quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Metrô confirma inauguração da estação AACD da linha 5-Lilás para esta sexta-feira, 31
Estimativa é de que outras três estações sejam entregues em setembro. Roubo de cabos pode atrapalhar cronograma
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM confirmou na manhã
de hoje que nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2018 , será inaugurada a
Estação AACD-Servidor, da linha 5-Lilás do Metrô.
Segundo a pasta, pelo local, devem passar ao menos 22 mil passageiros por dia.
Inicialmente, como ocorre em todos os sistemas de metrô do mundo, as
operações serão assistidas, ou seja, com horário parcial de
funcionamento. No caso da estação AACD, o funcionamento será das 9 h às
16 h, de segunda a domingo.
O Diário do Transporte esteve em novembro
do ano passado visitando as obras, quando a promessa do início da
operação assistida era para fevereiro ou março.
Na ocasião da visita, o engenheiro do Metrô, Danilo Borges, disse que
a estação terá o dobro de equipamentos de acessibilidade em comparação a
outras estações por ser acesso a hospitais e equipamentos de saúde.
“Há o dobro do número de equipamentos de acessibilidade, como os
pisos táteis e elevadores em comparação com outras estações do mesmo
porte. Por exemplo, a estação AACD-Servidor terá dois elevadores em
operação concomitante. Isso se dá em razão da demanda esperada de
pessoas com maior dificuldade de locomoção por causa de equipamentos
como o Hospital do Servidor Público, clínicas particulares e, em
especial, a AACD, que é referência em reabilitação” – disse o engenheiro do Metrô, Danilo Borges.
Relembre a matéria:
As outras três estações deste lote, Hospital São Paulo, Santa Cruz e
Chácara Klabin, devem ser inauguradas em setembro, de acordo com as
últimas declarações do secretário de transportes metropolitanos de São
Paulo, Clodoaldo Pelissioni, para emissoras de rádio.
Relembre:
O roubo de cerca de R$ 1 milhão de cabos de cobre da estação Chácara
Kablin, que seriam destinados para a linha 5, na madrugada de
segunda-feira, pode comprometer o cronograma que havia sido pensado para
as outras três estações. Criminosos trancaram funcionários e usaram
dois caminhões para levar o material.
A linha 5-Lilás de Metrô, quando completa deve transportar em torno
de em torno de 855 mil passageiros por dia até 2020 e tende a ser
lucrativa. Várias promessas foram apresentadas pelo Governo do Estado,
que precisou mudar as datas.
Toda a linha chegou a ser prometida para 2014. Mas problemas com as
empreiteiras, nos planejamentos, contratos e até litígios jurídicos
foram fatores que se se somaram e provocaram os atrasos.
O ex-governador Geraldo Alckmin prometeu entregar ainda em 2017 as
estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa
Cruz e Chácara Klabin. A estação Campo Belo deveria começar a funcionar
no “início” de 2018, sem uma previsão mais concreta.
Entretanto, no meio de novembro de 2017, o secretário de transportes
metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a entrega da estação
Eucaliptos seria em janeiro. As estações Moema e Hospital do Servidor
deveriam por esta promessa ser concluídas em fevereiro e, em abril
seriam possíveis as integrações da linha 5 com as estações Chácara
Klabin (linha 2-Verde) e da Santa Cruz (linha 1-Azul). A estação Campo
Belo só deveria ser entregue até dezembro de 2018.
Em dezembro de 2017, a gestão mudou as datas. A estação Eucaliptos
deveria ser entregue em janeiro de 2018, mas só foi inaugurada em 02 de
março. Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo chegaram a ser
prometidas para o mês de fevereiro. No dia 18 de agosto de 2018, a
estação Moema começou a ter operação comercial (com cobrança de
passagem), mas sem ampliação do horário de atendimento.
Vimos no Diário do Transporte
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana (18 e 19 de julho)
Neste fim de semana, 18 e 19 de
agosto, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará
obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com
maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a
programação e antecipe sua viagem:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Domingo: das 4h à meia-noite, haverá
serviços no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras.
Devido às intervenções no Expresso Leste, excepcionalmente, os trens da
Linha 7 seguirão até a Estação Brás. O intervalo médio será de 24
minutos entre Brás e Francisco Morato.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sábado: das 21h até o fim da operação
comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de
sinalização entre as estações Santa Terezinha e Barueri. O intervalo
médio dos trens será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.
Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de
modernização estarão concentradas no sistema de rede aérea entre as
estações Jandira e Itapevi.
Das 6h às 23h, também haverá intervenções na Estação Jardim
Belval. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 16 minutos
entre Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi. Nos
demais horários, o intervalo será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Sábado: das 20h até o fim da operação
comercial, os serviços serão executados nos equipamentos de via
permanente entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos. O
intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.
Domingo: das 8h às 19h, as intervenções nos
equipamentos de via permanente seguem entre as estações Vila Olímpia e
Berrini. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos
ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação
Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos na linha
durante todo a operação comercial.
Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)
Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação
ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera para a
execução de obras de modernização nos sistemas de rede aérea e
sinalização. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi e a Linha
3-Vermelha do Metrô.
Das 4h às 11h, as viagens serão realizadas entre as estações
Corinthians-Itaquera e Estudantes, com intervalo médio entre os trens de
30 minutos. A partir das 11h até a meia-noite, o intervalo será de 15
minutos.
Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
Domingo: das 4h à meia-noite, os trens
seguirão direto de Corinthians-Itaquera até Estudantes, sem necessidade
de baldeação na Estação Guaianases.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
Vimos na CPTM
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Justiça determina a retomada das obras da Linha-17 Ouro do monotrilho de São Paulo
Construtoras reivindicaram pagamento de R$ 11 milhões de atualização monetária; Justiça paralisou serviço, mas agora considera valor pequeno diante do contrato.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) liberou as obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, suspensas por reclamação das construtoras que reivindicavam pagamento de dívidas pelo Metrô nesta quarta-feira (15).
Em nota, o Metrô diz que a decisão da Justiça determina a retomada das
obras do Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela implantação
da via permanente, sistemas de sinalização, fornecimento de trens, CCO e
portas plataforma do trecho prioritário entre o Aeroporto e Morumbi da
CPTM.
"O Metrô esclarece que as obras da Linha 17-Ouro não estavam
paralisadas. De um total de nove lotes de obras, apenas um estava em
disputa judicial", diz a nota.
Suspensão
Em junho, a Justiça suspendeu a execução do contrato do monotrilho que
vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Nessa decisão em primeira instância ficou determinado que Metrô pagasse
ao consórcio responsável pelas obras os valores referentes à atualização
monetária sobre o que foi feito até agora.
O Metrô recorreu da decisão e, na visão do presidente do TJ-SP, Manoel
de Queiroz Pereira Calças, o valor cobrado de R$ 11 milhões é muito
pequeno diante do valor do contrato, e a paralisação da obra por tempo
prolongado traria prejuízos para a sociedade.
Prometida para antes da Copa de 2014,
nenhuma estação da Linha 17-Ouro foi entregue até o momento. Quando
pronto, o monotrilho terá 17,7 km e 18 estações. Antes da suspensão, a
última previsão de entrega era dezembro de 2019.
Prazos
Em 2010, quando o estádio do Morumbi estava cotado para sediar os jogos
do Mundial, a linha chegou a ser prometida para antes do Mundial do
Brasil.
Isso mudou quando foi definido que a Arena Corinthians seria o palco
das partidas em São Paulo. Com isso, a construção da linha sofreu
alterações, como a entrega das obras em três etapas.
Além dos prazos, os valores também aumentaram. Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 1,39 bilhão. Agora, deve chegar a R$ 3,5 bilhões.
Nos últimos quatro anos, investigações foram abertas a pedido dos ministérios públicos federal (MPF) e estadual (MP) pela falta de um projeto básico.
O Metrô também teve problemas com os consórcios contratados,
paralisando as obras por seis meses. As obras sofreram vários
questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo que um
deles está relacionado ao avanço do custo.
Vimos no G1
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Governo do Estado promete 5 novas estações para agosto
Poucos fatos provocam tanto amor ou ódio dos leitores e passageiros
no noticiário do transporte coletivo: As inaugurações de novas estações
de Metrô e Trem. E neste mês, o Governo do Estado de São Paulo promete
entregar 5 novas paradas, 4 delas na Linha 5-Lilás, sendo AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Estas duas últimas farão conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde, conectando enfim a linha lilás ao resto da rede metroviária.
A quinta parada será no monotrilho da Linha 15-Prata, a estação Jardim Planalto.
Outra promessa para este mês são dois atendimentos da Linha 13-Jade: Um
entre o aeroporto e a estação Brás, e o chamado CPTM Airport-Express,
entre a estação Aeroporto e a Luz, com tempo de percurso de 35 minutos,
com quatro horários de partidas nos dois sentidos, custando R$ 8 de
tarifa. As partidas deste último serviço serão apenas nos horários de
pico, na parte da manhã, das 5h às 9h, e das 16h às 20h.
Uma mini-reforma na luz abriu espaço para acomodar as partidas do
trem expresso. Trata-se de uma plataforma que fica ao lado do espaço
destinado ao embarque da Linha 11-Coral.
Vimos no Via Trolebus
sexta-feira, 3 de agosto de 2018
ViaMobilidade assume Linha 5-Lilás neste sábado (4)
Neste sábado, 4 de agosto de 2018, é esperado o início oficial da
operação da ViaMobilidade, concessionária que passará a administrar a
Linha 5-Lilás, da rede de Metrô paulistana pelos próximos 20 anos. A
operadora é formada pelas empresas CCR e RUASinvest, e venceu a
licitação promovida pelo governo estadual em janeiro deste ano.
Semanas atrás tanto os novos funcionários, quanto o time da Companhia
do Metropolitano – Metrô, que opera a linha desde sua inauguração em
2002, se faziam presentes nas estações, pátio de manutenção e centros de
controle. Mas a transição começou muito antes, há 120 dias.
Alguns não são tão novos assim. Segundo informações do portal “Rede Noticiando“,
para formar o quadro de funcionários, a Via Mobilidade realocou
funcionários da ViaQuatro, ViaOeste e Metrô Bahia, todas empresas do
Grupo CCR.
Monotrilho
Os novos desafios não param por ai. O contrato assinado com o governo
do estado prevê ainda a operação do Monotrilho da Linha 17-Ouro, que
ainda se encontra em obras. A previsão, otimista, do Governo Estadual,
que é o responsável pelas construções, é entregar o monotrilho em 2020.
Vimos no Via Trolebus