quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Metrô confirma inauguração da estação AACD da linha 5-Lilás para esta sexta-feira, 31

Estimativa é de que outras três estações sejam entregues em setembro. Roubo de cabos pode atrapalhar cronograma

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM confirmou na manhã de hoje que nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2018 , será inaugurada a Estação AACD-Servidor, da linha 5-Lilás do Metrô.
Segundo a pasta, pelo local, devem passar ao menos 22 mil passageiros por dia.

Inicialmente, como ocorre em todos os sistemas de metrô do mundo, as operações serão assistidas, ou seja, com horário parcial de funcionamento. No caso da estação AACD, o funcionamento será das 9 h às 16 h, de segunda a domingo.

O Diário do Transporte esteve em novembro do ano passado visitando as obras, quando a promessa do início da operação assistida era para fevereiro ou março.

Na ocasião da visita, o engenheiro do Metrô, Danilo Borges, disse que a estação terá o dobro de equipamentos de acessibilidade em comparação a outras estações por ser acesso a hospitais e equipamentos de saúde.

“Há o dobro do número de equipamentos de acessibilidade, como os pisos táteis e elevadores em comparação com outras estações do mesmo porte. Por exemplo, a estação AACD-Servidor terá dois elevadores em operação concomitante. Isso se dá em razão da demanda esperada de pessoas com maior dificuldade de locomoção por causa de equipamentos como o Hospital do Servidor Público, clínicas particulares e, em especial, a AACD, que é referência em reabilitação” – disse o engenheiro do Metrô, Danilo Borges.

Relembre a matéria:

As outras três estações deste lote, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, devem ser inauguradas em setembro, de acordo com as últimas declarações do secretário de transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, para emissoras de rádio.

Relembre:

O roubo de cerca de R$ 1 milhão de cabos de cobre da estação Chácara Kablin, que seriam destinados para a linha 5, na madrugada de segunda-feira, pode comprometer o cronograma que havia sido pensado para as outras três estações. Criminosos trancaram funcionários e usaram dois caminhões para levar o material.

A linha 5-Lilás de Metrô, quando completa deve transportar em torno de em torno de 855 mil passageiros por dia até 2020 e tende a ser lucrativa. Várias promessas foram apresentadas pelo Governo do Estado, que precisou mudar as datas.

Toda a linha chegou a ser prometida para 2014. Mas problemas com as empreiteiras, nos planejamentos, contratos e até litígios jurídicos foram fatores que se se somaram e provocaram os atrasos.

O ex-governador Geraldo Alckmin prometeu entregar ainda em 2017 as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. A estação Campo Belo deveria começar a funcionar no “início” de 2018, sem uma previsão mais concreta.

Entretanto, no meio de novembro de 2017, o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a entrega da estação Eucaliptos seria em janeiro. As estações Moema e Hospital do Servidor deveriam por esta promessa ser concluídas em fevereiro e, em abril seriam possíveis as integrações da linha 5 com as estações Chácara Klabin (linha 2-Verde) e da Santa Cruz (linha 1-Azul). A estação Campo Belo só deveria ser entregue até dezembro de 2018.

Em dezembro de 2017, a gestão mudou as datas. A estação Eucaliptos deveria ser entregue em janeiro de 2018, mas só foi inaugurada em 02 de março. Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo chegaram a ser prometidas para o mês de fevereiro. No dia 18 de agosto de 2018, a estação Moema começou a ter operação comercial (com cobrança de passagem), mas sem ampliação do horário de atendimento.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana (18 e 19 de julho)

Neste fim de semana, 18 e 19 de agosto, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. Devido às intervenções no Expresso Leste, excepcionalmente, os trens da Linha 7 seguirão até a Estação Brás. O intervalo médio será de 24 minutos entre Brás e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de sinalização entre as estações Santa Terezinha e Barueri. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.
Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização estarão concentradas no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi.
Das 6h às 23h, também haverá intervenções na Estação Jardim Belval. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi. Nos demais horários, o intervalo será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.
Domingo: das 8h às 19h, as intervenções nos equipamentos de via permanente seguem entre as estações Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos na linha durante todo a operação comercial.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera para a execução de obras de modernização nos sistemas de rede aérea e sinalização. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi e a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Das 4h às 11h, as viagens serão realizadas entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, com intervalo médio entre os trens de 30 minutos. A partir das 11h até a meia-noite, o intervalo será de 15 minutos.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trens seguirão direto de Corinthians-Itaquera até Estudantes, sem necessidade de baldeação na Estação Guaianases.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Justiça determina a retomada das obras da Linha-17 Ouro do monotrilho de São Paulo

Construtoras reivindicaram pagamento de R$ 11 milhões de atualização monetária; Justiça paralisou serviço, mas agora considera valor pequeno diante do contrato.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) liberou as obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, suspensas por reclamação das construtoras que reivindicavam pagamento de dívidas pelo Metrô nesta quarta-feira (15).

Em nota, o Metrô diz que a decisão da Justiça determina a retomada das obras do Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela implantação da via permanente, sistemas de sinalização, fornecimento de trens, CCO e portas plataforma do trecho prioritário entre o Aeroporto e Morumbi da CPTM.

"O Metrô esclarece que as obras da Linha 17-Ouro não estavam paralisadas. De um total de nove lotes de obras, apenas um estava em disputa judicial", diz a nota.

Suspensão

Em junho, a Justiça suspendeu a execução do contrato do monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a Linha 9-Esmeralda da CPTM. Nessa decisão em primeira instância ficou determinado que Metrô pagasse ao consórcio responsável pelas obras os valores referentes à atualização monetária sobre o que foi feito até agora.
O Metrô recorreu da decisão e, na visão do presidente do TJ-SP, Manoel de Queiroz Pereira Calças, o valor cobrado de R$ 11 milhões é muito pequeno diante do valor do contrato, e a paralisação da obra por tempo prolongado traria prejuízos para a sociedade.

Prometida para antes da Copa de 2014, nenhuma estação da Linha 17-Ouro foi entregue até o momento. Quando pronto, o monotrilho terá 17,7 km e 18 estações. Antes da suspensão, a última previsão de entrega era dezembro de 2019.

Prazos

Em 2010, quando o estádio do Morumbi estava cotado para sediar os jogos do Mundial, a linha chegou a ser prometida para antes do Mundial do Brasil. 

Isso mudou quando foi definido que a Arena Corinthians seria o palco das partidas em São Paulo. Com isso, a construção da linha sofreu alterações, como a entrega das obras em três etapas. 

Além dos prazos, os valores também aumentaram. Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 1,39 bilhão. Agora, deve chegar a R$ 3,5 bilhões. 

Nos últimos quatro anos, investigações foram abertas a pedido dos ministérios públicos federal (MPF) e estadual (MP) pela falta de um projeto básico. 

O Metrô também teve problemas com os consórcios contratados, paralisando as obras por seis meses. As obras sofreram vários questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo que um deles está relacionado ao avanço do custo.

Vimos no G1

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Governo do Estado promete 5 novas estações para agosto

Poucos fatos provocam tanto amor ou ódio dos leitores e passageiros no noticiário do transporte coletivo: As inaugurações de novas estações de Metrô e Trem. E neste mês, o Governo do Estado de São Paulo promete entregar 5 novas paradas, 4 delas na Linha 5-Lilás, sendo AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Estas duas últimas farão conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde, conectando enfim a linha lilás ao resto da rede metroviária.

A quinta parada será no monotrilho da Linha 15-Prata, a estação Jardim Planalto.

Outra promessa para este mês são dois atendimentos da Linha 13-Jade: Um entre o aeroporto e a estação Brás, e o chamado CPTM Airport-Express, entre a estação Aeroporto e a Luz, com tempo de percurso de 35 minutos, com quatro horários de partidas nos dois sentidos, custando R$ 8 de tarifa. As partidas deste último serviço serão apenas nos horários de pico, na parte da manhã, das 5h às 9h, e das 16h às 20h.

Uma mini-reforma na luz abriu espaço para acomodar as partidas do trem expresso. Trata-se de uma plataforma que fica ao lado do espaço destinado ao embarque da Linha 11-Coral.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

ViaMobilidade assume Linha 5-Lilás neste sábado (4)

Neste sábado, 4 de agosto de 2018, é esperado o início oficial da operação da ViaMobilidade, concessionária que passará a administrar a Linha 5-Lilás, da rede de Metrô paulistana pelos próximos 20 anos. A operadora é formada pelas empresas CCR e RUASinvest, e venceu a licitação promovida pelo governo estadual em janeiro deste ano.

Semanas atrás tanto os novos funcionários, quanto o time da Companhia do Metropolitano – Metrô, que opera a linha desde sua inauguração em 2002, se faziam presentes nas estações, pátio de manutenção e centros de controle. Mas a transição começou muito antes, há 120 dias.
Alguns não são tão novos assim. Segundo informações do portal “Rede Noticiando“, para formar o quadro de funcionários, a Via Mobilidade realocou funcionários da ViaQuatro, ViaOeste e Metrô Bahia, todas empresas do Grupo CCR.

Monotrilho
Os novos desafios não param por ai. O contrato assinado com o governo do estado prevê ainda a operação do Monotrilho da Linha 17-Ouro, que ainda se encontra em obras. A previsão, otimista, do Governo Estadual, que é o responsável pelas construções, é entregar o monotrilho em 2020.

Vimos no Via Trolebus