O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (20/02) da
primeira viagem de trem para vistoria no novo trecho da Linha 15-Prata
do Metrô. Foram inspecionados 5,5 km de vias do monotrilho entre as
estações Oratório e Vila União.
De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São
Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e
mais 6,5 km de via elevada serão entregues à população em visita
assistida neste mês de março. Já em maio está prevista a entregue das
estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus e mais 3,6 km de vias.
A Linha 15, implantada em um projeto moderno e arrojado, é o primeiro
monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as
regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo. Em
operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite
integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporciona o acesso a uma
rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, cobrando uma única tarifa.
Quando pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil
pessoas por dia.
O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional.
Suas estações são elevadas (em média, a 15 metros do solo) e com
arquitetura leve que se integra a paisagem do local. Os trens são
operados de modo totalmente automático e trafegam sobre vigas de
concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para
transportar mil passageiros por viagem.
As estações da Linha 15 – Prata apresentam soluções estéticas em
concreto aparente e aço com grandes vedações em vidro, garantindo aos
espaços públicos plena ventilação e iluminação natural. As plataformas
são centrais, com 90m de comprimento e 9,90m de largura para acomodar as
duas vias operacionais, possuem cobertura com estrutura metálica em
arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas
automáticas para embarque/desembarque em toda sua extensão, escadas
rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários. Os acessos das
estações situam-se em ambos os lados da avenida Prof. Luiz Ignácio
Anhaia Mello. Todas as estações adotam conceitos de reurbanização e de
paisagismo que integram a paisagem do entorno aos elementos
arquitetônicos, possibilitando a melhoria da qualidade dos espaços
públicos através da integração com outros modais – andar a pé, ciclovia e
ônibus – gerando conforto ambiental e beleza, de forma a garantir áreas
de convívio “estar” e áreas verdes entre os acessos das estações e o
sistema viário adjacente.
Fonte: Assesoria Governo de SP
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