sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste fim de semana (24 e 25 de fevereiro)

Neste fim de semana, 24 e 25 de fevereiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas, a Via Quatro interditará a Linha 4-Amarela e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: No domingo (25), a Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela concessionária Via Quatro, terá todas as estações fechadas das 4h40 às 14 horas para realização de testes programados nos trens.

Os usuários que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie e República serão atendidos por ônibus gratuito do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), os quais farão integração com o sistema metroviário nas linhas 2-Verde (Consolação) e 3-Vermelha (República), respectivamente. Na estação Luz, os usuários serão orientados a utilizar a Linha 1-Azul e realizar as transferências necessárias para chegarem ao destino.

Para se transferirem gratuitamente para a Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Pinheiros) para a Linha 2-Verde (Consolação) ou para a Linha 3-Vermelha (República) os usuários receberão senhas, que serão entregues nas áreas pagas dessas três estações e deverão ser apresentadas na estação de transferência de destino. Os usuários não provenientes da CPTM ou do Metrô, que utilizarem gratuitamente os ônibus do PAESE, terão o embarque tarifado nas estações de transferência, tanto no Metrô quanto na estação Pinheiros da CPTM.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado e domingo: das 20h30 de sábado até a meia-noite de domingo, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: devido às obras no trecho entre as estações Perus e Caieiras, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Domingos de Moraes e Osasco. Das 8h às 22h, também serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 22h, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será 20 minutos.

Extensão da Linha 8-Diamante (Itapevi-Amador Bueno)

Domingo: das 4h às 16h, a circulação ficará interrompida entre as estações Itapevi e Amador Bueno para a realização de serviços na região da Estação Itapevi. O trajeto será feito por meio de ônibus gratuito.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das intervenções no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante.

Das 8h às 20h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jurubatuba. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 4h até o fim da operação, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

Domingo: das 4h à meia-noite prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Durante todo o horário comercial, também serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba. A circulação será feita em dois trechos: de Brás a Engenheiro Manoel Feio e de Engenheiro Manoel Feio a Calmon Viana. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos.

Linha 15-Prata (Vila Prudente – Oratório)

Sábado e Domingo: Para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Vila Prudente – Oratório) não terá operação comercial no sábado (24) nem no domingo (25). Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente, no mesmo horário de funcionamento das estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Vimos no Metrô/SP e CPTM

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Linha 15: 5 estações para março e 3 para maio

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (20/02) da primeira viagem de trem para vistoria no novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô. Foram inspecionados 5,5 km de vias do monotrilho entre as estações Oratório e Vila União.

De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e mais 6,5 km de via elevada serão entregues à população em visita assistida neste mês de março. Já em maio está prevista a entregue das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus e mais 3,6 km de vias.

A Linha 15, implantada em um projeto moderno e arrojado, é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo. Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporciona o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, cobrando uma única tarifa. Quando pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil pessoas por dia.

O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional. Suas estações são elevadas (em média, a 15 metros do solo) e com arquitetura leve que se integra a paisagem do local. Os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

As estações da Linha 15 – Prata apresentam soluções estéticas em concreto aparente e aço com grandes vedações em vidro, garantindo aos espaços públicos plena ventilação e iluminação natural. As plataformas são centrais, com 90m de comprimento e 9,90m de largura para acomodar as duas vias operacionais, possuem cobertura com estrutura metálica em arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas automáticas para embarque/desembarque em toda sua extensão, escadas rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários. Os acessos das estações situam-se em ambos os lados da avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello. Todas as estações adotam conceitos de reurbanização e de paisagismo que integram a paisagem do entorno aos elementos arquitetônicos, possibilitando a melhoria da qualidade dos espaços públicos através da integração com outros modais – andar a pé, ciclovia e ônibus – gerando conforto ambiental e beleza, de forma a garantir áreas de convívio “estar” e áreas verdes entre os acessos das estações e o sistema viário adjacente.

Fonte: Assesoria Governo de SP

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana (17 e 18 de fevereiro)

Neste fim de semana, 17 e 18 de fevereiro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. ComConfira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado:  das 20h30 até o fim da operação, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Domingo:  das 4h à meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea estarão concentradas entre as estações Perus e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Lapa. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Carapicuíba e Jandira. Das 8h até o fim da operação, também serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 22h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Comandante Sampaio e nas imediações da Estação Lapa. Das 8h às 20h, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 22h, em razão das intervenções nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires-Antônio Bespalec. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)


Sábado: das 20h de sábado até o fim da operação, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

Domingo: das 4h à meia-noite prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. 4h às 9h, a circulação ficará interrompida entre as estações Brás e Tatuapé para intervenções nos equipamentos de sinalização. O usuário que desejar seguir viagem deve pegar a Linha 11-Coral. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Fim do horário de verão: os trens vão operar por uma hora a mais de sábado (17) para domingo (18), quando os relógios serão atrasados em uma hora. Com a mudança de horário, os passageiros poderão embarcar até a 1h do novo horário, na madrugada de domingo.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Obras de modernização alteram a circulação dos trens da CPTM e Metrô no Carnaval

Neste feriado de Carnaval, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas e o Metrô interditará a Linha 15 - Prata. Por isso, ​os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Não haverá alteração de intervalo somente na segunda-feira (12/02), exceto a interdição no Metrô. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização da Estação Francisco Morato e nos equipamentos de via permanente na região da Estação Luz. Os trens da Linha 7-Rubi seguirão até a Estação Brás devido a serviços no Expresso Leste e o intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Terça: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização nos equipamentos de via permanente na região da Estação Luz. E, das 7h às 21h, esses serviços se estenderão no trecho entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Os trens da Linha 7-Rubi seguirão até a Estação Brás devido a serviços no Expresso Leste e o intervalo médio será:
- das 7h às 21h: de 15 minutos entre Brás e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato;
- nos demais horários: de 15 minutos entre Brás e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo:  das 4h às 21h, devido às obras da Prefeitura de Várzea Paulista, a circulação ficará interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí. O município disponibilizará ônibus para atender o trecho. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 8h às 21h, serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi. 

Terça: das 4h à meia-noite, prosseguirão as intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 20h, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Osasco, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante. Das 4h à meia-noite, também serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Autódromo e Socorro. O intervalo médio dos trens será:
- das 8h às 20h: de 27 minutos entre Presidente Altino e Grajaú;
- nos demais horários: de 25 minutos em toda a linha.

Terça: das 4h à meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Cidade Universitária e Ceasa. A circulação de trens ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8 – Diamante. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo e terça-feira: das 4h à meia-noite, devido a alteração de trajeto dos trens da Linha 7-Rubi, que excepcionalmente circularão até a Estação Brás, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Sábado: haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Luz, das 15h até o fim da operação, e no trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, das 20h até o fim da operação. O intervalo médio dos trens será:
- das 15h às 20h: 15 minutos entre Luz e Guaianases;
- das 20h até o fim da operação: 15 minutos entre Luz e Brás e 30 minutos entre Brás e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera por conta de intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de sinalização. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi para percorrer o trajeto entre Luz e Brás e a Linha 3-Vermelha do Metrô para o trecho entre Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação em Guaianases. 

Terça: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Brás devido a serviços nos equipamentos de via permanente. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi para percorrer o trajeto entre Luz e Brás. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Guaianases. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido a serviços no Expresso Leste, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado à meia-noite de domingo, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste.

Terça: das 4h à meia-noite, terão continuidade as obras de implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente – Oratório)

Sábado à Terça: Para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente) não terá operação comercial no período de Carnaval, do sábado (10) até a terça-feira (13). Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente, no mesmo horário de funcionamento das estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar os usuários sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h30 à meia-noite.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Funcionário explica como deve ser a operação até Eucaliptos

Neste domingo, 4, os trens da linha 5 – lilás, do Metrô, realizaram testes e os trens foram até Eucaliptos. Uma foto do perfil ed.seykota, mostra o painel dianteiro do trem com o nome da futura estação.

Em outro perfil do skyscraper, um funcionário comenta como deve ser a operação dos trens até Eucaliptos. Há dúvidas de como será a operação assistida, gratuita, entre Eucaliptos e Brooklin.

“Eu vi que ao longo da disussões tiveram várias hipóteses de como seria feita a manobra pra colocar Eucaliptos junto do carrossel. Os testes hoje tão rodando com “ECT-Rev” ou seja, tem alternância de plataforma na estação Eucaliptos. Um trem continua na via 2 quando sai de BRK depois outro trem sai de BRK e muda pra via 1 no X49. Solução até que elegante pra tentar manter o headway geral da linha baixo com os 16 trens que vão rodar quando o trecho estiver operacional, só não sei se eles vão fazer isso durante a comercial toda ou só nos horários de pico… até colocaria umas imagens mas, felizmente, eu não trabalho de final de semana e consigo tratar o meu trauma com o Carnametrô”.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô no fim de semana (03 e 04 de fevereiro)

Neste fim de semana, 3 e 4 de fevereiro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas e o Metrô paralisará as linhas 5-Lilás e 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 5-Lilás (Capão Redondo Brooklin)

Domingo: a intervenção ocorrerá das 4h40 às 17h00 e os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Brooklin até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.  

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea estarão concentradas entre as estações Vila Aurora e Caieiras. Por conta dos serviços programados para a Linha 11-Coral, os trens excepcionalmente circularão até o Brás com os seguintes intervalos:
- Entre Brás e Pirituba: 15 minutos
- Entre Pirituba e Francisco Morato: 30 minutos

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Santa Terezinha, além das intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. 

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Imperatriz Leopoldina, além das intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira.  O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 20h, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Osasco, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo:  das 4h à meia-noite, devido a alteração de trajeto dos trens da Linha 7-Rubi, que excepcionalmente circularão até a Estação Brás, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Guaianases. 

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera por conta de intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de sinalização. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi para percorrer o trajeto entre Luz e Brás e a Linha 3-Vermelha do Metrô para o trecho entre Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação em Guaianases. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, devido a serviços no Expresso Leste, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos. 

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão dos serviços executados no trecho do Expresso Leste, os trens farão viagens diretas entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem a necessidade de transferência entre trens na Estação Guaianases. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado à meia-noite de domingo, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 4h40 às 18 horas. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Vimos no Metrô/SP e CPTM

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Metrô aposenta o último trem da frota A

O Metrô fez nesta quarta, 31, a última viagem comercial do trem A35, o último em operação da frota A. Fabricada pela Mafersa, sob licença da The Budd Company, a frota A originalmente era composta por 51 trens.

O evento contou com a presença de blogueiros e fãs do Metrô.

Agora o trem segue para modernização pela Bombardier e deve voltar com a nomenclatura de J35.
A Frota A operou com maior constância na Linha 1-Azul. Já operaram também na Linha 2-Verde, desde a sua inauguração até o início de 2010, e também na Linha 3-Vermelha, também desde sua inauguração, até a chegada da frota D, frota que atualmente se encontra extinta.

Vimos no Via Trolebus