O
Metrô vai iniciar nesta quarta-feira, 6 de setembro, a operação
assistida das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que
estarão abertas gratuitamente de segunda-feira a sábado, inclusive
feriados, das 10h às 15h, em um novo trecho de 2,8 km da linha 5-Lilás. A
operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de
novas estações de metrô e deve ser ampliada gradativamente até chegar ao
funcionamento pleno, como em toda a rede.
Essa
fase consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a
infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais e
permitindo a maturação dos equipamentos e sistemas, como os de
alimentação elétrica, sinalização, controle de tráfego e de
telecomunicações.
Durante
essa etapa, as novas estações serão atendidas por um trem exclusivo que
vai percorrer o trecho entre Brooklin e Adolfo Pinheiro. Quem desejar
seguir viagem para as demais estações da linha 5, será orientado pelos
funcionários do Metrô sobre como acessar a área paga e embarcar em um
outro trem. Cartazes e mensagens sonoras também vão auxiliar na
orientação.
Na operação assistida, a estação Alto da Boa Vista
funcionará com seus dois acessos e o elevador estará disponível na
entrada principal, na avenida Santo Amaro, 6.960. Os paraciclos dessa
estação estarão disponíveis ao público. Em Borba Gato, o acesso
será feito pela entrada principal, na avenida Santo Amaro, 5.869, e pela
rua do Estilo Barroco. O acesso da avenida Adolfo Pinheiro será aberto
posteriormente. Em Brooklin, os usuários poderão utilizar o
bicicletário e ambos os acessos, que ficam nos dois lados da avenida
Santo Amaro, no cruzamento com a Roque Petroni Júnior.
Portas de plataforma
– Devido ao não cumprimento do cronograma por parte da Bombardier
Consortium, as novas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin
entrarão operação sem as portas de plataforma. Na Brooklin, os
equipamentos devem ser montados em outubro. Nas outras duas estações, as
portas serão instaladas em 2018, de acordo com novo compromisso firmado
pela Bombardier.
Em
razão dos atrasos na entrega dos equipamentos, o Metrô de São Paulo
abriu processo administrativo contra a empresa canadense, cujas multas
podem chegar a R$ 37,3 milhões.
Fonte: Assessoria Metrô
Vimos no Via Trolebus
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