa de ônibus em São Paulo, os coletivos ainda cobravam R$ 4,30 nesta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019.

O aumento na passagem de ônibus em São Paulo foi suspenso após uma decisão da juíza Carolina Martins Clemencio Duprat Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública.

“Defiro liminar tão somente para determinar a imediata suspensão dos efeitos da Portaria SMT 189/2018, restabelecendo as tarifas anteriormente vigentes, atendendo-se, assim, o artigo 21 do Decreto-lei 4.657/42”, diz a decisão.

A liminar atende pedido da Defensoria Pública do Estado, em razão da elevação do valor da tarifa de R$ 0,30 da tarifa básica de ônibus e R$ 0,52 da integração. A Defensoria diz que falta de parâmetro legal ou contratual para a elevação dos valores, uma vez que o índice aplicado é muito superior à inflação.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse nesta quinta, 14, que iria recorrer da decisão da Justiça de revogar o aumento das tarifas de ônibus aplicado em janeiro passado para R$ 4,30, e que a cidade poderia ficar sem ônibus.

Em um comunicado, a Prefeitura disse que começou a adotar as providências para o cumprimento da liminar, o que, segundo o órgão, não pode ser feito de forma imediata em razão da complexidade do sistema.

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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Governo sinaliza fracionar extensão da Linha 2-Verde até a Penha

Foto: Diego Torres Silvestre
A expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente rumo a Guarulhos poderá ser feito em fases, e em sua primeira etapa chegar até a Penha.

Durante dois encontros, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus, e o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em reunião com portais de transportes, citaram o projeto da linha verde indo até o bairro da Zona Leste, o que indica uma fracionamento da extensão.

A decisão, no entanto, de tocar a obra deverá ser anunciada nas próximas semanas, assim como os demais projetos metroferroviários. O “cardápio” de linhas ainda é estuda pela STM, e será apresentada ao Governador João Doria em breve.

Histórico
A ideia de levar a Linha 2-Verde até Guarulhos ganhou força no começo da década, cujo a expansão conta com 14 km e 13 estações. Parte dos imóveis por onde será erguidos as estações e saídas de emergência e ventilação, foram desapropriados e demolidos.

O projeto ajudaria a desafogar a Linha 3-Vermelha, além de criar uma conexão com o segundo município do estado em número de habitantes e a primeira não-capital estadual mais populosa do país.



O governo estadual, no entanto, congelou o projeto por restrições financeiras. Uma possibilidade de construir um trecho do ramal seria por conta destas restrições.

Concessão
A linha 2-Verde entrou no radar da gestão passada para ser concedida a iniciativa privada. O antigo governador Geraldo Alckmin, chegou a admitir o fato em entrevista à Folha de São Paulo.

Já o atual governador em diversas entrevistas, disse que tocaria novas extensões desde que seja com recursos privados.
 
Vimos no Via Trolebus