Nova tarifa de ônibus, metrô e trem de São Paulo deve sair na quinta, 28

O novo valor da passagem de ônibus, metrô ou CPTM pode ser conhecido nesta quinta-feira (28). Pelo menos essa é a intenção de algumas lideranças da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado. Atualmente a passagem custa R$ 3,80. 

Fontes ouvidas pela reportagem - que pediram para não ser identificadas - disseram que o grupo de estudo composto por representantes dos dois lados já fizeram algumas contas. Sabe-se, por exemplo, que um aumento de R$ 0,10 no valor da passagem, gerará um impacto de cerca de R$ 100 milhões na arrecadação. 

A diferença entre o orçamento aprovado na Câmara de Vereadores e do subsídio gasto esse ano está na casa dos R$ 700 milhões de reais. 

Na Câmara de Vereadores durante as discussões do próprio orçamento, um número que circulou nos bastidores entre os vereadores, foi de uma passagem a R$ 4,50. Mas esse valor - todas as fontes consultadas - fizeram questão de rechaçar. 

Elas dizem que o valor ficará bem abaixo disso. Os responsáveis técnicos apostam por exemplo que a concessão do bilhete único, dos terminais e a própria licitação dos ônibus possam provocar uma grande economia para a cidade. Por isso, eles dizem que esse número de R$ 4,50 está muito acima do valor, que eles estão guardando sob segredo. 

E todo esse segredo tem um único motivo: o novo valor só será divulgado, após o Governador Geraldo Alckmin, que aguarda ter o próprio orçamento aprovado na Assembléia Legislativa e o Prefeito João Dória (ambos do PSDB) que está viajando tiverem conhecimento e assinarem a medida.
A expectativa é que o paulistano pague um novo valor a partir da primeira segunda feira útil de 2018, dia 8 de janeiro. 

Nesta terça-feira, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse ao SPTV que o objetivo é fazer a recomposição do valor da tarifa. E listou todos os itens que estão pesando no cálculo do aumento.

“No caso dos trilhos, nós temos a energia elétrica, nós temos o reajuste do pessoal, é um setor que tem muita gente, no caso Metrô e CPTM são mais de 18 mil empregados e no caso dos pneus, que nós temos uma parceria com a Prefeitura com o Bilhete Único, a questão de pessoal, de combustível e também de manutenção dos ônibus."
 
Vimos no G1
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