sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Audiência Pública discutirá expansão da Linha 5 após Capão Redondo

Os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento decidiram no dia 14/11 pela realização de uma audiência pública para discutir a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até o final da zona sul. O encontro ocorrerá no próximo dia 30/11, com a presença dos deputados membros da comissão, de autoridades e de movimentos sociais.

“É uma obra atrasada que agora está sendo retomada. O problema é que no edital para a concessão não consta a expansão até o final da zona sul. Precisamos discutir e incluir no edital essa ação”, disse o autor do requerimento que solicita a audiência, deputado Enio Tatto.

Hoje, a linha 5 liga o Capão Redondo ao Brooklin, com obras de expansão de Brooklin a Chácara Klabin.

Há um projeto de expansão para o outro extremo da linha, após Capão Redondo, com mais 3 estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. Este projeto é o que será discutido na audiência.

Vimos no Via Trolebus

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (25 e 26 de novembro)

Neste final de semana, 25 e 26 de novembro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro terá operação especial na Linha 4-Amarela. No domingo, os serviços na CPTM começarão somente após as 13h devido à realização do vestibular da Fuvest. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A partir das 15 horas, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela). Com isso, o embarque nas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino à estação Luz, passará a ser realizado por uma única plataforma até o final do dia. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Pirituba e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos serão retomados entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 13h às 21h, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente próximo à estação Rio Grande da Serra, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, serão realizados serviços de infraestrutura nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Tatuapé. Por esse motivo, os trens vão circular alternadamente entre as estações Luz e Brás, com intervalo médio de 11 minutos, e de Luz a Guaianases, com intervalo de 25 minutos.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h até o fim da operação comercial, em razão dos trabalhos executados no trecho do Expresso Leste, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, as obras de implantação da Linha 13-Jade prosseguirão e o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.
 
Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Definida data exata do início da operação plena das novas estações da Linha 5

O Metrô amplia, na próxima segunda-feira (27), o horário de atendimento ao público das três novas estações da Linha 5-Lilás inauguradas em setembro passado: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Assim, o trecho entre Capão Redondo e Brooklin, com um total de dez estações e 13 quilômetros, passará a funcionar com cobrança de tarifa e no horário de 4h40 até meia-noite, de domingo a sexta-feira, e das 4h40 à 1h00 aos sábados.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Via Quatro neste fim de semana (18 e 19 de novembro)

Neste fim de semana, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens e a Via Quatro interditará a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Todas as estações da Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), que é operada pela concessionária Via Quatro, permanecerão fechadas a partir das 12:00. A interdição acontece para dar prosseguimento às obras de expansão das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Para atender os passageiros que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão por todo o trecho interrompido e farão integração com o Metrô na estação Clínicas, da Linha 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena). Já os usuários que fazem transferência para a Linha 4-Amarela nas estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul), deverão seguir viagem até a estação Clínicas pela Linha 2-Verde para acessarem o local de onde partirão os ônibus do Paese, na avenida Dr. Arnaldo, 450 (lado oposto ao Cemitério).

Vale destacar que os usuários provenientes da estação Pinheiros da CPTM, após utilizarem os ônibus do Paese, terão acesso gratuito no sistema metroviário, na estação Clínicas, mediante apresentação de senha que receberam na origem. Já os usuários do Metrô, que tiverem como destino a estação Pinheiros da CPTM, deverão solicitar senha a um funcionário da estação Clínicas, antes de saírem pelas catracas da estação para, posteriormente, se transferirem gratuitamente para a CPTM. Os demais usuários não provenientes da CPTM e os que embarcaram gratuitamente nos ônibus terão embarque tarifado na estação Clínicas do Metrô.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 17h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização na região da Estação Quitaúna e, das 20h até o fim da operação comercial, nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Engenheiro Cardoso.  O intervalo médio dos trens será:
- Das 17h às 20h: de 15 minutos em toda a linha
- Das 20h até o fim da operação comercial: de 16 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e de 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: 4h às 11h, a circulação ficará interrompida entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba para a realização das obras de modernização da estação Quitaúna. O trajeto será feito por meio de ônibus gratuitos, com paradas nas estações Quitaúna e General Miguel Costa, e os usuários deverão pegar a senha nas estações.

Das 4h até meia-noite, também serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea e edificações entre as estações Carapicuíba e Jandira. O intervalo médio dos trens será:
- Das 4h às 11h: de 10 minutos entre Júlio Prestes e Comandante Sampaio e de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.
- Das 11h até o fim da operação comercial: de 10 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 20h, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Jurubatuba, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa – (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 18h, devido à realização de obras de modernização da Estação Guapituba, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Nesse período, a circulação dos trens será realizada entre Luz e Brás, com intervalo médio de 15 minutos, e entre Brás e Guaianases, com intervalo médio de 30 minutos.

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera para continuidade dos serviços nos equipamentos de via permanente, além de obras de modernização na Estação da Luz. O usuário que desejar percorrer o trecho deverá pegar a Linha 3-Vermelha do Metrô.

A circulação dos trens será realizada entre Luz e Tatuapé, com intervalo médio de 18 minutos, e entre Corinthians-Itaquera e Estudantes, com intervalo médio de 30 minutos.
 
Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)


Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes devido a serviços que serão realizados no Expresso Leste.

Domingo: durante todo o horário comercial, os trens circulação entre Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação em Guaianases, com intervalo médio de 30 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Linha 13 deve ter trens de outros ramais nos primeiros meses

Prevista para ser entregue em março de 2018, a linha 13 – Jade, da CPTM, ligará o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a estação Engenheiro Goulart, da linha 12 – Safira.

Por atender o aeroporto, o Governo de São Paulo assinou contrato para aquisição de novos trens com bagageiros exclusivamente para esta linha porém eles só devem chegar em dezembro de 2018, 9 meses após a inauguração do novo ramal.

Durante este período, trens de outras linhas da CPTM farão trajeto.
“Vamos colocar trens que estão sendo entregues da Hyundai e da CAF (para outras linhas da rede) para operar. São trens ótimos, mas não têm bagageiro. Só em dezembro o ramal receberá trens próprios”, afirma o secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, em entrevista ao jornal “Estado”.

Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Via Quatro neste feriado de 15 de novembro

Neste feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens e a Via Quatro interditará a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Quarta-feira: Todas as estações da Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), que é operada pela concessionária Via Quatro, permanecerão fechadas durante todo o dia. A interdição acontece para dar prosseguimento às obras de expansão das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Para atender os passageiros que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão por todo o trecho interrompido e farão integração com o Metrô na estação Clínicas, da Linha 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena). Já os usuários que fazem transferência para a Linha 4-Amarela nas estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul), deverão seguir viagem até a estação Clínicas pela Linha 2-Verde para acessarem o local de onde partirão os ônibus do Paese, na avenida Dr. Arnaldo, 450 (lado oposto ao Cemitério).

Vale destacar que os usuários provenientes da estação Pinheiros da CPTM, após utilizarem os ônibus do Paese, terão acesso gratuito no sistema metroviário, na estação Clínicas, mediante apresentação de senha que receberam na origem. Já os usuários do Metrô, que tiverem como destino a estação Pinheiros da CPTM, deverão solicitar senha a um funcionário da estação Clínicas, antes de saírem pelas catracas da estação para, posteriormente, se transferirem gratuitamente para a CPTM. Os demais usuários não provenientes da CPTM e os que embarcaram gratuitamente nos ônibus terão embarque tarifado na estação Clínicas do Metrô.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Quarta-feira: das 7h às 19h, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Das 22h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.  

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quarta-feira: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. Das 7h às 19h, também haverá obras de reconstrução das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens, das 7h às 19h, será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba e de 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi. Nos demais horários, o intervalo será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 10-Turquesa – (Brás – Rio Grande da Serra)

Quarta-feira: das 4h à meia-noite, em razão das obras de modernização da Estação Guapituba, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Mauá e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quarta-feira: das 4h à meia-noite, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (11 e 12 de novembro)

Neste final de semana, 11 e 12 de novembro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 5-Lilás e a Linha 15-Prata e a Via Quatro terá operação especial na Linha 4-Amarela. Não haverá obras na manhã de domingo na CPTM e Via Quatro, devido à realização do Enem. Já a Linha 9-Esmeralda terá operação especial no domingo devido à corrida de Fórmula 1. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A partir das 15 horas, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela). Com isso, o embarque nas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino à estação Luz, também passará a ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)


Domingo: Todas as estações no trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 17 horas, onde estão programados testes do novo sistema de controle dos trens. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE. Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa e nos equipamentos de via permanente no trecho entre Carapicuíba e Santa Teresinha. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Domingo: das 13h às 23h, os trabalhos se concentrarão na modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 13h à meia-noite, também haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: Terá horário especial, com menores intervalos, devido à realização do GP de Fórmula 1. Assim, os trens vão circular com intervalos médios de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú, das 6h30 às 14h30 e entre 16h e 18h. Além disso, para atender o aumento de demanda esperado no final da corrida, à tarde haverá trens vazios saindo a partir da Estação Autódromo.

Linha 10-Turquesa – (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 13h à meia-noite, em razão das obras de modernização da Estação Guapituba, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Mauá e de 30 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade, entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino e o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. 

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Doria sanciona lei que prevê recarga do Bilhete Único em comércio

O prefeito de São Paulo, João Doria, sancionou no último dia 2, o Projeto de Lei 338/2017, que permite a recarga do Bilhete Único em farmácias, casas lotéricas, bancas de jornal, bares e restaurantes.

Com isso, a lei já está em vigor.

A decisão ocorre nas vésperas de o edital para a concessão do Bilhete Único a iniciativa privada ser lançado.

Veja abaixo a publicação da nova lei:

LEI Nº 16.734, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017
(Projeto de Lei nº 338/17, da Vereadora Rute Costa – PSD)
Autoriza recarga dos cartões bilhete único em farmácias, drogarias, casas lotéricas, bancas de jornal, bares e restaurantes.

JOÃO DORIA, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 4 de outubro de 2017, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

Art. 1º Ficam autorizadas as farmácias, drogarias, casas lotéricas, bancas de jornal, bares e restaurantes localizados no município de São Paulo a recarregar os cartões bilhete único.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua promulgação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 1º de novembro de 2017, 464º da fundação de São Paulo.

JOÃO DORIA, PREFEITO
ANDERSON POMINI, Secretário Municipal de Justiça
JULIO FRANCISCO SEMEGHINI NETO, Secretário do Governo Municipal
Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 1º de novembro de 2017.
Publicado no DOC de 02/11/2017 – p. 01

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Via Quatro neste feriado prolongado

Neste feriado prolongado de finados, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens, e a Via Quatro realizará obras na Linha 4-Amarela. Não haverá obras na manhã de domingo devido à realização do Enem. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Quinta: O embarque e o desembarque de passageiros serão realizados na mesma plataforma nas estações Paulista e Fradique Coutinho, tanto no sentido Butantã como Luz. Avisos sonoros vão informar o destino de cada trem que chega à plataforma. Com a operação diferenciada, os trens vão circular com intervalos maiores.

As demais estações da Linha 4-Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz) operam normalmente. A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Oscar Freire, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Caso os serviços terminem antes do programado, a operação normal será retomada.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)   

Quinta-feira: das 13h até meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta-feira: das 4h até as 13h, a circulação ficará interrompida entre as estações Barueri e Jandira para a realização das obras de modernização nas proximidades da estação Jardim Silveira. O trajeto será feito por meio de ônibus gratuitos e os usuários deverão pegar a senha nessas estações. Os usuários também poderão embarcar nos ônibus nas estações intermediárias, Jardim Silveira e Jardim Belval.

Das 13h até meia-noite, serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Antônio João e Itapevi. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba e de 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão retomadas as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Antonio João e Jandira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 13h até meia-noite, prosseguem as obras entre as estações Antonio João e Jandira. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Berrini e Morumbi, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa – (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 13h às 22h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Prefeito Saladino e Prefeito Celso Daniel-Santo André. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás Cubas e Mogi das Cruzes. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta-feira: das 4h à meia-noite, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada desta quinta, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Via Quatro