Nesta
sexta-feira (1º), o governador Geraldo Alckmin autorizou a assinatura
do contrato para fabricação de oito novos trens para a CPTM. As novas
composições terão bagageiro e atenderão a Linha 13-Jade, que entrará em
operação a partir de março de 2018, ligando o aeroporto internacional de
Guarulhos à estação Engenheiro Goulart, na capital paulista. Com 12,2
quilômetros de extensão, o tempo de viagem está estimado em 15 minutos,
com intervalos de 8 minutos.
Os
trens serão fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, que venceu a
licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor
de R$ 316,720.807,00 ante o orçamento limite que era R$ 319.251.011,08,
gerando economia de R$ 2.530.204,08 aos cofres públicos. A aquisição
dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de
Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do
Estado de S. Paulo.
As
oito composições serão entregues em até 23 meses. Até a chegada dessas
unidades, a operação da Linha 13 será realizada com novos trens do lote
de 65, que estão sendo recebidos pela Companhia.
Características dos novos trens
A
exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens terão oito
carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. A parte externa terá
design arrojado e a interna oferecerá layout moderno e funcional, com
salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), como nos
últimos trens já adquiridos pela CPTM. As composições terão também
monitoramento com câmeras no interior e parte externa frontal.
Equipadas
com tecnologia de ponta, as composições terão sinalização de bordo
(CBTC, ATC e ATO), bagageiros, ar condicionado, iluminação interna com
tecnologia de led’s, sinalização de abertura e fechamento de portas.
Sistemas de detecção e extinção de incêndio, monitores multimídia e
mapa de linha eletrônico completam esta nova série.
Os
trens atendem as exigências das Normas Brasileiras de acessibilidade e
contam com todos os dispositivos para orientar usuários com deficiências
auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio), tais como: sinalização
visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico
para orientar o lado de desembarque e local das estações concomitante
com áudio, espaço para cadeirantes e assentos preferenciais para pessoas
com mobilidade reduzida ou deficiência física.
Vimos na CPTM
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