As
estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da linha 5-Lilás do
Metrô, serão inauguradas no dia 6 de setembro. Com 2,8 km de via,
beneficiarão cerca de 60 mil passageiros por dia.
Com profundidade de 24 metros, o equivalente a um prédio de oito andares, a estação Alto da Boa Vista
possui 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores,
plataforma central e sanitários acessíveis em seus 13.158 m² de área
construída que serão utilizados por cerca de 10 mil passageiros
diariamente. A estação tem mezaninos inferior e superior com amplas
aberturas que permitem ventilação e iluminação natural, desde a
cobertura até as plataformas.
A estação Borba Gato
tem 11.657 m² de área construída e 26 metros de profundida. Poderá ser
acessada tanto por quem vem da avenida Santo Amaro como pela avenida
Adolfo Pinheiro. Há ainda outros dois acessos secundários. A estimativa é
que 20 mil usuários por dia circulem na estação.
Localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, a estação Brooklin
tem 28 metros de profundidade e 13.151 m² de área construída. Terá dois
acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco
elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas
devam usem essa estação todos os dias.
A
ampliação da linha 5-Lilás foi concebida com novo conceito
arquitetônico para as estações de Metrô, privilegiando a
sustentabilidade e a integração da paisagem externa com os ambientes
internos. Para isso, a Companhia utilizou elementos modernos, como
vidros e claraboias, para levar mais conforto para os usuários e
funcionários, valorizando a luz natural, o que também reduz o consumo de
energia.
Quando
o restante da linha for entregue, serão transportadas cerca de 800 mil
pessoas por dia. Denominada como linha da saúde, ela proporcionará ainda
o acesso a importantes complexos hospitalares ao longo dos seus 20
quilômetros de extensão. As estações AACD-Servidor, Chácara Klabin,
Eucaliptos, Hospital São Paulo, Moema e Santa Cruz devem ser abertas em
dezembro. Somente a estação Campo Belo, no meio da linha, ficará para
2018.
A
linha 5 terá integrações com as linhas 1-Azul (na estação Santa Cruz) e
2-Verde (na Chácara Klabin) e vai oferecer aos usuários novas opções de
transferências dentro do sistema, o que resultará na redistribuição da
demanda de viagens. Além disso, a linha 5 também terá integração com a
futura linha 17-Ouro, na estação Campo Belo.
Fonte: Assessoria Metrô
Vimos no Via Trolebus
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