sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (28 e 29 de outubro)

Neste final de semana, 28 e 29 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante todo o domingo. Para atender os usuários neste trecho, serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Portanto, ao desembarcar na estação Paulista ou na estação Fradique Coutinho, o usuário receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já no trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente. Dessa maneira, os usuários da Linha 4-Amarela poderão realizar normalmente as transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)

Domingo: Todas as estações no trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 17 horas, onde estão programados testes do novo sistema de controle dos trens. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE. Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h às 19h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente no trecho. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções serão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização nas proximidades da estação Quitaúna. A partir das 20h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h às 13h, a circulação ficará interrompida entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba para prosseguimento das obras de modernização nas imediações de Quitaúna. Os usuários poderão utilizar ônibus gratuito para percorrer esse trecho. As senhas serão distribuídas nas estações. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos. Das 8h às 20h, também haverá intervenção no trecho entre Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases - Estudantes)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Por conta dessa programação, os trens do Expresso Leste vão circular alternadamente entre as estações Luz e Brás, com intervalos médios de 15 minutos, e de Luz a Guaianases, com intervalos de 30 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, devido à continuidade dos serviços nos equipamentos de via permanente entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, a circulação ficará interrompida. Para percorrer este trecho, o usuário deverá usar a Linha 3-Vermelho do Metrô. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 15 minutos entre Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem a necessidade de baldeação na estação Guaianases. 

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

Greve na CPTM pode afetar linhas 7 e 10 em 1º de novembro

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo anunciou na noite desta quinta-feira, 26 de outubro de 2017, que os funcionários da CPTM -Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que atuam nas linhas 7 – Rubi e 10 Turquesa, podem entrar em greve no dia 1º de novembro de 2017, véspera do Feriado de Finados.

Foi realizada no último dia 19, uma assembleia que decidiu pelo estado de greve e a possibilidade da paralisação. Outra assembleia, no dia 31 de outubro, vai confirmar ou descartar a greve.

A PPR é uma espécie de participação nos lucros da empresa que, neste caso, é pública.

Em carta aberta à população, o sindicato diz que se não houver acordo com a companhia de trens, a greve pode ser por tempo indeterminado.

A linha 7 – Rubi faz o trajeto Luz – Francisco Morato – Jundiaí. Já a linha 10 – Turquesa faz a ligação Brás – Santo André – Rio Grande da Serra.

Os trabalhadores são representados por este sindicato que engloba a antiga linha da SPR – São Paulo Railway, de Santos a Jundiaí, via Paranapiacaba.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste fim de semana, 21 e 22 de outubro

Neste final de semana, 21 e 22 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo:  Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante todo o domingo. Para atender os usuários neste trecho, serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE. Portanto, ao desembarcar na estação Paulista ou na estação Fradique Coutinho, o usuário receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já no trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente. Dessa maneira, os usuários da Linha 4-Amarela poderão realizar normalmente as transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h às 19h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente no trecho. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções serão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 6h às 21h, também haverá obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e, de 32 minutos, entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio será de 25 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Domingo: das 8h às 20h, as intervenções estarão concentradas nos equipamentos de via permanente entre as estações Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Guaianases e Antonio Gianetti Neto e no sistema de rede aérea entre Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. Por conta dessa programação, os trens vão circular alternadamente entre as estações Luz e Brás, com intervalos médios de 10 minutos, e de Luz a Estudantes, com intervalos de 25 minutos, sem a necessidade de transferência em Guaianases.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Sábado e Domingo:
das 4h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Usp Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

No sábado, das 6h às 12h, serão disponibilizados ônibus de apoio para os usuários, percorrendo o trecho entre as estações Itaim Paulista e Tatuapé e entre Itaim Paulista e Guaianases.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Alckmin entrega 2 novos trens para a CPTM

Dois novos trens entraram em operação pela CPTM, nesta terça-feira (17). Eles estão integrados à frota composta agora por 22 composições novas, quinze delas utilizadas pelos passageiros que circulam na Linha 7 – Rubi (Luz-Francisco Morato) e sete no serviço Expresso Leste, na Linha 11 – Coral (Luz-Guaianases).

A entrega dos trens foi feita na Estação Luz pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. Eles também lançaram a 12ª Edição do projeto Livro Livre, de incentivo à troca e doação de livros entre os passageiros.

“Estamos entregando hoje mais dois trens da compra que fizemos de 65 composições novas. Entregaremos mais oito trens até dezembro. Nós vamos fechar o ano com 30 veículos novos, zero quilômetro”, comemorou Alckmin.

O governador descreveu a característica dos novos trens: “Cada composição tem oito carros, no total são 240 carros a mais. Trens com salão contínuo de passageiros, em que o usuário vai do primeiro ao oitavo carro com a composição em movimento. Além de conforto, segurança e ar-condicionado, os trens têm 30% a mais de motorização, com maior potência, frenagem, silêncio, iluminação interna e câmeras de vídeo. É o Governo do Estado investindo no transporte de alta capacidade e qualidade, que é a CPTM”, declarou Alckmin.

Monitores digitais internos para transmitir informações e notícias e equipamento eletrônico para reconhecimento do maquinista por meio de biometria, completam o pacote de equipamentos dos novos trens.

Vimos no Via Trolebus

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste feriado prolongado de 12 de outubro

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado no dia de Nossa Senhora Aparecida, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro irá alterar parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Quinta: Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para dar continuidade às obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela), das 4h40 às 14 horas. Com isso, o embarque nessas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino a estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)

Quinta: Todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40  às 14h00. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE até a reabertura das estações. Lembrando que a operação assistida entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin acontece de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15 horas.

Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Quinta-feira: das 4h às 11h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Jaraguá. Nesse período, o intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Francisco Morato.

A partir das 22h, serão realizadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Jundiaí, sem a necessidade de baldeação na estação Francisco Morato.

Sexta-feira:  A partir das 22h, as obras de modernização do sistema de rede aérea serão retomadas entre Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e, de 34 minutos, de Pirituba a Jundiaí, sem a necessidade de baldeação na estação Francisco Morato.

Domingo:  das 4h à meia-noite, os trabalhos de modernização do sistema de rede aérea estarão concentrados entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta-feira: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea entre as Santa Terezinha e Barueri. Das 7h às 23h, também haverá as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 6h às 23h, as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira prosseguirão e o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 20h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação da Luz. Entretanto, durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases, para se adequar as intervenções realizadas na extensão da linha 11.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta-feira: das 4h à meia-noite, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Sexta-feira: a partir das 22h, os serviços de implantação da Linha 13-Jade serão retomados no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Sábado e Domingo: das 4 de sábado até meia-noite de domingo, serão intensificadas as intervenções relativas a implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Usp Leste e o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

​CPTM, Metrô e Via Quatro irão operar uma hora a mais neste sábado (14), no início do horário de verão


​Devido ao início do horário de verão, neste sábado (14/10), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prestará serviço ao público por uma hora a mais. Dessa forma, as estações e a circulação de trens permanecerão em operação até as 2h da manhã de domingo (15), o equivalente à 1h do horário antigo, quando se encerra a operação comercial na empresa aos sábados.

Os relógios da Companhia, no entanto, somente serão alterados após o encerramento do expediente. A circulação dos trens será retomada no domingo (15), às 4h, já no novo horário.

Metrô e Via Quatro


A Companhia do Metrô informa que, com o início do horário brasileiro de verão, os trens e estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela vão operar das 4h40 do sábado (14) até as 2 horas da manhã do domingo (15), atendendo normalmente os usuários da rede. O funcionamento do Metrô (inclusive a Linha 4 - Amarela, operada pela Via Quatro), que aos sábados têm a operação estendida até a 1 hora da manhã do domingo, não causará preocupação aos passageiros que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2 horas da manhã do novo horário.
 
As exceções serão as linhas 5-Lilás e 15-Prata que manterão o horário habitual de funcionamento, das 4h40 à meia-noite.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo tel. 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.


Ciclovia Rio Pinheiros

A partir deste domingo (15), os ciclistas que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros da CPTM terão 1h30 a mais para pedalar. O horário de funcionamento, que atualmente é das 5h30 às 18h30, passará a ser das 5h às 19h30 durante todo o horário de verão, que acaba em 17 de fevereiro de 2018.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Novas estações da Linha 5 funcionarão integralmente em novembro

As estações Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista, da Linha 5-Lilás, do Metrô, devem começar a funcionar em horário integral, igual as demais estações da rede, a partir da primeira quinzena de novembro, de acordo com o Metrô. Com isso, a viagem entre as três estações também começará a ser cobrada.

Desde sua inauguração, no dia 6 de setembro, as 3 estações estão funcionando em horário restrito, conhecido como operação assistida, das 10h às 15h, de segunda a sábado, gratuitamente.

A pressa em colocar as 3 estações em horário pelo se deve a prometida entrega de mais 6 estações até dezembro. Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista tem que estar com horário pleno para que as outras sejam abertas.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (6 e 7 de outubro)

Neste final de semana, 7 e 8 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)

Domingo: Todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40  às 17h00. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE até a reabertura das estações. Lembrando que a operação assistida entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin acontece de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15 horas.

Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, os serviços ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. No período das 8h às 21h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre Comandante Sampaio e General Miguel Costa. Das 6h às 23h, também serão executadas as obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e, de 32 minutos, entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Domingo: das 8h às 20h de domingo, os serviços serão retomados e a circulação ficará interrompida entre Pres. Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h30, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Capuava. O intervalo médio será de 26 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Brás e, de 30 minutos, entre Brás e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras serão intensificadas e a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Os usuários deste trecho deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô.

O intervalo médio dos trens será de 18 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e, de 15 minutos, entre Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação em Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, devido as intervenções entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h à meia-noite, excepcionalmente, não haverá baldeação em Guaianases e o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

SPTrans entrega 30 novos ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) entregou nesta quinta-feira (05/10) 30 ônibus da viação Santa Brígida dentro do trabalho de renovação da frota da cidade de São Paulo. Desde o início do ano, 709 novos carros foram colocados no sistema.

Os ônibus novos contam com tecnologia que garante a segurança e o conforto dos passageiros. Todos eles dispõem de itens que obedecem as especificações técnicas exigidas pela SPTrans para a acessibilidade e possuem ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.

Além da qualidade para o passageiro, os novos carros são equipados com motores Euro V, que superam os antigos Euro III. Esta tecnologia contribui para melhoria da qualidade do ar e assegura mais eficiência energética ao veículo.

Vimos no Via Trolebus

Obras da Estação Morumbi da Linha 17 devem começar em breve

De acordo com o blog Metro CPTM, um consórcio de empresas liderado pela Camargo Correa venceu a licitação para construir a estação Morumbi, da linha 17 – ouro, que se integrará com a linha 9 – esmeralda, da CPTM. A nova estação será maior e ficará ao sul da parada da CPTM, além de ter um acesso próprio dentro do terreno do edifício da WTorre.

O contrato deve ser assinado nas próximas semanas e assim a obra já deve começar. A estação, que ficará em uma das pontas, deve ficar pronta em 2019 junto com a primeira fase da linha que chegará até o Aerioporto de Congonhas.

O pátio de manobras, no fim da Av. Roberto Marinho, já está novamente com obras a todo a vapor pela construtora Tiisa, a mesma que está fazendo as demais estações da linha e também as estações da linha 4 – amarela.

A Tiisa também está fazendo o túnel que ligará a estação Aeroporto a Congonhas que encontra-se em acabamento, já praticamente dentro do terminal.

Vimos no Via Trolebus

Linha 6 recebe proposta de empresas asiáticas e obra pode ser retomada

Uma boa notícia finalmente nesta quarta, 6. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos emitiu nota em que diz ter recebido uma proposta formal de um consórcio de empresas asiáticas para a aquisição integral da linha. O consórcio é formado por duas empreiteiras chinesas (China Railway Capital e China Railway First Group) e um grupo de investidores japoneses liderados pelo conglomerado Mitsui.

Segundo o governo paulista, após a entrega da proposta, ainda é necessária a apresentação de todos os documentos necessários para a transferência, entre eles garantias de empréstimos de longo prazo do BNDES. O prazo para esse processo é de 90 dias, e o contrato deve ser assinado após o cumprimento dessas exigências. O secretário estadual dos transportes, Clodoaldo Pelissioni, espera que no início de 2018 as obras já possam ser retomadas. “O ritmo não tem sido o esperado por nós, mas com certeza foi uma solução melhor do que decretar caducidade [extinção] do contrato e fazer uma nova licitação para as obras”, disse Pelissioni.

O governo estadual tinha dado até o próximo dia 9 de outubro um prazo para que o consórcio responsável pela linha 6-laranja encontrasse uma saída para a suspensão das obras.

As duas empresas chinesas são subsidiárias de um mega-grupo de construções, o China Railway Group, que há três anos figura entre as 500 maiores fortunas mundo, segundo a revista “Fortune”. No ano passado, o grupo estava na posição 55, entre as grandes fortunas do globo.

A empresa, majoritariamente estatal, tem participações de projetos em 90 países, incluindo Emirados Árabes, Estados Unidos, Angola, Argéria, além de projetos e construções na Antártica.

Com isso, a previsão do governo do Estado é que a construção da linha laranja seja retomada em janeiro de 2018. O secretário de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou “estar muito satisfeito com o êxito da negociação” e ressaltou o impacto que a linha terá nos moradores das zonas norte e oeste, e dos universitários que seriam beneficiados.

O governo afirma ainda que não há pendências suas com a concessionária impedindo a retomada das obras, que estão em 15% do total, e diz ter feito o aporte de R$ 694 milhões para pagamento de obras civis e R$ 979 milhões para pagamento das desapropriações de 371 ações envolvendo a linha. Além disso, aplicou multas à Move SP que somam R$ 27,8 milhões.

Vimos no Via Trolebus