sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana (24 e 25 de novembro)

No domingo, os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Fuvest

Neste final de semana (24 e 25/11), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas. No domingo, os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Fuvest. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços de infraestrutura na Estação Jundiaí, que também terá instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa e no sistema de sinalização entre as estações Presidente Altino e Osasco. A partir das 22h, as obras de modernização ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Júlio Prestes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Júlio Prestes a Itapevi.

Domingo: das 13h às 23h, haverá intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Também serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Extensão da Linha 8-Diamante (Itapevi – Amador Bueno)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Itapevi e Amador Bueno, devido às obras de modernização no sistema de rede aérea. Para prosseguir viagem, os usuários poderão utilizar ônibus gratuito.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, devido às intervenções no sistema de sinalização, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Grajaú e também nas proximidades da Estação Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos de modernização estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão nos equipamentos de via permanente na região da Estação Poá. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 13h à meia-noite, os serviços serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado prolongado, 15 à 20 de novembro

Não haverá serviços nos dias 16, 19 e 20/11

Neste feriado prolongado (de 15 a 20/11), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras somente na quinta-feira, no sábado (após as 20h na Linha 9-Esmeralda) e no domingo, sendo que neste dia os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Unicamp. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços na infraestrutura da Estação Jundiaí, que também terá instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta:  das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Domingo:  das 13h às 22h, haverá intervenções na Estação Jardim Belval. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Quinta:  das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 22 minutos entre Jurubatuba e Grajaú.

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão retomadas no trecho entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Vila Olímpia. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo:  das 13h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Vila Olímpia e entre Jurubatuba e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Quinta: das 5h às 18h, haverá serviços na Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos de modernização no sistema de rede aérea serão retomados entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Guaianases a Estudantes.

Domingo: das 13h à meia-noite, além das obras de modernização nos equipamentos de via permanente, também haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Eng. Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste final de semana (10 e 11 de novembro)

Não haverá serviços no domingo de manhã devido ao segundo dia da prova do Enem.

Neste final de semana (10 e 11/11), a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Não haverá serviços na manhã de domingo devido ao segundo dia da prova do Enem. Já a Linha 9-Esmeralda terá operação especial em razão do Grande Prêmio de Fórmula 1. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jundiaí. Também serão instalados na estação sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Teresinha e Antonio João; no sistema de rede aérea entre Barueri e Jandira; e no sistema de sinalização entre Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina.  O intervalo médio entre os trens será de 21 minutos em toda a linha.

Domingo:  das 13h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 13h às 23h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre Carapicuíba e Santa Teresinha. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

A linha terá operação especial devido ao Grande Prêmio de Fórmula 1
Sábado: das 6h às 18h, o intervalo será de 7 minutos, em média. A partir das 18h, o intervalo passa a ser de 10 minutos.

Domingo:  O intervalo médio entre os trens será de 6 minutos das 6h30 às 17h em toda a linha. Entre 17h e 19h, os trens circularão com intervalo de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e com intervalos de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Além disso, para atender o aumento de demanda esperado no final da corrida, à tarde haverá trens vazios partindo da Estação Autódromo.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h à meia-noite, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Antonio Gianetti Neto. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 13h à meia-noite, serão realizados serviços programados na Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, além de obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CPTM irá instalar redutores de vão em oito estações

Oito estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM devem receber redutores de vão entre a plataforma e os trens, em um contrato de R$ 7,2 milhões.

Os equipamentos serão instalados nas estações Brás e Tatuapé (linhas 11-Coral, 12-Safira e Connect), São Miguel Paulista (linha 12-Safira), Osasco (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), Santo Amaro (linha 9-Esmeralda), Luz e Barra Funda (linhas 7-Rubi e 11-Coral ) e Santo André (linha 10-Turquesa). O contrato é de 18 meses e envolve fornecimento de mão de obra e materiais.

Em agosto, um levantamento apontou que desde 2015, cerca de 3 mil pessoas já se machucaram ao cair no vão entre o trem e a plataforma em estações da companhia, o que seria uma média de 1 mil por ano. Em 2015, foram 871 casos; em 2016 foram 989 ocorrências e, em 2017, 997 casos.

Vimos no Via Trolebus

sábado, 3 de novembro de 2018

Obras da Linha 9 rumo a Varginha serão concluídas em 2020

Foto: William Molina
Nesta semana foi publicado no Diário Oficial do Estado a homologação da licitação, adjudicação e extrato de contrato referente às obras de extensão da Linha 9 Esmeralda, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre as estações Grajaú e Varginha.

O Concrejato-Alberoni e Arruda, consórcio vencedor da licitação, terá 18 meses para conclusão e mais 12 meses para a operação assistida. Ou seja, com previsão de conclusão para 2020.
Prometida na campanha eleitoral de 2010, a extensão de 4,5 km teve as obras iniciadas em 2013 e deveriam ter ficado prontas em 2015. Em 2016, o Governo estadual fez uma nova promessa de conclusão para o segundo semestre de 2018.

As duas novas estações posteriores ao Grajaú, que são Mendes-Vila Natal e Varginha, devem trazer 110 mil novos usuários para a Linha 9-Esmeralda.

Vimos no Via Trolebus