No último dia 10 a CPTM terminou de içar as últimas 20 vigas
pré-moldadas, do total de 764, utilizadas para dar sustentação ao trecho
em elevado da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto
Internacional de Guarulhos.
Graças a essas vigas, os trens percorrerão o trajeto de 7,9
quilômetros sobre importantes rodovias como a Ayrton Senna e a Hélio
Smidt, sem impacto no trânsito de veículos. Para efeito de comparação,
cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas, o
equivalente a 121 carros populares com peso médio de 800 kg. Para
atender essa demanda, uma fábrica foi montada em um dos canteiros, onde
são produzidas a maioria das peças pré-moldadas previstas no projeto,
facilitando a logística de distribuição do material em vários pontos da
obra.
Agora serão feitos os serviços de concretagem da área onde será
implantada a via férrea. No total, há 2.300 trabalhadores envolvidos na
obra para que a nova linha entre em operação a partir de março do ano
que vem.
Com um investimento de R$ 2,3 bilhões, a Linha 13-Jade representou
um grande desafio para a Engenharia Civil. São seis transposições, das
quais uma realizada por meio de um viaduto estaiado e cinco pelo método
Balanço Sucessivo, técnica indicada para vencer vãos em áreas onde há
dificuldade para montagem de escoramentos, como rios e vias de tráfego
intenso. Para se ter ideia, a principal transposição em balanço
sucessivo fica na rodovia Presidente Dutra e tem um vão livre de 120
metros. Já o viaduto estaiado tem dois mastros com cerca de 70 metros
de altura e o maior vão a ser vencido é de 180 metros no entroncamento
entre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt.
Fonte: Assessoria CPTM/Via Trolebus
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