A SPTrans, por meio de sua assessoria, nos enviou a nota abaixo
referente a uma possível mudança de linhas de ônibus na capital que tem
circulado por meio de redes sociais:
A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e a SPTrans
esclarecem que, ao contrário do que tem circulado nas redes sociais,
nenhuma mudança de linhas de ônibus será feita nos próximos dias. Nenhum
passageiro vai ficar sem ônibus na cidade de São Paulo.
A lista de linhas elaborada pelo Movimento Passe Livre, que
circula nas redes, é falsa (fake news) e tenta, em um ano eleitoral,
confundir e desinformar. Além disso, esconde da população a verdadeira
proposta de melhoria na rede da cidade.
O fato é que está em consulta pública a minuta do edital de
licitação dos ônibus. Essa medida é justamente para permitir que
qualquer cidadão possa participar enviando sugestões. No caso das linhas
de ônibus, a SMT seguirá aberta à participação da comunidade mesmo após
o término do período de consulta e nada será alterado da noite para o
dia, sem um amplo debate com a comunidade.
A proposta vai trazer uma rede maior e mais eficiente ao cidadão.
Vai aumentar o número de ruas por onde passarão ônibus. Hoje são 4.600
quilômetros. Com a nova rede serão 5.100 quilômetros de vias com ônibus.
A quantidade de lugares nos ônibus irá crescer 10%, passando de 1,03
milhão para 1,11 milhão. O atendimento, assim, será ampliado, não
reduzido.
Hoje, a cidade conta com mais de uma linha fazendo o mesmo
trajeto, o que causa trânsito nas ruas da cidade, aumenta intervalos
entre ônibus e diminui a velocidade do sistema. A nova proposta tem como
um dos objetivos corrigir essa distorção. E isso vai permitir menor
intervalo entre os ônibus e uma maior agilidade nas viagens.
Por exemplo, a linha 6036/10, que liga o Jardim Macedônia a Santo
Amaro, na Zona Sul, passaria a ser atendida com integração no Terminal
Capelinha. A frota passaria de 13 miniônibus para 34 ônibus básicos, com
o intervalo entre veículos sendo reduzido de oito minutos para dois
minutos e meio.
A verdade é que a rede vai priorizar mais ônibus menores
circulando nos bairros. E ônibus maiores em grandes avenidas e
corredores. Isso vai permitir intervalo menor entre as linhas e menor
tempo de espera nos pontos de ônibus.
A relação que circula nas redes propositalmente não mostra a
proposta de novas linhas a serem criadas para atender a população de São
Paulo. Justamente para confundir e desinformar. A SMT garante que
nenhuma linha de ônibus deixará de existir sem que uma ou mais linhas
sejam criadas para melhorar a mobilidade das pessoas.
Mesmo após o término da licitação, nenhuma alteração será feita
de imediato. Novas linhas surgirão de forma gradativa, numa mudança que
começa após seis meses e irá até três anos. Ou seja, não dê ouvidos aos
boatos. Acredite que a cidade de São Paulo pode ter um sistema mais
eficiente e confortável.
A qualquer momento, a comunidade poderá participar e sugerir novas mudanças. O cidadão pode participar da discussão pelo e-mail smtcel@prefeitura.sp.gov.br.
Vimos no Via Trolebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário